Hugo Coelho Publicado Dezembro 27, 2004 Share Publicado Dezembro 27, 2004 Boas!!! Tenho um casal de discus que fez agora uma postura, o problema é que a fêmea apresenta um olho baço e inchado (o outro olho está normal), por cima do olho as escamas estão todas brancas, parece algum tipo de fungo, no resto do corpo não apresenta nada a não ser uma certa perda de cor, está mais escura. Qual o medicamento ou tratamento a usar neste caso e será que não faz mal aos ovos? O casal parece também ter parasitas nas guelras, será que o olho está relacionado com os parasitas das guelras? P.S. A fêmea não perdeu apetite e continua a comer bem Hugo coelho Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunomiguel Publicado: Dezembro 28, 2004 Share Publicado: Dezembro 28, 2004 Olá, Esses peixes estão separados ou estão no comunitário? no resto do corpo não apresenta nada a não ser uma certa perda de cor, está mais escura. Pode ser considerado normal já que acabou de fazer uma postura. Quando isso acontece os Discus têm tendência a ficar mais escuros e a produzir mais muco. Normalíssimo nestas alturas. O casal parece também ter parasitas nas guelras, será que o olho está relacionado com os parasitas das guelras? Não acredito que esteja relacionado. Qual o medicamento ou tratamento a usar neste caso e será que não faz mal aos ovos? Praziquantel ou formalina. Eu gosto mais de utilizar formalina (apesar de "dar cabo" do filtro). Tens é de recorrer a TPA's frequentes para controlar a subida de amônia/nitritos. Tenho um casal de discus que fez agora uma postura, o problema é que a fêmea apresenta um olho baço e inchado (o outro olho está normal), por cima do olho as escamas estão todas brancas, parece algum tipo de fungo Se está a comer é bom sinal... Fungo não mas talvez algum ataque por parte de bactérias. Experimenta utilizar Bactopur Direct. Controla a amônia e nitritos e faz TPA's se necessário. Mexer no aquário nestas alturas pode ser complicado. Podes stressar o casal e perder a postura. No entanto, é preferível perder a postura do qua a fêmea. Cumprimentos, Nuno Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Coelho Publicado: Dezembro 28, 2004 Autor Share Publicado: Dezembro 28, 2004 Olá Nuno!!! Primeiro a resposta ao outro tópico (que nem devia ter colocado, perguntava tudo aqui e prontos ) Os discus são mesmo um casal, pois os ovos já eclodiram e ontem quando cheguei a casa tinha um monte de alevins "colados" numa folha de valisnéria. O casal continua a lutar, estou a pensar em separa-los por um tempo depois desta postura a ver se as "saudades" os acalmam , mas pra já ficam juntos. Acho estranho é a fêmea ter o olho inchado o baço, eles já andaram á tareia em outras posturas e nunca nenhum ficou com os olhos inchados ou baços, por isso é que eu acho que o estado do olho se deve a algo mais. Esses peixes estão separados ou estão no comunitário? Eles estavam no aquario comunitário mas eu resolvi mudar a familia toda para um aquario á parte para tratar da fêmea, o aquario é de 37 L (50x25x30) mas coloquei só 25 L de modo a facilitar as dosagens da medicação. Fungo não mas talvez algum ataque por parte de bactérias. Experimenta utilizar Bactopur Direct. Controla a amônia e nitritos e faz TPA's se necessário. Resolvi "atacar" primeiro o problema do olho, coloquei meio comprimido disolvido de Baktopur hoje e vou fazer o mesmo durante 3 dias. O problema das guelras resolvo depois para não sobrecarregar os discus com muita medicação ao mesmo tempo. Eu faço TPA's de 15% duas vezes por semana, acho que é suficiente, quanto a amonia e os nitritos... nunca medi , mas acho que devem estar a zero ou próximo. O casal continua a comer bem. Obrigado Nuno, cump's. Hugo Coelho. Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts