Compra do 1º aquario


Recommended Posts

Antes de mais parabéns pelo magnifico forum.

 

No aniversário do meu filho ofereceram-lhe um peixe num globo de vidro que não tem as miminas condições para o peixe lá estar. Queria a vossa ajuda para os seguintes pontos:

 

- Que aquario comprar (dimensões) para ter um maximo de 3 ou 4 peixes

- Acessorios

- Plantas ou não?

 

No fundo queria ajuda para montar um aquario, não muito grande e de fácil manutenção....e não muito caro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais, bem vindo ao fórum.

Tens razão, um globo de vidro não tem condições para um peixe, mas sim para uma planta ou para ter qualquer coisa lá dentro para enfeita a casa.

 

Quanto ao aquário, se só tens intenção de colocar lá 3 ou 4 peixes, aconselhava-te, para início de hobby, um daqueles kits que o pingo doce ou Continente vendem. Por 60 euros, levas aquário de 60 centímentros, com filtro interno adequado, um termostato para aquecer a água, um papel para colocar no fundo e uma amostra de comida.

 

Mas atenção, a malta costuma colocar peixes de água fria nesses aquários... tudo bem, mas tens que ter em atenção que esses peixes, tipo cometa ou telecóspio, crescem muito e acabam por não ser adequados para esses aquários.

 

Mas, ok, para começares aconselhava-te esse kit.

Editado por Luís Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Primeiro e antes de mais, fico satisfeito por demonstrar preocupação em dar uma qualidade de vida digna ao peixe.

Relativamente aos conselhos que pede, primeiro terão que decidir que tipo de peixes pretendem ter. Se de água quente ou de água fria.

Isto porque influencia a escolha do aquário e dos equipamentos a adquirir. O que normalmente se diz, é que deve ser o maior possível, para que permita um maior leque de opções (até porque se gostarem do hobby, vão querer sempre mais e melhor). No entanto, um aquário maior implica algum investimento...

Recomendo que leia este post e que decidam o que pretendem na globalidade para que depois possam ser ajudados de forma mais concreta. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Cumprimentos

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem vindo ;)

 

Eu inciei no hobby em Setembro de 2009, com um desses kits do "continente" de 50e.

60cm + lampada + filtro interno + termostato.

 

Posso dizer que durante 6 meses, o aquário estava perfeito, aprendi a fazer novos layouts, conheci novas espécies de peixes (tendo sempre cuidado às dimensões deles! 60cm de aqua)

No entanto decidi investir um pouco nele...

Comprei 1 calha de 60cm, para ter iluminação mais potente 50e (usada...), até porque estava cansado de ver o Aquário fechado com a tampa preta!

Filtro externo, é uma das próximas aquisições (50e no minimo dos minimos....)

 

Moral da história, ao começares a gostar, queres ter mais plantas, mais peixes, proporcionar melhores condições ;)

Por isso não vejo que seja grave comprares um desses kits baratos, depois com o tempo e dedicação logo analisas a situação :shock:

 

Espero ter ajudado.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes terão de ser de água fria, já que o que ofereceram ao meu filho é de água fria. Mas não me perguntem a especie porque nem imagino qual seja. Vou seguir o conselho e vou comprar um desses kits. Depois vou dando noticias já que precisarei da vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comprei o aquario e agora?

 

É verdade que se deve colocar uma esponja antes de se colocar a areia no fundo do aquario?

 

Eu já tive um aquário desses e nunca meti esponja por baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que comprei o aquário estou cheio de dúvidas! Como me estou a iniciar agora não quero complicar muito...para não desanimar logo de inicio.

 

- Colocar ou não plantas? (se sim quais são as mais "faceis")

 

- Decorar o aquario com quê? Pedras?

 

- areia fina ou grossa?

 

- Que peixes (água fria) comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas: gosto muito das anubias, existem outras tantas de facil manutenção.

 

Decoração: quanto mais natural estiver o aquário melhor aspecto terá, mas há quem goste dos mergulhadores e das arcas de tesouro, tudo depende do gosto de cada um e da carteira.

A recolha na natureza (pedras) pode ser uma boa opção e podem-se encontrar muito bonitas. O aquário que estou a montar tem pedras de uma barragem. E ainda este Sábado passado estive lá a recolher mais pedras e a barragem está a mais de 250 kms de minha casa. :character0050: (fui à região por outras razões).

 

Não existe por aqui nenhum aquário por onde tires algumas ideias? Não é copiar, mas quem sabe consigas algumas ideias.

 

Areão: o areão/inerte pode ser de várias dimensões, se bem que o de granulumetria pequena é bom porque permite a fixação das raízes das plantas, mas igualmente é mais bonito.

Existe areão muito bonito e que por vezes não é caro. Dá uma vista de olhos ao que comprei, na AquaHobby, e que já deu para montar dois aquários e vai repor altura num outro.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=162347

 

Peixes: atenção aos que crescem demasiado para o tamanho do aquário e que sujam demais. Existem ainda os que adoram "roer" as plantas. Atenção a isso. Existe um sub forum de peixes de água fria, dá um salto até lá.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo. Como disse o membro em cima, esses peixes de água fria normalmente crescem muito. Tens duas opções: ou ficas só com esses e o tempo dirá, ou falas com o teu filhote e tentas devolve-los numa loja quem sabe troquem por peixes de água quente, ou vais aqui no fórum à parte de vendas e tentas vende-los a alguém que tenha realmente condições para eles, até os podes trocar ou leiloar. entras neste mundo de uma maneira quanto a mim mais interessante. Por exemplo como já tenho lido aqui e concordo, há certos peixes para iniciantes que são muito fáceis de manter, como por exemplo, os guppies, platys espadas, mollies que têm filhotes, e é muito giro vê-los nascer, claro que depois existem mil e uma soluções para meteres um aquário bonito e saudável.Mais tarde podes ir mudando a fauna, assim como a flora. Agora também te digo, estás a entrar num hobby que dá despesa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.