Recommended Posts

Publicado:

Olá Paulo,

Embora as fotos não ajudem, já percebi como tens as rochas!

A casa das máquinas até está arrumadinha - a minha em apenas 2 meses está um caos!!!

A circulação de água pelo que consigo perceber está bem pensada.

O refúgio sempre sai por extravazão para a sump, certo? O problema é que depois tem que passar pela OR 6500, mas do mal o menos! Com um refúgio dessa altura eu não teria dúvidas em colocar uns cavalos marinhos...

Abraço,

Diogo

• Replies 120
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Olá Diogo

Ai está uma coisa que eu estava a pensar em fazer mas ainda não tenho as condições todas para o fazer tenho comigo um esqueleto de uma gregónia bem grande para por no refugio para suporte dos mesmos.

É verdade o refugio está a cair para a sump pois não tinha pensado nisso inicialmente, mais tarde farei um outro refugio para cair directamente no aquário.

mais uma vez o meu obrigado

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Boas,

Extraordinária montagem. Sinceros parabéns com um "tiquinho" de inveja à mistura. Aquários embutidos são os mais espectaculares. Tem é que haver (ou criar-se) condições para isso - uma divisão que se possa sacrificar para a sala das máquinas.

Em relação à questão que colocas sobre o animal que aparece na foto com os actinodiscus, parece-me um crinóide.

Não quero ser o portador de más notícias, mas se se confirmar, é um animal muito difícil (senão quase impossível) de manter por causa das exigências de alimentação. Normalmente, ao fim de algum tempo começam a definhar, perdem os "braços" e acabam por morrer.

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

Viva Paulo

Está na hora de vires buscar a Chaetomorpha , e tu também Diogo.

Quanto ao Layout a base parece-me bem, mas se me permites, sugiro que tires as pedras de cima , deixando o topo livre para SPS no futuro e coloques essas mesmas pedras em baixo, no prolongamento dos três pilares, em escada, mas naõ de uma forma simétrica e direita mas sim fazendo um tipo de Canyon entre elas. Isso irá dar profundidade ao aquário , devido ao efeito de escada da frente para trás e proporciona muitos locais para colocares corais.

Cump.

Rui

Publicado:

Olá João Monteiro e Rui

Obrigado João pelo comentário e desde já fiquei preocupado com o "Crinóide", se for mesmo um será que alguém pode me dar umas dicas como cuidar dele???

Rui estou a contar ir este fim de semana fazer-te uma visita com o meu amigo Miguel que esteve ai da outra vez comigo, obrigado pelo teu conselho sobre o Layauot vou provavelmente refazer o aquário pois eu já o imaginei de várias formas e essa que propuseste parece-me a melhor vou tentar refazer o aquário hoje ou amanhã, e depois coloco fotos com o novo Layout.

refazer o aquário hoje ou amanhã, e depois coloco fotos com o novo Layout.

Pic_6534_22.jpg

Obrigado uma vez mais pela vossa ajuda.

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Paulo

O João tem razão parece-me de facto um Crinóide ;) . É virtualmente impossivel mantê-lo. Olha, neste sabado trabalho até às 19. Teríamos que combinar tipo às 19 e 20 minutos.

Cump.

Rui

Publicado:

Olá a Todos

Já refis o meu layout do aquário amanhã ponho fotos pois tirei algumas mas não ficaram boas, mas julgo que dá para ter uma ideia.

Pic_6534_23.jpg

Pic_6534_24.jpg

Pic_6534_25.jpg

e aqui está o bichinho que falavamos lá atraz com uma boa foto, para que possam ajudar-me a identifica-lo.

Pic_6534_26.jpg

Mais uma vez obrigado

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

é um crinoide e vai morrer daqui a pouco tempo.

No teu lugar informava-me antes de comprar as coisas, comprar coisas á toa normalmente dá grandes asneiras.

Por o outro lado, é uma irresponsabilidade e má fé do lojista que te vendeu esse animal, pois alguem que tem uma loja, de certeza sabe que esse tipo de animais vao morrer aos aquarios.

Publicado:

Olá,

De facto ficou bem melhor! Agora reparei numa coisa... a luz está por trás da parede e por isso tens muito pouca iluminação na frente do aqua - espero que não venha a ser um problema!

Abraço,

Diogo

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá a todos

Hoje finamente tenho a luz completa no aquario e vou fazer umas fotos para postar aqui, e sem duvida nota-se muita diferença, e julgo que agora deixo de ter o tal problema com a falta de luz na frente do aquário.

Depois de postar as fotos aguardo por comentários.

Abraços

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Olá a todos

Finalmente arranjei um tempinho para actualizar as fotos e aqui vão elas:

Pic_6534_27.jpg

Pic_6534_28.jpg

Pic_6534_29.jpg

Pic_6534_30.jpg

Pic_6534_31.jpg

Pic_6534_32.jpg

Pic_6534_33.jpg

Pic_6534_34.jpg

Pic_6534_35.jpg

Pic_6534_36.jpg

Pic_6534_37.jpg

Pic_6534_38.jpg

Venham de lá esse comentários

Obrigado a todos

Abraços

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Olá a todos

É com muito espanto que venho aqui postar esta informação, pois estava a ficar preocupado com o meu aquário, que sem motivo aparente começou a ficar com algumas aptasias, e depois de não conseguir arranjar bergas nem estar interessado em introduzir um Rostratus no meu aquário, (não por não gostar deles mas por ser difícil mantelos após o desaparecimento das aptasias), já não sabia o que fazer e fui a uma loja de pesca e vi lá uns camarões com alguma dimensão resolvi comprar alguns e por no aquário principal qual não foi o meu espanto que no dia seguinte não tinha mais aptasias, eis uma solução barata de resolver o meu problema.

Um abraço a todos.

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Olá Paulo,

Explica lá melhor essa dos camarões!!! Tira umas fotos para que possam ser identificados...

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá Diogo

Eu estava a ter uma praga de aptasias, já umas 10 que se viam bem no aquario.

Fui a uma loja de pesca e comprei uns camarões da figueira que não são nem camarita ou camarinha, já são camarões com 5 a 8 cm e no dia seguinte de os ter colucado as aptasias desapareceram.

Vou tirar fotos na hora de almoço e posto aqui uma desses camarões.

Um abraço

P.S. Os camarões segundo sei são apanhados na nazaré e sevem de isco para a pesca.

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Viva Paulo

Pelos vistos tens um Bothus ocellatus . Este linguadito come peixes , camarões, caranguejos etc.

Na ultima foto parece-me que tens um pouco de cianobacterias nessa rocha . Direciona mais circulação para esse sitio.

Gosto muito mais doi novo layout. O enquadramento do aquario na parede e o facto de estar saliente resulta bem.

Os teus Premnas são lindos.

Cump.

Rui

Publicado:

Olá Rui

Aquilo são bolhas de ar pois tenho uma queda de água mesmo ali perto e por isso fica assim não vê sequer algas por lá mas vou fazer isso.

A minha solha é uma loucura já vem comer Grilo mão e mantêm o fundo do Aquario sempre limpo e remexido foi por isso que a comprei.

Os Premas adoptaram aquele coral que comprei ai e penso que serão um casal pois tinha mais dois e eles não lhe davam descanso tive que os tirar.

Penso que será um casal pois já os apanhei a dançar, :shock::shock::shock:

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Ora aqui vai a dita foto do camarão para que se possa identificar.

Pic_6534_39.jpg

Desculpem a qualidade da foto mas tem a ver com as luzes do Aquario ainda não estarem acesas.

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Olá,

Ou eu estou a ver mal ou esse camarão parece-me um Caridina japonica!!! É supostamente de água doce!!!

Alguém que dê a sua opinião...

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá diogo

este camarão é apanhado na nazaré perto do porto de abrigo durante a noite e é mantido em água salgada e vendido como isco para os robalos e afins.... :oops:

aqui vai outra foto.

Pic_6534_40.jpg

Amanã já vou tentar postar fotos com melhor qualidade e com luz. :lol::lol:

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Publicado:

Olá Paulo,

Esse camarão é um Palemon e não é reef safe! Tira-os o mais rápido possível, pois podem crescer muito (até 10 cm) e tratar-te da saúde dos corais (no teu caso ainda tens poucos, mas...

Abraço,

Diogo

Publicado:

Ok Diogo

Obrigado pelo aviso, eles são aqui da nossa costa e já comeram as aptasias por isso posso retirar os mesmos, pois já fizeram o trabalho.

Obrigado pelo concelho, o problema vai ser apanha-los agora.

Abraços

Pic_1236_22.jpg