Recommended Posts

Bom dia,

 

adquiri há uma semana um Sera Marine 130L. Tenho alguns conhecimentos de água doce, mas agora decidi aventurar-me na água salgada.

Mas estou com algumas dúvidas e gostaria que me ajudassem, se possível:

 

O meu escumador enche o copo ao fim de mais ou menos 5, 6 horas. Já experimentei várias regulações e continua a fazê-lo. O copo fica cheio de água e faz pouca espuma. Será normal?

 

Noto que na rocha viva, pelo que me parece, pequeninos corais roxos. Serão mesmo? É possivel vir com a rocha viva alguns seres vivos?

 

Noto também que a rocha está a ficar mais "colorida". Em certas partes está a ficar arroxeada e noutra parece que tem umas pequenas algas verdes.

 

A salinidade está nos parametros normais. Ainda não medi nitritos e amonia, pois parece-me que ainda é cedo.

 

Algumas fotos do layout:

 

IMG_0147.jpg

 

IMG_0146.jpg

 

Obrigado,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Geralmente ao fim de 2 a 3 dias fica bom, mas como já passou uma semana deve de estar mal regulado.

Quando enche é sinal que a espuma está muito humida e a água está muito acima. Podes ter o escumador muito dentro de água.

Tenta abrir a torneira do tubo de saida de água e fechar um pouco a entrada de ar. A torneira preta que está na saida se estiver aberta o nivel de água dentro do escumador baixa se fechares a torneira o nivel de água sobe depois é regular sempre muito devagar a entrada de ar.

Por outro lado tambem tens muito pouca carga organica por isso pode sert normal o escumador não estar a funcionar.

Tens depois alguns truques para esse aqua para manter sempre o nivel de agua no aquario no máximo e só baixar o nivel na sump.

 

 

Tenho um aqua desses mas práticamente não tem nada de origem, nesse aqua podes colocar um TMC compact 200 e ficas com o problema resolvido.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Geralmente ao fim de 2 a 3 dias fica bom, mas como já passou uma semana deve de estar mal regulado.

Quando enche é sinal que a espuma está muito humida e a água está muito acima. Podes ter o escumador muito dentro de água.

Tenta abrir a torneira do tubo de saida de água e fechar um pouco a entrada de ar. A torneira preta que está na saida se estiver aberta o nivel de água dentro do escumador baixa se fechares a torneira o nivel de água sobe depois é regular sempre muito devagar a entrada de ar.

Por outro lado tambem tens muito pouca carga organica por isso pode sert normal o escumador não estar a funcionar.

Tens depois alguns truques para esse aqua para manter sempre o nivel de agua no aquario no máximo e só baixar o nivel na sump.

 

 

Tenho um aqua desses mas práticamente não tem nada de origem, nesse aqua podes colocar um TMC compact 200 e ficas com o problema resolvido.

 

O escumador que dizes é o TMC V2Skim 200 Compact ? Ele cabe lá bem sem andar com invenções?

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Deves colocar uma foto do escumador, mais propriamente da zona do copo para poder-mos ver aonde é que a espuma esta a arrebentar. Pessoalmente tambem me parece ser por questões de afinação! Não conheço o escumador, mas o nivel de arrebentamento da espuma deve andar no pescoço do escumador (entre o corpo e o copo, a parte mais estreita),o ideal é começar alinhado pela base do pescoço e ir afinando consoamnte a carga organica. Tenta afinar assim e deixar 2 a 3 dias para ver a evolução. Quanto menos mexer melhor, é que primeiro que o escumador estabelize e comece a tirar alguma coisa demora sempre tempo. tambem é preciso ter em atenção que não tens vivos (peixes,corais) no aquário, por isso tambem não contes grande coisa do escumador. Na minha opinião acho que não precisas de te preocupar muito enquanto não tiveres vivos.

 

abraço

cab

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escumador que dizes é o TMC V2Skim 200 Compact ? Ele cabe lá bem sem andar com invenções?

 

Obrigado pela ajuda

 

 

Boas

 

Sim é esse.

Tens de meter na 2.ª camara da sump e só precisas de colocar uma mangueira de silicone (das de ar) o que demora 1 minuto, isto se estiver com tampa porque sem tampa é só colocar mais nada.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jab!

 

O que dizes é substituir a mangueira de ar por uma maior?

 

Não é necessário baixar o caudal?

 

Atenciosamente,

 

Boas

 

Sim só isso mais nada.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aqui estão duas fotos do escumador:

 

A funcionar

30729d3e.jpg

 

e o escumador inteiro. É da Sera.

5e2bbd3f.jpg

 

Acho que já o consegui regular mais ou menos. Demora cerca de dia e meio a encher.

 

Já agora, porque é que se deve substituir a mangueira do ar por uma maior, e porquê colocar na segunda câmara?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ainda pouca carga orgânica e a água estando muito limpa não tendo porcaria só te sai água (amarelada). Mas pela 1.ª foto parece-me bem regulado.

 

No meu enche de 2 em 2 dias, com bastante carga... tento sempre meter as bolhas o mais baixo possível do cone. (ideal seria 1 cm acima).

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim é esse.

Tens de meter na 2.ª camara da sump e só precisas de colocar uma mangueira de silicone (das de ar) o que demora 1 minuto, isto se estiver com tampa porque sem tampa é só colocar mais nada.

 

 

Boas

 

Colocar uma mangueira maior e na 2.ª camara era para responder ás modificações feitas para o escumador da TMC compact 200, o da Sera é mesmo onde tens.

 

Existe ainda outra afinação para o escumador da Sera, que é desencontrar (é dificil de Explicar) umas "palhetas" em plástico do cone interior transparente, o que faz o turbilhão. Esse cone transparente interior tem umas palhetas e a saida da bomba onde está o rotor tem outras devem de estar desencontradas. Não sei como explicar melhor!!!!!!!!!

 

 

Pelas imagens do teu escumador penso que deves abrir mais ´saida de água (torneira preta) ou colocar o escumador mais para cima de maneira a que água fique mais baixa dentro do cone.

Editado por jabcproenca

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais