guppies Publicado Agosto 15, 2010 Publicado Agosto 15, 2010 estou a pensar em entrar neste fascinante mundo dos malawi mas tenho muitas duvidas, uma delas e em relacao ao substrato,so tenho visto falarem em areias de coral,areias de silica e areia da praia mas sera que as plantas se dao com essas areias?sera preciso substrato liquido para auxiliar?e quanto rondam mais ou menos estas especies de peixes...?
Rui Eduardo Publicado: Agosto 16, 2010 Publicado: Agosto 16, 2010 Viva, eu uso areia da praia e apenas tenho mantido vallisnerias, anubias e fetos de java. Apenas enterro na areia as vallisnérias, portanto não uso substrato. Adubo liquido já usei, agora sinceramente não tenho usado, não tenho grande desenvolvimento das plantas mas mantêm-se mais ou menos, ou seja, vão crescendo e reproduzindo-se lentamente. Quanto aos peixes nas lojas são carotes, dependendo das espécies, sempre acima dos 6, 7 euros os mais baratos. Aqui no forum compras barato os juvenis, algumas espécies a 1 euro e 2 euros. Eles depois estão sempre a reproduzir-se, vendi cerca de 50 peixes de criação própria de espécies diferentes agora na semana passada para o Porto, e tenho mais 16 de uma espécie e mais 4 fêmeas de espécies diferentes de boca cheia. quase toda a gente que tem ciclideos Africanos estão sempre a ter reproduções. Aqui na net arranjas juvenis a bons preços. Abraço e boa sorte. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70223 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=162631 Rui Eduardo
nunomatias Publicado: Agosto 16, 2010 Publicado: Agosto 16, 2010 Olá Em relação às areias/substratos, qualquer um pode ser usado desde que tenha uma granulometria relativamente fina, pois os ciclídeos do Malawi são grandes escavadores e muitos deles filtram areia à procura de comida. Eu pessoalmente agora só uso areia apanhada nas praias da Figueira da Foz. O uso de substratos calcáreos ajuda a dureza da água e a sua capacidade tampão. Um substrato demasiado fino pode comprometer o desenvolvimento saudável das plantas, mas mesmo isso não é certo. Quanto a plantas, têm de ser resistentes! A maioria dos ciclídeos do Malawi que populam os nossos aquários são hervíboros e atacam, se puderem, as plantas. Usam-se normalmente Valisnerias giganteas (porque têm um crescimento muito rápido e são pouco exigentes em termos de iluminação) e Anubias, pela sua resistência e pouca exigência também. Para adquirires os teus peixes, conta sobretudo com preços em conta dos aquariofilistas deste e de outros fóruns. De qualquer forma, porque são peixes muitos prolíferos e dados a cruzamentos indesejados (hibridação) investiga os foristas que se propõe a vender-te/doar-te os peixes, e facilmente poderás perceber quais são os mais confiáveis no que diz respeito à pureza genética dos peixes. Abraço Nuno Matias
guppies Publicado: Agosto 16, 2010 Autor Publicado: Agosto 16, 2010 muito obrigado pelas dicas acho que assim que puder vou mudar de equipa,para a equipa dos ciclidios africanos,assim que puder derivado aos euros...he he :D
Recommended Posts