FabioCorreia Publicado Agosto 7, 2010 Publicado Agosto 7, 2010 Boas, isto e algo que me acontece constantemente, sempre mas sempre que meto comida congelada ( dentro do prazo e ja diluida em agua apos 30m) fico sempre com os ramirezzi e neons cheios de ictio, é tiro e queda. Isto acontece a mais alguem? Porque sera? Cumprimentos Citar
SmylleAndre Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 (editado) Fabio, posso te afirmar que o ictio não é causado por comida congelada. Se a comida for congelada, nao ha como passar ictio, se for fervida tambem nao... O ictio é comum em ambientes com temperatura menor do que 26ºC e/ou com quedas de temperatura muito bruscas. Você costuma fazer trocas parciais? Qual a litragem do seu aquario? Quais os peixes que estao nele? Quais deles estao com os sintomas de ictio? Qual a temperatura do seu aquario sempre que você olha(você tem termostato?)? (Sintomas de ictio: peixe se esfregando no fundo ou decoração do aquario, pode apresentar potinhos brancos na superficie do peixe) [smylle]André Corrêa. É bom lembrar que é importante resolver o problema, visto que neons e ramirezis sao peixes muito "fraquinhos"e frageis... Qualquer troca parcial excessiva, ou algum problema na agua pode mata-los facilmente... Quase me esqueço, pelo que sei (me corrija se estiver errado) a comida certa para ramizezis e neons sao artêmias "frescas"... E pelo fato de que alguns ramirezis nao se dao bem com comidas em flocos, deve-se triturar os flocos e agita-los na agua para começarem a cair. Editado Agosto 8, 2010 por Hugo R. Silva Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS Citar
Tugz Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 Pode estar a acontecer a comida congelada arrefecer a água. O ictio manifesta-se muito facilmente quando existem variações bruscas de temperatura. Metes a comida directamente congelada no aquário? Citar
FabioCorreia Publicado: Agosto 10, 2010 Autor Publicado: Agosto 10, 2010 Fabio, posso te afirmar que o ictio não é causado por comida congelada. Se a comida for congelada, nao ha como passar ictio, se for fervida tambem nao... O ictio é comum em ambientes com temperatura menor do que 26ºC e/ou com quedas de temperatura muito bruscas. Você costuma fazer trocas parciais? Qual a litragem do seu aquario? Quais os peixes que estao nele? Quais deles estao com os sintomas de ictio? Qual a temperatura do seu aquario sempre que você olha(você tem termostato?)? (Sintomas de ictio: peixe se esfregando no fundo ou decoração do aquario, pode apresentar potinhos brancos na superficie do peixe) [smylle]André Corrêa. É bom lembrar que é importante resolver o problema, visto que neons e ramirezis sao peixes muito "fraquinhos"e frageis... Qualquer troca parcial excessiva, ou algum problema na agua pode mata-los facilmente... Quase me esqueço, pelo que sei (me corrija se estiver errado) a comida certa para ramizezis e neons sao artêmias "frescas"... E pelo fato de que alguns ramirezis nao se dao bem com comidas em flocos, deve-se triturar os flocos e agita-los na agua para começarem a cair. Ora viva, sim costumo fazer trocas semanais 20% da agua, Litragem sao 200litros, tenho cerca de 15 neons, 3 ramirezii, 3 kribensis, 4 cascudos. Com sintomas de ictio so os ramireziis , totalmente cobertos de ictio, a temperatura do aquario esta sempre nos 28-30º agora de verao sem termostato ligado, pois mesmo de noite a temperatura nao desce 1 º grau que seja. A situacao e que quando nao dou comida congelada, nem 1 peixe com ictio que tenho durante meses, assim que meto a comida, passado 2 horas no maximo ja ando com peixes com ictio, por isso e que pus a pergunta em causa Citar
FabioCorreia Publicado: Agosto 10, 2010 Autor Publicado: Agosto 10, 2010 Pode estar a acontecer a comida congelada arrefecer a água. O ictio manifesta-se muito facilmente quando existem variações bruscas de temperatura. Metes a comida directamente congelada no aquário? Boas , nao , 1 meto a comida dentro de uma garrafa com cerca de 2cm de agua, passados 30 m a 40maii sim meto dentro do aquario. Acho muito esquesito Citar
SmylleAndre Publicado: Agosto 10, 2010 Publicado: Agosto 10, 2010 (editado) Ora viva, sim costumo fazer trocas semanais 20% da agua, Litragem sao 200litros, tenho cerca de 15 neons, 3 ramirezii, 3 kribensis, 4 cascudos. Com sintomas de ictio so os ramireziis , totalmente cobertos de ictio, a temperatura do aquario esta sempre nos 28-30º agora de verao sem termostato ligado, pois mesmo de noite a temperatura nao desce 1 º grau que seja. A situacao e que quando nao dou comida congelada, nem 1 peixe com ictio que tenho durante meses, assim que meto a comida, passado 2 horas no maximo ja ando com peixes com ictio, por isso e que pus a pergunta em causa Não sou a pessoa certa para falar o que está a acontecer. Posso apenas dizer-lhe que para previnir o suspeito ictio, você pode: -Enxer um "pote" (bacia, outro aquario, etc.) com água, após retirar o cloro (naturalmente esperando o periodo de 2 dias com a água parada) ou com remédio anti-cloro, trate a água com Aqualife (para evitar possiveis problemas diferentes devido a água), além de acertar o pH e temperatura. Mantenha os peixes com ictio neste recipiente e trate-os com o respectivo remédio (por exemplo:Labcon Ictio). Mantenha-os lá até uma semana após os sintomas visíveis a olho nú sumirem. -Fazer uma troca de 40% no aquario, muito cuidado ao repor a água, deve estar nos mesmos niveis de pH, temperatura e etc do aquario. Aplique 35 gotas de Labcon Aqualife a cada 2 semanas para previnir possíveis agentes causadores de doenças/infecções. Depois desta, volte a fazer trocas comuns de 20% semanalmente. -Suspenda o uso da comida suspeita até saber o que se passa. Poste fotos dos peixes com suspeita de ictio, talves outras pessoas ou até mesmo eu possamos ajuda-lo, visto que o fato de ictio não ser comum em temperaturas de 28º-30º não que dizer que seja impossível de ocorrer. Editado Agosto 10, 2010 por SmylleAndre Citar
FabioCorreia Publicado: Agosto 11, 2010 Autor Publicado: Agosto 11, 2010 Não sou a pessoa certa para falar o que está a acontecer. Posso apenas dizer-lhe que para previnir o suspeito ictio, você pode: -Enxer um "pote" (bacia, outro aquario, etc.) com água, após retirar o cloro (naturalmente esperando o periodo de 2 dias com a água parada) ou com remédio anti-cloro, trate a água com Aqualife (para evitar possiveis problemas diferentes devido a água), além de acertar o pH e temperatura. Mantenha os peixes com ictio neste recipiente e trate-os com o respectivo remédio (por exemplo:Labcon Ictio). Mantenha-os lá até uma semana após os sintomas visíveis a olho nú sumirem. -Fazer uma troca de 40% no aquario, muito cuidado ao repor a água, deve estar nos mesmos niveis de pH, temperatura e etc do aquario. Aplique 35 gotas de Labcon Aqualife a cada 2 semanas para previnir possíveis agentes causadores de doenças/infecções. Depois desta, volte a fazer trocas comuns de 20% semanalmente. -Suspenda o uso da comida suspeita até saber o que se passa. Poste fotos dos peixes com suspeita de ictio, talves outras pessoas ou até mesmo eu possamos ajuda-lo, visto que o fato de ictio não ser comum em temperaturas de 28º-30º não que dizer que seja impossível de ocorrer. Ok muito obrigado pela ajuda, irei assim que possa postar imagens mas e ictio de certeza. Irei fazer o tratamento, mais uma vez obrigado Citar
Recommended Posts