Vanessa Franco Publicado Agosto 6, 2010 Publicado Agosto 6, 2010 Boas, Tenho um Betta à 3 semanas e de há uns dias para cá, notei que ele tem ficado com a cauda transparente, a cauda era vermelho vivo e agora parece que está a desaparecer.. A comida que dou é Nutrafin Max em flocos, e Tetramin da TETRA. Alimento-o uma vez por dia como a senhora da loja disse. Algumas dicas? Estou preocupada :/ P.S: ele continua muito bem disposto na mesma, com o mesmo apetite e a nadar muito. Obrigada! Citar
JMG Publicado: Agosto 6, 2010 Publicado: Agosto 6, 2010 Quais são as suas condições da água do seu aquário? Pode ser devido as condições da água ou algum stress. Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Vanessa Franco Publicado: Agosto 6, 2010 Autor Publicado: Agosto 6, 2010 Quais são as suas condições da água do seu aquário?Pode ser devido as condições da água ou algum stress. É assim, eu por enquanto tenho-o num aquário de litro e meio, mudo a agua uma vez por semana e sempre que a mudo ponho sempre acondicionador (ou condicionador). Ele cada vez tem a cauda pior :/ Citar
JMG Publicado: Agosto 6, 2010 Publicado: Agosto 6, 2010 Que litragem tem o aquário? A cauda está a ficar transparente ou desfazer-se? Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
SmylleAndre Publicado: Agosto 7, 2010 Publicado: Agosto 7, 2010 Boas, Tenho um Betta à 3 semanas e de há uns dias para cá, notei que ele tem ficado com a cauda transparente, a cauda era vermelho vivo e agora parece que está a desaparecer.. A comida que dou é Nutrafin Max em flocos, e Tetramin da TETRA. Alimento-o uma vez por dia como a senhora da loja disse. Algumas dicas? Estou preocupada :/ P.S: ele continua muito bem disposto na mesma, com o mesmo apetite e a nadar muito. Obrigada! Vanessa, a descolocação da cauda pode se dar a 2 fatores: ou o peixe esta estresado ou ha algo de errado com as substancias e/ou medidas em sua agua. De segundo, gostaria de pedir que nao se ofenda, mas criar um peixe lindo como o betta em 1,5L é muita maudade com o bixinho... Aconselho você a comprar um aquario de no minimo 30L com altura maxima da agua de 20cm, seguindo todos os procedimentos basicos e necessarios para a criação de um habitat para o betta. Caso contrario: -Compre um teste de pH para aquarios na loja mais proxima, siga a bula, o pH deve ser neutro (7,0), caso nao esteja, a mesma loja que vende o teste contem os produtos para reparaçao, aconselho Labcon Alcali (caso a agua esteja acida) ou Labcon Acid (caso a agua esteja alcalina), quando meus peixes foram submetidos a aguas muito acidas, ocorreu a descoloração e corroção das caudas; -Ponha agua em uma garrafa de plastico de 2L devidamente limpa (de refrigerante). No lado de dentro da tampinha da garrafa, há um plastico que evita o escape de gases, use um garfo para retirar esse plastico. Faça furos na tampa apos tampar a garrafa, furos pequenos, para que nao haja contatos de insetos com a agua. Deixe a garrafa parada durante 1 semana, assim o cloro da agua evapora e a agua esta pronta para ser usada no aquario do betta. A cada 3 dias, troque metade da aqua do aquario do betta por esta agua que ficou uma semana em repouso. Isto se chama troca parcial. Estas trocas eliminam hormonios e composto expelidos pelo peixe, que em excesso o prejudica, tais como amonia, etc. A "quimica" na agua pode estar prejudicando e mesmo corroendo a cauda; -Compre um mini termometro (nao compre termometros flutuantes, o aquario é pequeno, isso tiraria ainda mais espaço do peixe...), controle a temperatura durante o dia. Variações altas de temperaturas e temperaturas abaixo de 24ºC e acima de 28ºC prejudicam o peixe, alem de causar o stress; -Evite o manuseio constante do aquario ou do peixe, como ja foi dito varias vezes, gera stress. Peixes submetidos a stress constante tendem a ficar palidos. Mas segue meu conselho: compre um aquario maior e tome os cuidados basicos para criação de um habitat bom para seu peixe viver, só nao esqueça de que ha boatos de que bettas estressam em aquarios com a altura da agua alta, pois eles respiram apenas na superficie, entao subir e descer distancias maiores do que 20/25cm os estressa... Espero ter ajudado, caso haja alguma infomação errada, mau explicada, ou seja o que for, por favor digam! Citar
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 (editado) Que litragem tem o aquário?A cauda está a ficar transparente ou desfazer-se? Desculpa não responder mais cedo, a cauda não se esta a desfazer, apenas parece que a cor está a derreter e a passar do vermelho vivo para um transparente :/ E a litragem é apenas de 1.5 litros, porque me ofereceram e como sou estudante ainda não tenho dinheiro suficiente para comprar um aquario maior, porque tinha de comprar nao só o aquario, como o filtro, aquecedor... Obrigada! Editado Agosto 8, 2010 por Vanessa Franco Citar
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 Vanessa, a descolocação da cauda pode se dar a 2 fatores: ou o peixe esta estresado ou ha algo de errado com as substancias e/ou medidas em sua agua. De segundo, gostaria de pedir que nao se ofenda, mas criar um peixe lindo como o betta em 1,5L é muita maudade com o bixinho... Aconselho você a comprar um aquario de no minimo 30L com altura maxima da agua de 20cm, seguindo todos os procedimentos basicos e necessarios para a criação de um habitat para o betta. Caso contrario: -Compre um teste de pH para aquarios na loja mais proxima, siga a bula, o pH deve ser neutro (7,0), caso nao esteja, a mesma loja que vende o teste contem os produtos para reparaçao, aconselho Labcon Alcali (caso a agua esteja acida) ou Labcon Acid (caso a agua esteja alcalina), quando meus peixes foram submetidos a aguas muito acidas, ocorreu a descoloração e corroção das caudas; -Ponha agua em uma garrafa de plastico de 2L devidamente limpa (de refrigerante). No lado de dentro da tampinha da garrafa, há um plastico que evita o escape de gases, use um garfo para retirar esse plastico. Faça furos na tampa apos tampar a garrafa, furos pequenos, para que nao haja contatos de insetos com a agua. Deixe a garrafa parada durante 1 semana, assim o cloro da agua evapora e a agua esta pronta para ser usada no aquario do betta. A cada 3 dias, troque metade da aqua do aquario do betta por esta agua que ficou uma semana em repouso. Isto se chama troca parcial. Estas trocas eliminam hormonios e composto expelidos pelo peixe, que em excesso o prejudica, tais como amonia, etc. A "quimica" na agua pode estar prejudicando e mesmo corroendo a cauda; -Compre um mini termometro (nao compre termometros flutuantes, o aquario é pequeno, isso tiraria ainda mais espaço do peixe...), controle a temperatura durante o dia. Variações altas de temperaturas e temperaturas abaixo de 24ºC e acima de 28ºC prejudicam o peixe, alem de causar o stress; -Evite o manuseio constante do aquario ou do peixe, como ja foi dito varias vezes, gera stress. Peixes submetidos a stress constante tendem a ficar palidos. Mas segue meu conselho: compre um aquario maior e tome os cuidados basicos para criação de um habitat bom para seu peixe viver, só nao esqueça de que ha boatos de que bettas estressam em aquarios com a altura da agua alta, pois eles respiram apenas na superficie, entao subir e descer distancias maiores do que 20/25cm os estressa... Espero ter ajudado, caso haja alguma infomação errada, mau explicada, ou seja o que for, por favor digam! Muito obrigada, ajudaste muito Sim eu já pedi pelo meu aniversário (que é daqui a uns dois mesinhos) um aquario de 20 litros que vi na Agriloja, que vem já com filtro, termostato e uma lampada. Porque eu so tenho 18 anos, e se fosse comprar isso por mim, acabavam-se logo as poupanças xD Muito obrigada pela ajuda mesmo! Eu acho que deve ser do stress. Porque uma prima minha mora no mesmo prédio que eu, o aquario dela é igual, a qualidade da água é igual como é obvio, faz as trocas como eu exactamente.. E o peixe dela está lindíssimo! Citar
JMG Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 Qual foi a última vez que fez TPA (Troca Parcial de Água) ? E quando começou o betta a ficar com a cauda transparente? Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 Qual foi a última vez que fez TPA (Troca Parcial de Água) ?E quando começou o betta a ficar com a cauda transparente? A ultima vez que fiz foi na quarta feira passada. Quando o fui escolher na loja de animais, ele já tinha certas partes a perder a cor, mas passava despercebido. Era mesmo quase nada, mas tem vindo a piorar! Vou tentar tirar uma foto que se perceba como está a cauda, para ver se consegues detectar o problema. Citar
JMG Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 Até pode ser da alimentação. Tem tido algum comportamento fora do normal? Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 (editado) Até pode ser da alimentação.Tem tido algum comportamento fora do normal? Na alimentação eu dou TetraMin da Tetra e Nutrafin Max Betta. Na minha zona não encontro bloodworms nem comida viva :/ Sim ele está bem, muito activo e come bem... Pensava que dava para colocar as fotos aqui, mas têm de estar na internet pelo que estou a perceber --' Editado Agosto 8, 2010 por Vanessa Franco Citar
JMG Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 Tente variar a alimentação. Até pode criar alimentação para o seu peixe: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62032 Pode as alojar na galeria do fórum: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730 (Tutorial) Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 Tente variar a alimentação.Até pode criar alimentação para o seu peixe: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62032 Pode as alojar na galeria do fórum: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730 (Tutorial) Obrigada, vou tentar fazer comida viva para ele Está aqui o link da imagem que pus, depois tente ver se detecta o que ele tem... Obrigada! http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...i&img=19284 Citar
JMG Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 Não consigo aceder ao link... Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 Não consigo aceder ao link... O album estava em privado, vou almoçar e ja te mando o link de novo, obrigada ! Citar
SmylleAndre Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 Até pode ser da alimentação.Tem tido algum comportamento fora do normal? Desculpas pela intromissao, mas acho que a comida é um fator dispensavel, visto que o betta é activo e come normalmente. Dispensando o fator da qualidade da comida, os unicos que restam (capazes de transparecer a cauda do animal) é o stress e/ou propriedades quimicas da agua. Citar
JMG Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 (editado) Não precisas de pedir desculpas nenhumas SmylleAndre. As bettas fêmeas tem uma forma bastante própria para demonstrar a sua alimentação "incham" na zona da barriga. Os bettas machos podem responder por exemplo neste caso por alteração da sua cor. Concordo contigo nos factores condições químicas da água e stress. Como pode ser também bactérias ou alimentação. Editado Agosto 8, 2010 por JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
SmylleAndre Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 (editado) Não precisas de pedir desculpas nenhumas SmylleAndre. As bettas fêmeas tem uma forma bastante própria para demonstrar a sua alimentação "incham" na zona da barriga. Os bettas machos podem responder por exemplo neste caso por alteração da sua cor. Concordo contigo nos factores condições químicas da água e stress. Como pode ser também bactérias ou alimentação. ok :] concordo inteiramente, mas pelo que sei (me corrija se estiver errado) o betta macho oscila em cores da sua gama original, nao para transparente. Mesmo machos completamente albinos oscilam entre rosa muito fraco, prateado e branco-bege, nunca ao transparente. O betta muta suas celulas caracteristicas da cor original, em tons que variam sob sua gama original, para ficar transparente, necessita ter um defice de amelanina gravissimo. Não é uma reação propria do peixe. Talves o excesso de hormonios na agua "combinados" com o pH estejam corroendo as primeiras camadas de celulas pigmentares do mesmo, se for isto, logo o peixe vira a ter hemorragias superficiais (principalmente atras das nadedeiras e cabeça), o que quase sempre leva a morte Pode-se tornar um quadro muito triste se nao for cuidado com muita atenção... Editado Agosto 8, 2010 por SmylleAndre Citar
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 Não precisas de pedir desculpas nenhumas SmylleAndre. As bettas fêmeas tem uma forma bastante própria para demonstrar a sua alimentação "incham" na zona da barriga. Os bettas machos podem responder por exemplo neste caso por alteração da sua cor. Concordo contigo nos factores condições químicas da água e stress. Como pode ser também bactérias ou alimentação. Não tens que pedir desculpa, até agradeço porque assim tenho menos dúvidas Não sei se agora já conseguem ver a imagem da cauda do meu peixe, se conseguirem digam algo Cá está o link: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...i&img=19284 Citar
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 ok :] concordo inteiramente, mas pelo que sei (me corrija se estiver errado) o betta macho oscila em cores da sua gama original, nao para transparente. Mesmo machos completamente albinos oscilam entre rosa muito fraco, prateado e branco-bege, nunca ao transparente. O betta muta suas celulas caracteristicas da cor original, em tons que variam sob sua gama original, para ficar transparente, necessita ter um defice de amelanina gravissimo. Não é uma reação propria do peixe. Talves o excesso de hormonios na agua "combinados" com o pH estejam corroendo as primeiras camadas de celulas pigmentares do mesmo, se for isto, logo o peixe vira a ter hemorragias superficiais (principalmente atras das nadedeiras e cabeça), o que quase sempre leva a morte Pode-se tornar um quadro muito triste se nao for cuidado com muita atenção... Espero que não seja esse o caso :/ Citar
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 Não consigo aceder ao link... Não sei se agora já conseguem ver a imagem da cauda do meu peixe, se conseguirem digam algo Cá está o link: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...i&img=19284 Citar
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 Não sei se agora já conseguem ver a imagem da cauda do meu peixe, se conseguirem digam algo Cá está o link: Já vi que o link que mandei não está mesmo a dar. Mando o link onde está o meu album, na Galeria de Membros: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ey=*&st=675 E está la um album "Vanessa Franco" E ao entrar, vêm onde diz "Peixinho Betta - Disney" E carregam aí, talvez já dê. Desculpem lá pela massada :/ Citar
JMG Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 Não o posso corrigir porque nem eu percebo o que escreveu nem tenho conhecimentos acerca dos bettas e científicos suficientes para entender. A razão porque acha que o betta está transparente e falas é devido a ter um défice baixo de um hormona, correcto? De onde acham que vem essas hormonas na água? E não percebo como as hormanas e o pH se combinam, se puder explicar agradecia. Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
JMG Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 Nop, não dá. Faça assim: 1- Vá a sua galeria. 2- Carregue e abre o seu álbum. 3- Seleccione New Image. 4-Vá a zona do upload e coloque lá imagem (verifique se a imagem encontra-se naqueles formatos). 5- Carregue post image E está feito. Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Vanessa Franco Publicado: Agosto 8, 2010 Autor Publicado: Agosto 8, 2010 Nop, não dá.Faça assim: 1- Vá a sua galeria. 2- Carregue e abre o seu álbum. 3- Seleccione New Image. 4-Vá a zona do upload e coloque lá imagem (verifique se a imagem encontra-se naqueles formatos). 5- Carregue post image E está feito. Copiei o link onde diz: Endereço da imagem. Veja lá se já dá: http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...2439_383440.jpg Citar
Recommended Posts