Vti_co Publicado Agosto 7, 2010 Publicado Agosto 7, 2010 (editado) Ora boas recentemente adqiri um casal de bettas para me aventurar tambem na reproduçao desta especie. agarrei num aqua que leva pouco mais de 60 lts e coloquei agua com uma altura de 10 cms fiz os tais procedimentos para estimular o acasalamento e adicionei um pedaço de folha de amendoeira da india. dia seguinte a folha nem tocva na agua com quantidade de bolhas que tinha por baixo A femea apresentava estar pronta, soltei-a, após umas horas soltou os ovos. hoje já tinha alevins a nadar na vertical sei que o macho nao pode ser alimentado durante cerca de 3 ou 4 dias (até ser retirado) agora as duvidas: -quando começar a aumentar a coluna de água? e de que forma? gota a gota? -mantenho uma moon light acesa de noite. Procedimento correcto? -Após quantos dias devo começar a fornecer alimento? logo após a retirada do macho? -quanto à alimentaçao dos pequenotes? normalmente com outras especies costumo dar artemia recem eclodida. Nos bettas resulta? -Tambem li acerca de colocar uma casca de banana após ter estado ao sol. Como faço isso ao certo? quanto tempo ao sol e quanto tempo a devo deixar no aqua dos bettas de forma a não estar a piorar as condiçoes da agua? -pedra difusora a mandar ar é aconcelhavel nao? -Mais alguma coisa que queiram aconcelhar? Vou tirar fotos para colocar aqui desde já um obrigado cumps Editado Agosto 7, 2010 por Vti_co
pnadre Publicado: Agosto 7, 2010 Publicado: Agosto 7, 2010 (editado) -quando começar a aumentar a coluna de água? e de que forma? gota a gota? Eu ao fim de uma semana começo a por mais ou menos 2cm de agua, eu para por a agua utilizo um garrafao de agua de 5 litros k é onde ponho a agua pronta para tpa"s com um tubo (igual ao da bomba de ar) meto dentro do garrafao e outra no aqua dos alevins metes o garrafao mais alto k o aqua e chupas a agua (como se faz para retirar gasolina) pela ponta do tubo k esta no aqua, assim a agua entra devagar sem muita pressao ou corrente. -mantenho uma moon light acesa de noite. Procedimento correcto? Varia de criador para criador eu nao utilizo, poderas por nos 4 dias em k o macho la fica para ele ver os alevins k caem e os ir apanhar, fora isso nao aconcelho (no habitat natural nao têm logo tb nao ponho) -Após quantos dias devo começar a fornecer alimento? logo após a retirada do macho? 3/4 dias, regra geral acaba o abraço nupcial (ves a femea a um cantinho com medo do macho e ele nao a deixa aproximar do ninho) femea fora, quando a maioria dos alevins nadam na horizontal macho fora e começas a dar comida -quanto à alimentaçao dos pequenotes? normalmente com outras especies costumo dar artemia recem eclodida. Nos bettas resulta? Resulta muito bem tenta variar tb betta starter é optimo -Tambem li acerca de colocar uma casca de banana após ter estado ao sol. Como faço isso ao certo? quanto tempo ao sol e quanto tempo a devo deixar no aqua dos bettas de forma a não estar a piorar as condiçoes da agua? mais ou menos certo... para fazeres microvermes num jarro de vidro poe agua e uma casca de banana ou folha de couve ( couve vais ficar com um ganda piteu em casa em termos de cheiro logo aconcelho so a casca de banana) poe ao sol de manha e tira ao final da tarde, para verificares se la tens os microvermes fecha te num quarto as escuras e foca uma luz directa para a boca do jarro vais ver uns bichinhos a mexer, com um conta gotas poes no aqua umas gotas pros bettas comerem. -pedra difusora a mandar ar é aconcelhavel nao? com muito pouco fluxo ao final 5 diad ou uma semana se nao tiveres bomba de 2 velocidades faz um pequeno furo no tubo junto a bomba com um alfinete -Mais alguma coisa que queiram aconcelhar? Assim k vires os machos a porrada ou com pequenos arrufos separa os e Aconcelho te a pagar me um cafe quando eu for a Lagos que eu mereço Editado Agosto 7, 2010 por pnadre
Vti_co Publicado: Agosto 7, 2010 Autor Publicado: Agosto 7, 2010 -quando começar a aumentar a coluna de água? e de que forma? gota a gota?Eu ao fim de uma semana começo a por mais ou menos 2cm de agua, eu para por a agua utilizo um garrafao de agua de 5 litros k é onde ponho a agua pronta para tpa"s com um tubo (igual ao da bomba de ar) meto dentro do garrafao e outra no aqua dos alevins metes o garrafao mais alto k o aqua e chupas a agua (como se faz para retirar gasolina) pela ponta do tubo k esta no aqua, assim a agua entra devagar sem muita pressao ou corrente. -mantenho uma moon light acesa de noite. Procedimento correcto? Varia de criador para criador eu nao utilizo, poderas por nos 4 dias em k o macho la fica para ele ver os alevins k caem e os ir apanhar, fora isso nao aconcelho (no habitat natural nao têm logo tb nao ponho) -Após quantos dias devo começar a fornecer alimento? logo após a retirada do macho? 3/4 dias, regra geral acaba o abraço nupcial (ves a femea a um cantinho com medo do macho e ele nao a deixa aproximar do ninho) femea fora, quando a maioria dos alevins nadam na horizontal macho fora e começas a dar comida -quanto à alimentaçao dos pequenotes? normalmente com outras especies costumo dar artemia recem eclodida. Nos bettas resulta? Resulta muito bem tenta variar tb betta starter é optimo -Tambem li acerca de colocar uma casca de banana após ter estado ao sol. Como faço isso ao certo? quanto tempo ao sol e quanto tempo a devo deixar no aqua dos bettas de forma a não estar a piorar as condiçoes da agua? mais ou menos certo... para fazeres microvermes num jarro de vidro poe agua e uma casca de banana ou folha de couve ( couve vais ficar com um ganda piteu em casa em termos de cheiro logo aconcelho so a casca de banana) poe ao sol de manha e tira ao final da tarde, para verificares se la tens os microvermes fecha te num quarto as escuras e foca uma luz directa para a boca do jarro vais ver uns bichinhos a mexer, com um conta gotas poes no aqua umas gotas pros bettas comerem. -pedra difusora a mandar ar é aconcelhavel nao? com muito pouco fluxo ao final 5 diad ou uma semana se nao tiveres bomba de 2 velocidades faz um pequeno furo no tubo junto a bomba com um alfinete -Mais alguma coisa que queiram aconcelhar? Assim k vires os machos a porrada ou com pequenos arrufos separa os e Aconcelho te a pagar me um cafe quando eu for a Lagos que eu mereço Obrigado seja ajuda. O café tá prometido
António Lourenço Publicado: Agosto 16, 2010 Publicado: Agosto 16, 2010 Olá Uma coisa são microvermes outra são infusórios. Na primeira é preciso uma cultura de arranque. em vez da pedra difusora, é mais útil um filtro de esponja. Tem duas funções:Filtragem (muito importante) e oxigenio (importancia relativa....e na minha opinião mais contras que prós). Nos dois casos ter atenção ao fluxo (no caso do filtro) e à movimentação gerada pelas bolhas. Reduzir ambos ao minimo. Alimentação dos alevins 48 horas após o nascimento e gradual. Se tiveres artemia recem nascida aproveita. Espero ter ajudado. Cumpr. antónio
Recommended Posts