Recommended Posts

Publicado

Boas,

montei há uma semana o meu salgado. Ontem deparei-me com este ser na rocha viva:

dad9c6f9.jpg

Alguém me sabe dizer o que é?

Obrigado

Publicado:

E uma aptasia, tenta eliminar o mais rápido possível.

Para isso o melhor e retirar a rocha em questão e esfregar o melhor que conseguir no local da apatasia.

Publicado:

Mas é uma alga? É assim tão nocivo?

não haverá outra forma? É que por azar está numa rocha base...tinha de demontar tudo...

Obrigado

Publicado:

E uma anémona e que propaga com grande facilidade e "queima" corais..

Se esta numa base de rocha difícil de tirar, podes tentar uns produtos que se ejecta directamente na aptasia vai a uma loja da especialidade. Mas se tens o reef no inicio, na minha opinião, era melhor a eliminares a quanto antes com a pedra fora de agua

Publicado:

Fui fazer uma pesquisa na net. Descobri que com uma seringa e água a ferver é suficiente.

Já o fiz e acho que consegui eliminar a dita anémona...Continua pendurada na rocha mas já não dá sinal de vida.

Vamos ver...

Obrigado

Publicado:

boas

Só com agua duvido que a tenhas eleminado! Se vires que volta a levantar-se faz uma preparação de agua a ferver com kalk " a preparação tem de ser especa" e injeta com uma seringa mesmo na boca dessa aiptasia que ela assim não sobrevive de certeza!

Cumps

1483_2457.png
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Ou vinagre...é mais fácil de aplicar com uma seringa

Publicado:

Olá rvilhena

Eu bloqueava-a com kalk concentrado,isto porque o vinagre ou a àgua quente não são fiàveis...basta ela soltar um pedúnculo,para dar origem a uma nova aiptásia.

Fazia como te foi aconselhado...como o àqua está no início,retirava a pedra e aí sim,com vinagre eliminava-a e depois com uma escova dos dentes velha,escová-va a rocha muito bem em àgua qb do sistema,que não deve ser reutilizável.

Fica bem

Cjorgene

Publicado:

Boas, qual a quantidade de kalk necessária?

Cumps.

Publicado:
Boas, qual a quantidade de kalk necessária?

Cumps.

Olá Vodka

Num recipiente à parte,com kalk,fazes uma pasta que tenha a consistência próxima da pasta dos dentes,pois deve poder ser aspirada com uma seringa.

Posto isto,ingecto e cubro a aiptásia complectamente (convém parar as bombas de circulação de 5 a 10 minutos).

A quantidade dessa pasta,depende do nº de aiptásias que tenhas que eliminar e sendo de menos,è só começar tudo de novo.

Uma dica...não queiras eliminar muitas no mesmo dia,escolhe aquelas que estejam a ser mais problemáticas,ex. a queimar corais circundantes,em especial os duros que são os que mais mossa sofrem...isto porque muitos dos moles convivem bem na presença delas.

Um abraço

Cjorgene

Publicado:

Boas, obrigado cjorgene.

Eu tenho muito poucas e pequenas, que vejo desaparecer por tempos, e depois voltam a aparecer, acho que alguém anda a dar conta delas.

Essa mistura também dá para controlar crescimento de zoanthus?

Cumps.