Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, vou experimentar fazer um plantado num aqua de 80l, mas tenho uma duvida, eu tenho dois substractos da JBL, um com grãos finis, axo que é um tal que xamam de manado, e outro com grãos mais grossos, este flutua se não tivermos cuidado, a minha duvida é se axam que fica mal se juntar os dois, isto é não keria fazer camadas. Tenho ke utilizar os dois pois não quero gastar muito guito, e como tinha estes dois (mais ou menos 3,5 kg os dois juntos), keria aproveitar.

Publicado:

Tens 3,5 kg de substrato para um aqua de 80 litros? Quais as dimensões da base? Parece-me bastante insuficiente. No meu de 60x37 de base utilizei 11 kg de areão preto e mesmo assim olho para o aqua e acho que foi pouco (queria mais uns desníveis)...

De qualquer forma, quanto ao JBL Manado, nunca utilizei, mas sei quem utiliza e já vi ao vivo e indicaram-me que é um pouco dificil de acentar (demorar um pouco a compactar).

Se fosse a ti apostava uns euros noutro substrato, é a minha opinião :popcorn:

Publicado:

Boas. Olha eu uso manado no meu aquário e usei essa quantidade para o meu aqua de 40 L ou seja os 3.5kg é pouco para o teu. Quanto ao substrato em si estou satisfeito com ele. Mas atenção ele não é fértil. É inerte. Estou a pensar trocá-lo agora no final do mês por um Red Sea ou algo da mesma qualidade. Essa cena de ele custar acentar ...eu coloquei no meu aqua coloquei a água ( alguns grãos ficaram a flutuar sim, mas nada que seja por aí além) e retirei os grãos que flutuaram com uma rede e pronto.

Mas se queres uma dica...se queres um bom plantado e puderes investir numa coisa melhor...

Tudo depende das plantas que vais por e do orçamento

Cumprimentos :D

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro