Lu1977 Publicado Agosto 12, 2010 Publicado Agosto 12, 2010 (editado) Boa tarde, Ainda estou a estudar bem a hipotese de montar, ou não, um aquario de 50 Ltos, porque lembrei-me de um 'pequeno' grande pormenor: a manutenção e alimentação em férias!! O problema é que quando vou de férias não tenho ninguém que me possa dar de comer aos peixes, para não falar das TPA e de ligasr/desligar luzes... Eu estava a pensar em ter um aquario plantado, mas tenho lido questões sobre a necessidade de iluminação de certas plantas... Como é que fazem nas férias (tipo 2 semanas)?? Sei que para o comer dos pxs, há alimentadores automáticos e também já via à venda, um alimento que tem a forma de conchas que, penso, põe-se dentro de água e que se deve ir decompondo, problema resolvido. A questão da iluminação, o aquario ficará num sitio que apanha alguma luz indirecta, durante esse tempo é mesmo necessário acender e desligar a iluminação do aquario, por causa das plantas?. Há algum tipo de temporizador das luzes? Não há problema que fiquem durante 2 semanas só com luz natural? E já agora, as TPAs, reparei que se costuma fazer TPAs semanais (pelo menos 1x), é estritamente necessário? como fazem quando vão de férias? Se não as fizer durante 2 semanas os peixes morrem?! Desculpem lá ser tão chata, mas a montagem de um aquario, mesmo pequeno de 50 Lts, ainda é bastante dispendiosa, e quero certificar-me que faço tudo de forma correcta e que posso mante-lo saudável (mesmo em tempo de férias), uma vez que não tenho mesmo quem me possa tratar dele em férias... Obrigada a todos pela atenção e ajuda!! Lu Editado Agosto 12, 2010 por Lu1977 Citar
r3pek Publicado: Agosto 12, 2010 Publicado: Agosto 12, 2010 Compra um temporizador de tomadas electricas e um alimentador automático e tens o problema resolvido. Um aquario estável aguenta bem 2 semanas sem TPAs, portanto fazes uma kd saires e uma kd xegares... Citar
João Paulo Viegas Publicado: Agosto 12, 2010 Publicado: Agosto 12, 2010 Olá certifica-te igualmente que o nível de água está no máximo e ainda que o aquecedor não fique fora de água devido à evaporação da água. Antes de ires de férias (e se o aqua está estabilizado) faz uma boa limpeza ao mesmo e poderás ir à vontade de férias desde que tenhas cumprido com o que te já disseram. Boas férias. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Tânia Filipa Publicado: Agosto 13, 2010 Publicado: Agosto 13, 2010 (editado) Olá, compras temporizadores no Aki, ou no Leroy. Por outro lado, um aquário plantado precisa mesmo de luz, se tivesses só peixes é que podias deixa-los só com a claridade da casa. Boas férias, Também vou amanhã :D Editado Agosto 13, 2010 por Tânia Filipa Citar
Recommended Posts