Nuno Maia Publicado Agosto 15, 2010 Publicado Agosto 15, 2010 (editado) Boas pesssoal... finalmente montei o meu aquário de ciclídeos africanos... e aqui venho para vos mostrar ) Material: - Aquário 65 x 40 x 40 - Calha DiY... com Led's do Ikea (Só para desenrascar, por enquanto) - Filtro Eheim Liberty 200 - Um termostato mt velhinho que tem 100w (do meu 1º aqua à mts anos atrás) (Ainda não arranjei Vinil para pôr lá atrás do aqua... por isso imprimi uma imagem de fundo em 4 folhas A4 e colei-as às 3 pancadas), é provisório... Fauna: - O substracto é areia branca (20kg) penso que seja areia de estucar... ) (Levei um dia inteiro e "toneladas" de água para limpar o areão) - Uma pedra Coral... e algumas outras calcárias... para fazer subir o PH que fui buscar à Arrábida... - As conchas comprei-as numa loja em Portimão (não ficaram baratas), mesmo na marina de Portimão. - As plantas são as comuns valisnérias e Anúbias... - 2 Neritinas - Os peixes são um casal de "Neolamprologus Multifasciatus" para (se conseguir) fazer colónia ) *Brevemente quero pôr ou 1 ou 2 "Lophiobragus Brevispini" (peixe gato do tanganyika) Fotos: ------------------------ Qualquer sugestão é bem vinda... Nuno Maia Editado Agosto 15, 2010 por Nuno Maia Citar
jonya4 Publicado: Agosto 15, 2010 Publicado: Agosto 15, 2010 Boa noite Nuno. Acho que o aquário está engraçado, mas venho deixar-te uma sugestão. Aquela pedra que está no topo do lado esquerdo, mais na horizontal, está apenas apoiada nas outras, ou está colada? É como já deves ter tido oportunidade de verificar os multis são peritos em alterar o lay-out, que pode causar problemas de equilibrio daquela pedra se mexerem no substracto. E penso que não seria agradável para ninguém se ela caisse. De resto é deixar que eles se entretenham a arrumar a nova casa. Penso que em relação ao Lophiobagrus, é uma hipotese a considerar. Se possivel deves assegurar que ele tem uma toca (penso que gostem disso) e não te esqueças que, tal como os multis gosta de andar pelo fundo. Ou seja, o aquário vai ser mais povoado na parte inferior. E na altura da criação, provavelmente vais ver os multis a defender os alevins com toda a pujança. Isto porque não sei como o Lophiobagrus se vai comportar... Normalmente quando estão sozinhos são bastante timidos, mas nunca se sabe. E cuidado com a sobrelotação porque os multis reproduzem-se a um ritmo brutal se tudo tiver ok. Boa sorte com este teu projecto e que tudo corra bem. Cumps João Citar Cumprimentos,João Ribeiro
Nuno Maia Publicado: Agosto 16, 2010 Autor Publicado: Agosto 16, 2010 Boa noite Nuno.Acho que o aquário está engraçado, mas venho deixar-te uma sugestão. Aquela pedra que está no topo do lado esquerdo, mais na horizontal, está apenas apoiada nas outras, ou está colada? É como já deves ter tido oportunidade de verificar os multis são peritos em alterar o lay-out, que pode causar problemas de equilibrio daquela pedra se mexerem no substracto. E penso que não seria agradável para ninguém se ela caisse. De resto é deixar que eles se entretenham a arrumar a nova casa. Penso que em relação ao Lophiobagrus, é uma hipotese a considerar. Se possivel deves assegurar que ele tem uma toca (penso que gostem disso) e não te esqueças que, tal como os multis gosta de andar pelo fundo. Ou seja, o aquário vai ser mais povoado na parte inferior. E na altura da criação, provavelmente vais ver os multis a defender os alevins com toda a pujança. Isto porque não sei como o Lophiobagrus se vai comportar... Normalmente quando estão sozinhos são bastante timidos, mas nunca se sabe. E cuidado com a sobrelotação porque os multis reproduzem-se a um ritmo brutal se tudo tiver ok. Boa sorte com este teu projecto e que tudo corra bem. Cumps João Boas... Obrigado pelo feedback... Em relação ás pedras, sim elas estão coladas e apoiadas ... porque realmente sei o que os multis são capazes de fazer ao layout (escusado será dizer que quando o montei estava com o areão +- plano... agora só vejo montes, areia em cima das conchas e das plantas, que quase desaparecem... etc) não parece, mas no fundo do aqua por trás das pedras existe um buraco (esconderijo) onde o "Lophiobargus" poderá se esconder. A reprodução, eu sei que o aqua não é propriamente grande... mas até lá vamos ver o nível de reprodução e depois ver o que se pode fazer se houver excesso populacional... Já tenho este casal á prai 3 semanas... ainda não sei quando começam a "pensar" na reprodução, estando já à 3 semanas juntos... se é que irá haver entendimento entre eles... É esperar para ver... :D Cumps... Nuno Citar
Recommended Posts