Vanessa Franco Publicado Agosto 19, 2010 Publicado Agosto 19, 2010 Boas, Comprei um Betta na terça feira passada, e quando o comprei já tinha reparado que ele tinha a cauda um bocado roída, mas pensei que fosse por estar junto com outros peixes, porque vi alguns a morderem-no. Mas desde terça até hoje, a cauda dele está um CAOS. Era vermelha e agora a partir do meio está toda esbranquiçada, e tem bocados de cauda caídos no aquario... E nas barbatanas pequeninas, aquelas meio transparentes, tem umas 2 ou 3 pintinhas brancas. Ele neste momento tá numa caixa da vodafone, a temperatura da água está a 24 graus mais ou menos, porque neste momento não posso tê-lo num aquario de água quente. O que é que eu faço? Compro um medicamento para a cauda apodrecida ou para fungos? E para tratar é preciso um aquário de hospital não é? E ele não comeu nada ainda desde que chegou cá... A cauda está tipo assim, mas em vez deste preto, está branca: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://...=1t:429,r:1,s:0 Ajudem-me :S Citar
Lab.Aquacultura Ornamental Publicado: Agosto 19, 2010 Publicado: Agosto 19, 2010 Boa Noite Vanessa, As causas podem ser muitas, desde patologia relaciona com a qualidade da água a bactérias patogénicas. Tens alguma medição do pH da água feita recentemente? Esta é uma causa improvável uma vez que dizes que o peixe já na loja apresentava as barbatanas um pouco assim, mas tentar despistar já essa hipótese, de igual forma amónia e nitritos podem provocar isso nas barbatanas. Caso esteja tudo ok com a qualidade da água, será possivelmente uma bactéria, com a hipótese de ser uma Pseudomonas sp.. O facto de encontrares as pintas brancas é "normal" de um peixe debilitado e com necroses no corpo, mas certamente não será esse o principal agente patogénico. Na nossa opinião o mais correcto será aplicar um antibacteriano de largo espectro (produtos comerciais á venda nas lojas). Mais importante que tudo é não comprar peixes que logo á partida já estão debilitados, muito embora pudesse estar com uma ferida "rasgo na barbatana" devido a estar com outros peixes, essa ferida vai ser uma via de entrada para os agentes patogénicos e a partir dai é um problema. Esperamos estar certos desta nossa opinião. Cumprimentos, Citar
Vanessa Franco Publicado: Agosto 20, 2010 Autor Publicado: Agosto 20, 2010 Muito obrigado. O PH está a 6.8 hoje comprei SERA Baktopur, vamos lá ver no que dá. Acha que deva fazer TPA's todos os dias ou dia sim dia não? É que como nunca utilizei este produto não sei muito bem como fazer.. Ele agora está num aquário hospital de 5 litros, e pus 6 gotas do produto. Se responderem agradecia muito Citar
Tugz Publicado: Agosto 20, 2010 Publicado: Agosto 20, 2010 Já fizeste o correcto, que era adicionar um produto anti bacteriano. Tenta mudar a água todos os dias por água repousada. Tens ph 6.8? como é isso possivel a nossa água é tão dura e de ph 7.4 7. 6 ... Não estárá a tua água cheia de amónia? Eu acho que é urgente uma tpa... Abraço Citar
Vanessa Franco Publicado: Agosto 20, 2010 Autor Publicado: Agosto 20, 2010 (editado) Tipo de amónia acho que não era, porque ele praticamente só comeu no primeiro dia que cá esteve e o que não comeu tirei sempre. ele agora tá num aquario hospital (também uma caixa da vodafone) E quantos dias é o tratamento? Obrigada, abraços Editado Agosto 20, 2010 por Hugo R. Silva Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS Citar
Vanessa Franco Publicado: Agosto 20, 2010 Autor Publicado: Agosto 20, 2010 Obrigada a quem respondeu, mas o peixinho acabou de morrer. Citar
Recommended Posts