Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde pessoal!

Ontem à noite reparei que os meus 6 tanictis estavam mais activos do que o normal. Fiquei algum tempo a observar e reparei que os machos andavam a abrir amplamente todas as barbatanas e que tanto machos como fêmeas se "atacavam" tipo toca-e-foge.

Procurei aqui no Forum e na net infos sobre reproduçao e ftgs das fêmeas grávidas e assim mas queria saber exactamente o que fazer pois nao sei se estou a proceder correctamente:

- tirei todos os tanictis do aquario comunitário e pu-los, com uma mistura de agua do comunitario e agua da torneira (50%-50%) numa espécie de vaso cúbico só que tive a fazer as contas e isto só leva 3,375 L de água (15x15x15). Receio que seja muito pequeno mas como é so para servir de aquario de procriação será suficiente ou eles nao reproduzem com tao pouco espaço? (Relembro q são 3 machos e 3 fêmeas).

- pus pedras de mankahla (umas pedras redondas transparentes tipo berlindes) no fundo e musgo de Java solto. É suficiente para a desova?

- Tenho um recipiente de maiores proporções q leva mais água. É uma jarra de flores de vidro mas é cilindrica (25cm diâmetro) e que assenta noutro cilindro de 15cm d diametro e 6cm de altura... Tenho smp medo deste formato por causa do mal que os aquas de formatos redondos fazem aos peixes. Também se aplica aos tanictis ou posso pô-los dentro desta jarra cilindrica à vontade? Por outro lado a área mais pequena parece-me ideal para pôr as pedras e o musgo e para a desova. Ficava ali tudo mais "seguro". O que acham?

- a água está a 22º, sem termostato nem refrigeração, e sem sistema de filtragem. Algum destes factores é grave/impossibilitador da reproduçao?

- estou a alimentar a bicheza mais do que o normal: 3x ao dia uma pitada de JBL Granulado. Serve, é recomendado ou contra-recomendado?

Desde ja obrigado pela atenção!

Cumprimentos. D-Backs.

Editado por D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

Bartolomeu Paes

Publicado:

oi.

eu tenho estes belos peixes e à cerca de 1 ano tentei a criação, sem sucesso(não me esforcei o suficiente!!!!)

sugiro que verifiques a tempreatura(18º) e coloques as tais pedras e musgo para separar os ovos dos pais.

o post que indico é uma boa ajuda para começares.tanitchis albonubes

as femeas já reparastes que estão inchadas e os machos estão com as tais danças e com o toque e foge(parece bem para a reprodução).

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Achas entao que tire a bicharada com as pedras e o musgo do aqua de 3,5 L e ponha no cilindrico com a tal base ideal para a desova?

Quem quer peixe molha a calça.

Bartolomeu Paes

Publicado:

eu não sei o efeito dentro desse cilindro mas acho que é preferivel a ter os peixes num aquário tão pequeno....... os biólogos que expliquem o efeito do cilindro porque eu não sei!!!!

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!