Praia Azul


Quo

Recommended Posts

como já está diferente, e o outro topico é uma confusão com vários aquários, deixo aqui a actualização.

 

dimensões: 100x30x40

Filtragem: 900L/H externo 6L

Termoestato: 150W com anti-choque

Luz diurna: 48 W (programação: 11h-21h, futuramente vou passar a 14h-22h)

Luz nocturna: 1 W (programação: 24/24h)

Inertes: Areia fina de sílica, Xistos e derivados, Videira

Fertilização líquida: Sera Florena, Aquili Liquid Fertilizer, Fertilizante de Potássio (vou ver outros ferts)

Fertilização raízes: Sera Florette A, Aquili Tablets fertilizer, pedrinhas vulcânicas

Outros produtos adicionados: Seachem Prime, Decalcit

 

Vegetação:

Vallisneria spiralis

Pogostemon stellata

Anubias afzelli

Anubias barteri var. Nana

Hygrophila polysperma

Hygrophila guanensis

Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

Micranthemum umbrosum

 

9agogeral.jpg

 

Escalares e Cardume de Nariz de Bêbado e alguns outros

pa13agoescalarcanto.jpg

 

Cardume de Arco-Íris Anão, Ciclideos Anões Altispinosa, Abalone (Molusco Neritina delessertii), Peixe-galho, comedor de algas Siamês, vê-se ainda o Góbio e um molusco Clithon sp. limpando os vidros.

pa13agocantostellata2.jpg

 

Parece que a planta P. Stellata adaptou-se mesmo ao aquário, mesmo sem CO2 e baixa luminosidade. Ainda bem. :cool2: A cuba por outro lado não parece estar a correr tão bem.

pa13agocantostellata3.jpg

 

Escalares na hora da comida

pa13agoescalarcantostel.jpg

 

Escalares mais uma vez

pa13agoescalardiamante.jpg

 

Clithon corona trepando uma valisnéria à procura de algas de pelo para comer

pa13agoclithon.jpg

 

Peixe-galho mais uma vez engalhado comendo algas variadas que cresceram na folha da anúbia

Farlowella amazonum

pa13agopeixegalho.jpg

 

As duas Tylomelania sp. Poso "Orange Flash" e Tylomelania gemmifera comendo uma pastilha de algas

pa13agotylos.jpg

 

A tylomelania sp. Poso "Orange Flash"

9agobtylo.jpg

 

9agobtylo2.jpg

 

Os meus três ciclideos anões Altispinosa. Os dois amarelados são o casal em preparativos para reprodução.

pa13agoaltiscantostella.jpg

 

O canto esquerdo com o molusco gastrópode Vittina semiconica consumindo green spot nos vidros.

pa13agotemp.jpg

 

O casalinho de Altispinosa

9agobtylocasalalti.jpg

 

Góbio

Stiphodon atropurpureus

21jul2gobio.jpg

 

Arco-Íris Anão

Melanotaenia praecox

arcoirisanaoanubias.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Quo,

 

Eu gosto, e além do salto qualitativo das fotos a composição está muito colorida e divertida de se olhar, de certeza que passas horas em frente aos aquário pois também se nota que está bem estimado.

Os meus parabéns.

 

cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Está muito bonito,uma maravinha,está na minha

opinião 5*,não tenho nada a apontar,lindo,boa

sorte para continuar tudo asim bem.

Cump: A.S :confused4:

obrigado pelo apoio alvaro. :P

 

Eu gosto, e além do salto qualitativo das fotos a composição está muito colorida e divertida de se olhar, de certeza que passas horas em frente aos aquário pois também se nota que está bem estimado.

Os meus parabéns.

passei a usar um suporte dessenrascado ao tirar fotos. Mas ainda não totalmente estavel. Neste aquario já não passo tanto tempo, porque está estabilizado, mas é o que me dá mais prazer olhar pela riqueza em termos de fauna e claridade da agua, é cristalina. A redução de detritos na areia deve-se ao filtro e não a limpeza, apenas fiz uma poda uns dois dias antes. No entanto, nao planeei nada, até fotografei durante a alimentação, dai as pintas na superficie de água, o que foi infeliz...

 

mas claro que no inicio passei muitas horas ate encontar o layout que encaixava melhor interesse visual e o interesse da fauna, além de condicionantes low tech. Tento equilibrar todos os interesses, não trabalho para a foto.

 

Ola Quo.

Esta realmente muito bonito...

Que idade tem esse aqua?

Parabens pelo trabalho.

obrg. este aquario existe desde o inicio de Dezembro de 2009, mas sofreu diversas alterações, quer em layout, quer plantas, areão, fauna e até mesmo filtragem.

 

A areia nao terá este aspecto se for nova, é preciso aguardar um tempo para envelhecer até que tome este aspecto mais natural... as vezes ao olhar da vontade de estender a toalha na areia da praia do aquario :sleeping:

 

a foto inicial geral estava desactualizada, aqui uma actual:

pa2geral.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quo a agua está com um aspecto impecavel.

Trabalhinho para a foto ou não ficou tudo mto bem pensado.

Acho que conseguiste um aspecto mto harmonioso e ideal para os peixes.

A pensar neles todos la conseguiste um resultado final mto bom.

Acho que fizeste bem em individualizar o topico porque ficou mto bom mesmo.

 

Apesar de não ter o Rei da Cocada e os Bocas de fogo a fauna toda ficou bem nas fotos hehehe

Vai metendo updates nisso.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Hugo a calha é DIY.

 

Quo a agua está com um aspecto impecavel.

Trabalhinho para a foto ou não ficou tudo mto bem pensado.

Acho que conseguiste um aspecto mto harmonioso e ideal para os peixes.

A pensar neles todos la conseguiste um resultado final mto bom.

Acho que fizeste bem em individualizar o topico porque ficou mto bom mesmo.

 

Apesar de não ter o Rei da Cocada e os Bocas de fogo a fauna toda ficou bem nas fotos hehehe

Vai metendo updates nisso.

 

Obrigado João!

 

tem esconderijos, e zonas para andarem às voltas e sitios escondidos, mas não afecta a observação do aquário. Tove que ir adaptando as pedras ao comportamento e necessidades de peixes e plantas. acho que ficou lindo, e dá para tirar optimas fotos de perto, em qualquer angulo fica lindo. Agora tou a ver exemplos deste aquario e aplicar o que aprendi aqui nos outros. Os outros dois estão diferentes do que mostrei na ultima vez.

 

Os boca-de-fogo estão no meu quarto, mais espertos e gostam de me espiar, os kribensis dão-lhes um baile. Tenho outros ciclideos mais novos, os ciclideos limão, o dominante está muito bonito e arranjei acarás, esses todos já comem à mão e gostam de me ver. Já os boca de fogo, como troquei-lhes de aquario há meses... não me perdoam até hoje. O aquario deles está optimo cheio de tuneis debaixo de areia e pedras, fiz com embalagens plasticas. Para o boca-de-fogo To Tocas fiz uma toca grande para ele se puder virar la dentro, queixava-se das outras serem muito apertadas. E, mesmo assim o aquario nao ficou com mau aspecto. Depois mostro.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O casalinho de ciclideos anões Mikrogeographus Altispinosus desovaram hoje, depois de um tempão amarelados com cheliques, limpeza da pedra e uma pequenina covinha. Agora fica um deles a defender os ovinhos do resto dos habitantes... sejam peixes sejam tylomelanias! descobri quando ia fazer uma TPA e os altis preparavam-se para atacar.

 

Mikrogeographus Altispinosus (coloração selvagem)

reprodução

desova1.jpgdesova2.jpg

 

desova3.jpgdesova4.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive mau olhado mais uma vez quer nesta postura de Altis e na segunda postura dos kribs no outro aqua, ontem à noite ao chegar a casa, ja não tinha nada... :puppydogeyes:

 

No entanto, o casal continua com coloração de desova e a arrumar o ninho, e já fiz TPA para incentivar a nova desova daqui a um mes, depois retiro a pedrinha de desova do aqua e ponho numa maternidade ou no aqua de camarões ou algo assim...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive mau olhado mais uma vez quer nesta postura de Altis e na segunda postura dos kribs no outro aqua, ontem à noite ao chegar a casa, ja não tinha nada... ;)

 

No entanto, o casal continua com coloração de desova e a arrumar o ninho, e já fiz TPA para incentivar a nova desova daqui a um mes, depois retiro a pedrinha de desova do aqua e ponho numa maternidade ou no aqua de camarões ou algo assim...

 

Consegues distinguir o macho da fêmea? Quais são as características mais notórias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Helder na verdade é um bocado dificil, mas no meu caso o macho é ligeiramente mais corpulento e A femea tem mais tens cinza na parte baixa do corpo enquanto o macho é mais claro. Na net li que a femea é mais rosada na parte debaixo, não me parece que assim seja... também já li que o macho tem a cauda mais alongada, infelizmente não vejo muita diferença... Também li e posso concordar que o macho será ligeiramente mais colorido. Mas a forma mais facil é mesmo o comportamento. O macho constroi o ninho, limpa e tenta seduzir a femea, a sedução pode demorar vários dias, até que seja feita a desova, ou nem ser feita. E, quando se faz a desova a femea fica de guarda e por vezes o macho a substitui. Visto que eles comem sempre.

 

O casal é que é facil reconhecer pela forte coloração, especialmente amarela abaixo da cabeça. No entanto, hoje estão os 3 curiosamente amarelados... por norma era apenas o casal.

 

Já vi altispinosa a venda já com coloração amarela, isto é de desconfiar, devem ser uma selecção ou devem ser injectados com algo! Os altispinosa nas lojas são cinzentos, as cores aparecem em casa no nosso aquario e o amarelo so aparece na epoca reprodutiva. Tambem ja vi rosados à venda, uma selecção.

 

uma coisa muito engraçada de ver são as lutas deles, agarram-se pela boca. Também têm inflacção de guelras como os boca de fogo durante as lutas, mas penso que só os machos.

 

bichinho curioso assim que se aprende a conhece-los melhor!

P.S. fica bonito em casa e torna um aquario elegante!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Helder na verdade é um bocado dificil, mas no meu caso o macho é ligeiramente mais corpulento e A femea tem mais tens cinza na parte baixa do corpo enquanto o macho é mais claro. Na net li que a femea é mais rosada na parte debaixo, não me parece que assim seja... também já li que o macho tem a cauda mais alongada, infelizmente não vejo muita diferença... Também li e posso concordar que o macho será ligeiramente mais colorido. Mas a forma mais facil é mesmo o comportamento. O macho constroi o ninho, limpa e tenta seduzir a femea, a sedução pode demorar vários dias, até que seja feita a desova, ou nem ser feita. E, quando se faz a desova a femea fica de guarda e por vezes o macho a substitui. Visto que eles comem sempre.

 

O casal é que é facil reconhecer pela forte coloração, especialmente amarela abaixo da cabeça. No entanto, hoje estão os 3 curiosamente amarelados... por norma era apenas o casal.

 

Já vi altispinosa a venda já com coloração amarela, isto é de desconfiar, devem ser uma selecção ou devem ser injectados com algo! Os altispinosa nas lojas são cinzentos, as cores aparecem em casa no nosso aquario e o amarelo so aparece na epoca reprodutiva. Tambem ja vi rosados à venda, uma selecção.

 

uma coisa muito engraçada de ver são as lutas deles, agarram-se pela boca. Também têm inflacção de guelras como os boca de fogo durante as lutas, mas penso que só os machos.

 

bichinho curioso assim que se aprende a conhece-los melhor!

P.S. fica bonito em casa e torna um aquario elegante!

 

Obrigado pela resposta!

 

De facto são muito bonitos, tenho 3 e dão vida ao fundo do aquário. Têm um comportamento e uma forma de nadar únicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9agobtylocasalalti.jpg

 

o da frente é o macho e a que se ve o corpo de lado é a femea,, acho eu, lol..... por acaso nota-se um bocadinho rosa. Com um substrato escuro é mais facil discernir as cores.

 

os que ja vem coloridos, nao sao tao coloridos como os naturais e não têm as linhas que definem o peixe.

 

Se tens 3, é provavel que vas ter um casal, é ter paciencia e dar-lhes condições.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9agobtylocasalalti.jpg

 

o da frente é o macho e a que se ve o corpo de lado é a femea,, acho eu, lol..... por acaso nota-se um bocadinho rosa. Com um substrato escuro é mais facil discernir as cores.

 

os que ja vem coloridos, nao sao tao coloridos como os naturais e não têm as linhas que definem o peixe.

 

Se tens 3, é provavel que vas ter um casal, é ter paciencia e dar-lhes condições.

 

Já os tenho à bastante tempo...estou a pensar em arranjar outro. No meu aqua só formo casais de escalares, agora de altis, é para esquecer...de 5 escalares que tenho, dois pares formaram casal...enfim, é uma sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens há quanto tempo? Os meus tenho há 6 meses e penso que já estavam em condições para reprodução há uns bons meses. E, só há coisa de uma/duas semanas é que se definiu o casal e estavam prontos a desovar. Foi de repente. Vi logo o que estava a ocorrer sem ler na net, fui ler depois de já estar tudo a ocorrer. tens que dar condições ao macho para fazer o ninho. Senão a femea não se vai interessar.

 

Agora claro tens que fazer às escuras, pois não sabes o que tens.. eu também não sabia, por isso comprei 3.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens há quanto tempo? Os meus tenho há 6 meses e penso que já estavam em condições para reprodução há uns bons meses. E, só há coisa de uma/duas semanas é que se definiu o casal e estavam prontos a desovar. Foi de repente. Vi logo o que estava a ocorrer sem ler na net, fui ler depois de já estar tudo a ocorrer. tens que dar condições ao macho para fazer o ninho. Senão a femea não se vai interessar.

 

Agora claro tens que fazer às escuras, pois não sabes o que tens.. eu também não sabia, por isso comprei 3.

 

Tenho-os à menos de dois anos...dois deles troquei aqui com uma pessoa do forúm (sendo que já os tinha à cerca de 1 ano), o outro comprei-o.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus altispinosa já estão novamente com todos os sintomas de desova: coloração forte, linhas marcadas, cheliques/dança, expulsão de peixes, fazer uma cova e limpeza de pedra. Desta vez escolheram o lado inverso do aquário e uma pedra diferente.

 

A minha ideia é arranjar genero uma rede e por dentro do aquário, e colocar lá a pedra que eles escolherem para desovar. Não sei se existe algo bom para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo resultado obtido!

Impressionante o que conseguiste fazer com tão pouca luz!

Por outras palavras, conseguiste um excelente resultado final à força de fertilizantes!

 

Que continue assim por muito tempo!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado plisboa!

 

Os meus altis já desovaram outra vez, cheguei a casa e vi, só que não comprei nada, nem tenho tempo.

 

Mas tenho uma ideia engenhosa, que é por a minha rede de apanhar peixes que é grande (cabe uma mao de homem adulto) por cima da pedra e enterrar o cabo para não levantar. Alguém já experimentou uma ideia maluca assim?

 

fizeram uma 2ª desova mais rapida que o que li na literatura e também têm grande quantidade de ovos praticamente todos fertilizados com excepção de meia duzia.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem bonito o seu aquário! Boa sorte para a postura desta vez... eu também tive uma de escalares, mas é a primeira e não sei como a tratar! Ando a ler sobre isso...

 

Alguma dica?

 

Um abraço,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

stroops nunca criei escalares, logo não posso falar. Mas em principio requer um aquario à parte. Estes também requerem, mas não quero montar um aquario novo nem confiaria fazer um aquario novo só para criação, acho que neste aquario protegidos têm qualidade de água garantida. Estes são peixes de fundo, os escalares não, logo a abordagem não pode ser a mesma.

 

Meti a rede, com duas pedras a proteger. Os altispinosa até queriam ficar debaixo da rede a proteger os ovos. Mas mesmo com a rede por cima, eles continuam a proteger os ovos, o que é excelente. Pois não gostei de perturbar o casal. Mas assim protejo os ovos do que aconteceu da ultima vez, que quando cheguei a casa parecia que tinha passado um tufao pelo ninho... foi no dia que deveriam nascer.

 

Se tudo correr bem desta vez, acho que devem nascer amanhã.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.