O meu 1º Aquário (Ciclídeos Africanos)


Nuno Maia

Recommended Posts

Boas pesssoal... finalmente montei o meu aquário de ciclídeos africanos... e aqui venho para vos mostrar :whocares:)

 

Material:

 

- Aquário 65 x 40 x 40

- Calha DiY... com Led's do Ikea (Só para desenrascar, por enquanto)

- Filtro Eheim Liberty 200

- Um termostato mt velhinho que tem 100w (do meu 1º aqua à mts anos atrás)

 

(Ainda não arranjei Vinil para pôr lá atrás do aqua... por isso imprimi uma imagem de fundo em 4 folhas A4 e colei-as às 3 pancadas), é provisório... :medieval_mace:

 

Fauna:

 

- O substracto é areia branca (20kg) penso que seja areia de estucar... :confused4:) (Levei um dia inteiro e "toneladas" de água para limpar o areão)

- Uma pedra Coral... e algumas outras calcárias... para fazer subir o PH que fui buscar à Arrábida...

- As conchas comprei-as numa loja em Portimão (não ficaram baratas), mesmo na marina de Portimão.

- As plantas são as comuns valisnérias e Anúbias...

 

- 2 Neritinas

 

- Os peixes são um casal de "Neolamprologus Multifasciatus" para (se conseguir) fazer colónia :eusathink:)

 

*Brevemente quero pôr ou 1 ou 2 "Lophiobragus Brevispini" (peixe gato do tanganyika)

 

Fotos:

 

img8967n.jpg

 

img8987k.jpg

 

img9003h.jpg

 

img9018.jpg

 

img9081v.jpg

 

img9086.jpg

 

img9100f.jpg

 

img9102u.jpg

 

img9105.jpg

 

img9111z.jpg

 

img9113w.jpg

 

img9121u.jpg

 

img9124x.jpg

 

img9133.jpg

 

img9138q.jpg

 

img9180h.jpg

 

img9182.jpg

 

------------------------

 

Qualquer sugestão é bem vinda... :whocares:

 

 

Nuno Maia

Editado por Nuno Maia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Nuno.

Acho que o aquário está engraçado, mas venho deixar-te uma sugestão.

Aquela pedra que está no topo do lado esquerdo, mais na horizontal, está apenas apoiada nas outras, ou está colada? É como já deves ter tido oportunidade de verificar os multis são peritos em alterar o lay-out, que pode causar problemas de equilibrio daquela pedra se mexerem no substracto.

E penso que não seria agradável para ninguém se ela caisse.

De resto é deixar que eles se entretenham a arrumar a nova casa.

Penso que em relação ao Lophiobagrus, é uma hipotese a considerar. Se possivel deves assegurar que ele tem uma toca (penso que gostem disso) e não te esqueças que, tal como os multis gosta de andar pelo fundo. Ou seja, o aquário vai ser mais povoado na parte inferior. E na altura da criação, provavelmente vais ver os multis a defender os alevins com toda a pujança. Isto porque não sei como o Lophiobagrus se vai comportar... Normalmente quando estão sozinhos são bastante timidos, mas nunca se sabe.

E cuidado com a sobrelotação porque os multis reproduzem-se a um ritmo brutal se tudo tiver ok.

Boa sorte com este teu projecto e que tudo corra bem.

 

Cumps

 

João

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Nuno.

Acho que o aquário está engraçado, mas venho deixar-te uma sugestão.

Aquela pedra que está no topo do lado esquerdo, mais na horizontal, está apenas apoiada nas outras, ou está colada? É como já deves ter tido oportunidade de verificar os multis são peritos em alterar o lay-out, que pode causar problemas de equilibrio daquela pedra se mexerem no substracto.

E penso que não seria agradável para ninguém se ela caisse.

De resto é deixar que eles se entretenham a arrumar a nova casa.

Penso que em relação ao Lophiobagrus, é uma hipotese a considerar. Se possivel deves assegurar que ele tem uma toca (penso que gostem disso) e não te esqueças que, tal como os multis gosta de andar pelo fundo. Ou seja, o aquário vai ser mais povoado na parte inferior. E na altura da criação, provavelmente vais ver os multis a defender os alevins com toda a pujança. Isto porque não sei como o Lophiobagrus se vai comportar... Normalmente quando estão sozinhos são bastante timidos, mas nunca se sabe.

E cuidado com a sobrelotação porque os multis reproduzem-se a um ritmo brutal se tudo tiver ok.

Boa sorte com este teu projecto e que tudo corra bem.

 

Cumps

 

João

 

Boas... Obrigado pelo feedback... :lol:

 

Em relação ás pedras, sim elas estão coladas e apoiadas :thumbup3:... porque realmente sei o que os multis são capazes de fazer ao layout (escusado será dizer que quando o montei estava com o areão +- plano... agora só vejo montes, areia em cima das conchas e das plantas, que quase desaparecem... etc) não parece, mas no fundo do aqua por trás das pedras existe um buraco (esconderijo) onde o "Lophiobargus" poderá se esconder.

 

A reprodução, eu sei que o aqua não é propriamente grande... mas até lá vamos ver o nível de reprodução e depois ver o que se pode fazer se houver excesso populacional...

 

Já tenho este casal á prai 3 semanas... ainda não sei quando começam a "pensar" na reprodução, estando já à 3 semanas juntos... se é que irá haver entendimento entre eles...

 

É esperar para ver... :D

 

Cumps...

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.