Discu com um olho inchado


Hugo Coelho

Recommended Posts

Boas!!!

 

Tenho um casal de discus que fez agora uma postura, o problema é que a fêmea apresenta um olho baço e inchado (o outro olho está normal), por cima do olho as escamas estão todas brancas, parece algum tipo de fungo, no resto do corpo não apresenta nada a não ser uma certa perda de cor, está mais escura.

Qual o medicamento ou tratamento a usar neste caso e será que não faz mal aos ovos?

O casal parece também ter parasitas nas guelras, será que o olho está relacionado com os parasitas das guelras?

 

P.S. A fêmea não perdeu apetite e continua a comer bem

 

Hugo coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Esses peixes estão separados ou estão no comunitário?

 

no resto do corpo não apresenta nada a não ser uma certa perda de cor, está mais escura.

Pode ser considerado normal já que acabou de fazer uma postura. Quando isso acontece os Discus têm tendência a ficar mais escuros e a produzir mais muco. Normalíssimo nestas alturas.

 

O casal parece também ter parasitas nas guelras, será que o olho está relacionado com os parasitas das guelras?

Não acredito que esteja relacionado.

Qual o medicamento ou tratamento a usar neste caso e será que não faz mal aos ovos?

Praziquantel ou formalina. Eu gosto mais de utilizar formalina (apesar de "dar cabo" do filtro). Tens é de recorrer a TPA's frequentes para controlar a subida de amônia/nitritos.

 

Tenho um casal de discus que fez agora uma postura, o problema é que a fêmea apresenta um olho baço e inchado (o outro olho está normal), por cima do olho as escamas estão todas brancas, parece algum tipo de fungo

Se está a comer é bom sinal...

Fungo não mas talvez algum ataque por parte de bactérias.

Experimenta utilizar Bactopur Direct.

Controla a amônia e nitritos e faz TPA's se necessário.

 

Mexer no aquário nestas alturas pode ser complicado. Podes stressar o casal e perder a postura. No entanto, é preferível perder a postura do qua a fêmea. :shock:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!!!

 

Primeiro a resposta ao outro tópico (que nem devia ter colocado, perguntava tudo aqui e prontos :):) )

 

Os discus são mesmo um casal, pois os ovos já eclodiram e ontem quando cheguei a casa tinha um monte de alevins "colados" numa folha de valisnéria.

O casal continua a lutar, estou a pensar em separa-los por um tempo depois desta postura a ver se as "saudades" os acalmam :oops: , mas pra já ficam juntos.

 

Acho estranho é a fêmea ter o olho inchado o baço, eles já andaram á tareia em outras posturas e nunca nenhum ficou com os olhos inchados ou baços, por isso é que eu acho que o estado do olho se deve a algo mais.

 

Esses peixes estão separados ou estão no comunitário?

 

Eles estavam no aquario comunitário mas eu resolvi mudar a familia toda para um aquario á parte para tratar da fêmea, o aquario é de 37 L (50x25x30) mas coloquei só 25 L de modo a facilitar as dosagens da medicação.

 

Fungo não mas talvez algum ataque por parte de bactérias.  

Experimenta utilizar Bactopur Direct.  

Controla a amônia e nitritos e faz TPA's se necessário.

 

Resolvi "atacar" primeiro o problema do olho, coloquei meio comprimido

disolvido de Baktopur hoje e vou fazer o mesmo durante 3 dias.

O problema das guelras resolvo depois para não sobrecarregar os discus com muita medicação ao mesmo tempo.

 

Eu faço TPA's de 15% duas vezes por semana, acho que é suficiente, quanto a amonia e os nitritos... nunca medi :oops: , mas acho que devem estar a zero ou próximo.

O casal continua a comer bem.

 

Obrigado Nuno, cump's.

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais