paulo duarte Publicado Dezembro 27, 2004 Publicado Dezembro 27, 2004 Boas, 1ª questão: pelo que tenho lido aqui (e no reefforum), a maioria do pessoal usa água de osmose inversa para as reposições de água. A minha dúvida prende-se com o aumento da dureza e PH desta. Basta adicionar hidróxido de cálcio? Ou deverei usar também um tamponador? 2ª questão: a utilização de água da torneira é de todo desaconselhável? Os níveis de fosfatos e silica na "água del cano" irão trazer problemas incontroláveis de algas? Ou será apenas na fase de maturação do aquário? 3ª questão: a minha ideia é começar num aqua só de peixes e rocha viva e, mais tarde, com mais conhecimentos e dinheiro, evoluir para os corais. Assim, onde posso começar por poupar e comprar mais tarde? A iluminação é uma delas, mas qual o mínimo indispensável para ter rocha viva de boa saúde? Peço desde já desculpas por estas questões de leigo, mas são dúvidas que vou procorando esclarecer antes de me meter neste "bichinho" que me anda a roer... Cumprimentos, Paulo Duarte
HJSantos Publicado: Dezembro 27, 2004 Publicado: Dezembro 27, 2004 Ois 1ª questão:Eu apenas adiciono Kalk à agua de reposição... e penso ser um procedimento que muita gente tambem o faz. 2ª questão: Esta é uma questão que ja foi muito debatida aqui no forum, portanto podes facilmente encontrar a resposta a tua pergunta depois de pesquisares um pouco. Mas desde já te adianto que existe pessoas que defendem o uso da agua Del Cano e outras que reprovam esta ideia!!! Eu utilizo agua de osmose 3ª questão: Se apenas queres peixes, qualquer luz flurescente serve, agora se mais tarde queres ter corais mais vale investir logo de inicio numa boa luz e deste modo poupas algum dinheiro no futuro. Estas são as minhas opiniões... quem tiver outras que se chegue à frente Cumprimentos, Hugo Santos http://www.reefforum.net/
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 27, 2004 Publicado: Dezembro 27, 2004 Olá, 1ª questão: pelo que tenho lido aqui (e no reefforum), a maioria do pessoal usa água de osmose inversa para as reposições de água. A minha dúvida prende-se com o aumento da dureza e PH desta. Basta adicionar hidróxido de cálcio? Ou deverei usar também um tamponador?A água de osmose (se a membrana estiver em condições) deverá sair com um ph entre 5 e 6 pelo e uma dureza baixa. Assim o que acontece é precisamente o oposto ao que colocas na tua questão. O kalk tem um ph na ordem dos 12. O kalk é adicionado na água de reposição para contrariar esse baixo Ph que vem da osmose. 2ª questão: a utilização de água da torneira é de todo desaconselhável? Os níveis de fosfatos e silica na "água del cano" irão trazer problemas incontroláveis de algas? Ou será apenas na fase de maturação do aquário? É de todo desaconselhável... 3ª questão: a minha ideia é começar num aqua só de peixes e rocha viva e, mais tarde, com mais conhecimentos e dinheiro, evoluir para os corais. Assim, onde posso começar por poupar e comprar mais tarde? A iluminação é uma delas, mas qual o mínimo indispensável para ter rocha viva de boa saúde? Tal como o Hugo diz, qualquer florescente serve, mas se vais gastar dinheiro mais vale investires em algo pensando mais para a frente.
paulo duarte Publicado: Dezembro 28, 2004 Autor Publicado: Dezembro 28, 2004 Obrigado pelas respostas. Quer então dizer que a rocha viva não tem necessidades de luz mínimas? E as necessidades de adição de Kalk em relação aos corais? E em relação ao outro material? Deverei começar por investir em tudo logo como se fosse ter corais? O nível de circulação da água é algo que se pode ir aumentado e o prço das "Turble stream" não é propriamente convidativo...mesmo importadas Cumprimentos, Paulo Duarte
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 28, 2004 Publicado: Dezembro 28, 2004 Quer então dizer que a rocha viva não tem necessidades de luz mínimas?Tem... mas lampadas florescentes servem! E as necessidades de adição de Kalk em relação aos corais? Os corais inicialmente não precisam do kalk para nada, desde que o nível de cálcio seja apropriado. No entanto o kalk deve ser adicionado de imediato por forma a estabilizar o aquário e os seus valores quimicos. O nível de circulação da água é algo que se pode ir aumentado e o prço das "Turble stream" não é propriamente convidativo...mesmo importadas A circulação é algo que vai uma importância extrema no equilibrio do próprio aquário. Isto e a quantidade de Rocha Viva são sem dúvida factores que podem determinar o sucesso ou o insucesso de um aquário. Penso que podes ir aumentando gradualmente e se conseguires comprar um kit da Tunze é excelente. Não sei qual as medidas do aqua por isso não te posso aconselhar nada...
paulo duarte Publicado: Dezembro 28, 2004 Autor Publicado: Dezembro 28, 2004 Boas Diogo, Em princípio, o aquário será um que já tenho com as seguintes medidas: 115x35x50 (Elite premium). a iluminação actual são 2 lâmpadas T5 de 39 W. Tendo em conta que a utilização de uma sump está de momento descartada, agradecia alguns conselhos em relação ao escumador e às bombas de circulação a comprar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts