miguel. Publicado Agosto 11, 2010 Publicado Agosto 11, 2010 Oi Eu tenho uma duvida sempre que ponho agua do meu aquario, é que eu ponho a água directamente da torneira no meu aquário sem qualquer uso de produtos..será isto certo? Citar Cumprimentos, Miguel
PioM Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 Está muito errado. Aconselho a leitura de tudo o que está aqui » http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 Cumps. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
Hugo R. Silva Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 Ao contrário do PioM não direi que estás muito nem pouco errado, direi que depende do caso. Há quem coloque água directamente da canalização para o aquário (é o meu caso, no aquário dos discus e muitos outros utilizadores). Penso que dependa muito da quantidade de água e do tempo de maturação do aquário em causa. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ojpramires Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 (editado) Boas! tenho amesma duvida! será que posso por a agua diretamente da torneira e só depois por o acondicionador? Tendo em conta que tenho 230L de agua e mudo cerca de 10%? Editado Agosto 11, 2010 por Hugo R. Silva Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS Citar
windtm Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 eu antes de deitar a água para o aqua, ponho a agua num jerrican e deito o acondicionador lá para dentro, depois, misturo e por fim, ponho a água no aquário... TiagoA Citar
vspereira Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 (editado) No meu entender a forma como fazem a TPA depende de diversas coisas: - A origem da água (poço, garrafão, companhia, etc). - A % do próprio TPA (pois 5% de água da companhia com cloro não deve ter qq impacto, a não ser q haja peixes mm mt sensiveis como refiro no ponto seguinte) - A resistência dos peixes e plantas Pessoalmente faço TPA semanal de 15% com água da companhia que deixo repousar em garrafões de 5L durante 1 semana (com a tampa aberta no mimino 24h para evaporar o cloro). Não tenho tido qq problema. Podem usar os ditos acondicionadores... mas acho um desperdicio de €... e não me parece q fique melhor do que eu faço! Editado Agosto 11, 2010 por vspereira Citar O meu Aquario - "A Selva" O meu blog (Vacuradas)
miguel. Publicado: Agosto 11, 2010 Autor Publicado: Agosto 11, 2010 Bem visto é isso mesmo que eu vou fazer... obrigado... Citar Cumprimentos, Miguel
Tânia Filipa Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 Eu normalmente ponho sempre os condicionadores, acho mais seguro e fico mais descansada, mesmo no meu aquário de discus. Até porque a água no garrafão fica "tipo" morta, na minha opinião, claro. Citar
vspereira Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 Numa semana apenas não fica "morta". Nem mesmo em 1 mês (acredito eu). MAs isso fica ao critério de cada um.... Citar O meu Aquario - "A Selva" O meu blog (Vacuradas)
Tânia Filipa Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 Eu sei que não fica morta por isso disse "tipo", sei que muita gente faz isso, porque tenho lido aqui. O que acontece é que na "minha" opinião é isso que eu acho. E então agora com este calor..., mas como disse é só a minha opinião. Citar
wesley_boy Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 Boas, EU no meu aquario grande ( 250L ) coloco directamente da torneira.. alias tenho uma " mangueira " que utilizo para tirar a agua do aquario, e depois é só ligar a torneira e voltar a encher Até ver não tenho tido nenhum problema Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Quo Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 penso que deixar repousar a água uma semana inteira é um exagero! Penso que bastam dois dias. Mas 24 horas depois a água já evaporou algum cloro. Não brinquem muito com o cloro, não só afecta a saúde dos peixes, como das bacterias. No entanto ajuda a prevenir algas, bacterias e fungos. É como se diz, uma pequena TPA com água da companhia não vai fazer mal, o aquario tem que estar bem maturado, para prevenir perdas significativas da bacterias do ciclo. Eu uso condicionador, neste momento Seachem Prime, basta por uma gotinha minima em cada balde, muito bom. Também não dispenso condicionador e já tive um tempo sem o usar. Mas ainda hoje ao fazer uma TPA, num aquario em que um dos meus peixes novos (acará amarelo) apareceu com uma doença, pus água directamente da torneira. uma boa ideia que deram ai no forum e que uso, pois permite além de evaporar cloro, oxigena a água, é a de usar a mangueira do chuveiro do WC para o balde, com a água a sair em alta pressão. Outras pessoas têm bons truques, como deixar a água 24 horas, com um filtro interno a movimentar a água no balde! Citar
PioM Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 Boas. Por haver experiências contrárias sem fatalidades não quer dizer que pôr água directamente da torneira no aqua seja um procedimento correcto. Tambem nao tenho dados científicos que provem ser incorrecto. Claro que tambem depende da àgua, a minha por exemplo, nem a bebo. Mas, a adição de cloro à agua da rede é um facto incontornável, logo, na minha opinião, no mínimo deve-se deixar a àgua repousar 24h em recipiente aberto. É o que faço. Mais, eu retiro-a do cano usando o chuveiro, criando mais agitação. Há que referir que faço TPA's de 40% todas as semanas... Com ou sem aditivos, directamente da torneira, pra mim, it's a no go. Cumps. Citar "Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."
vspereira Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 penso que deixar repousar a água uma semana inteira é um exagero! Penso que bastam dois dias. Mas 24 horas depois a água já evaporou algum cloro. Não brinquem muito com o cloro, não só afecta a saúde dos peixes, como das bacterias. No entanto ajuda a prevenir algas, bacterias e fungos. É como se diz, uma pequena TPA com água da companhia não vai fazer mal, o aquario tem que estar bem maturado, para prevenir perdas significativas da bacterias do ciclo. Eu uso condicionador, neste momento Seachem Prime, basta por uma gotinha minima em cada balde, muito bom. Também não dispenso condicionador e já tive um tempo sem o usar. Mas ainda hoje ao fazer uma TPA, num aquario em que um dos meus peixes novos (acará amarelo) apareceu com uma doença, pus água directamente da torneira. uma boa ideia que deram ai no forum e que uso, pois permite além de evaporar cloro, oxigena a água, é a de usar a mangueira do chuveiro do WC para o balde, com a água a sair em alta pressão. Outras pessoas têm bons truques, como deixar a água 24 horas, com um filtro interno a movimentar a água no balde! Deixo 1 semana pq troco ao sábado. Assim n corro o risco de me esquecer de encher. Não acredito q numa semana perca qualidd. Fica com a tampa aberta 1 dia e dp fecho... Acredito q seja o melhor método... ou dos melhores e sem custos! Citar O meu Aquario - "A Selva" O meu blog (Vacuradas)
Alvaro Silva Publicado: Agosto 11, 2010 Publicado: Agosto 11, 2010 Boas Eu tenho uns garrafões de 5 Litros,com água da companhia durante uma semana,quando vou fazer o TPA destapo o garrafão uma hora antes do TPA,quando os garrafões são cheios,e sobre preção,logo ai sai algum cloro,já ando no vicio de aquários a serca de 3 decadas e não tenho razões de queixa,não uzo nada para a água quanto menos quimicos melhor,mas isto sou eu,assim como os aquários para mim tudo o mais natural pocivel. Cump: A.S Citar
Tânia Filipa Publicado: Agosto 12, 2010 Publicado: Agosto 12, 2010 A experiência conta muito e dá muita segurança. Eu como não tenho muita experiência, também não quero ter nem consigo ter muita confiança. Então faço como em parte o Quo diz, ou seja quando é pouca água como por exemplo ela agora evapora mais com o calor, lá meto um litro ou dois directo da torneira, mas se for tpas de por exemplo 10 a 20 litros, não consigo não usar o acondicionador, parece que fico com a consciência pesada de saber que posso meter um produto que lhes deixará a água "boa" e que não ponho, podendo eles se recentirem... vá-se lá entender esta cabeça. Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Agosto 12, 2010 Publicado: Agosto 12, 2010 eu tambem nao uso acondicionadores, tpa's de 50 litros semanalmente directamente da torneira, mas tambem a agua vem em alta pressao graças a um chuveiro que me permite selecionar modo de saida de agua (tipo chuveiro de hidromassagem) escolho o modo pressurizado e aquilo abre apenas 5 buracos (dos 30 existentes) e sai com muita pressao mesmo, isso é sufeciente para eliminar o cloro Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Recommended Posts