Iluminação adequada


luisaleixo

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Venho colocar-vos uma questão que persiste na minha cabeça, agora que estou a montar um novo aquário com aproximadamente 300l (espero que o salto não seja grande... pois o anterior era de 120l), e é relativamente à iluminação.

 

Quero este novo aqua plantado, mas só tenho uma calha com 1 lâmpada fluo de 1m. Sei que é pouco...

 

Pelo que li pelo fórum fiquei a saber que a iluminação com lâmpadas HQI será muito melhor para a flora, e como não sabia o que era, fui pesquisar e vi que as armações são muito semelhantes a alguns focos que tenho no exterior da minha casa.

 

Será que para poder poupar um pouco poderei colocar um desses focos (300w) ou dois (de 150w cada)?

 

Mesmo não podendo colocar essa iluminação, não ficará muito dispendioso o consumo energético colocando o aqua com 300w?

 

Agradeço a todos os que me puderem esclarecer e dar a opinião... já agora aquela que saia mais barata, pois todos temos que apertar o cinto...

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

penso que os focos nao sejam o mais adequado pois presicas de lampadas proprias para as lampadas ja para nao falar que a conta da luz pode disparar em flecha tenta pelo menos ter ai no minimo 2 lampadas t5 high light talvez de 45w sao muito boas.

 

cumps

 

gil vicente

Um peixe nao e so pelo natal e para toda a vida................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como foi dito as t5 são as mais economicas a nivel de consumo, mas para ter 300watts em t5 vais precisar de algumas lampadas e gastar algum dinheiro na altura de troca das mesmas (+-9meses).

os projectores de que falas são de facto muito semelhantes mas não são iguais, pois utilizam lampada de halogénio.

No teu caso o hqi até pode ser uma boa opção dado que é o unico sistema em que te permite concentrar uma grande quantidade de luz num "pequeno" projector. Porém são um pouco caros e gastam mais comparativamente ás t5 e t8, mas a longevidade das lampadas é superior em relação aos outros sistemas (2-3anos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

penso que os focos nao sejam o mais adequado pois presicas de lampadas proprias para as lampadas ja para nao falar que a conta da luz pode disparar em flecha tenta pelo menos ter ai no minimo 2 lampadas t5 high light talvez de 45w sao muito boas.

 

cumps

 

gil vicente

 

 

Boas,

 

Será suficiente 90w? (45+45) para um plantado?

 

Depois de montado como está previsto, a coluna de água deverá ser de aproximadamente 50cm, com um volume de água de quase 300l...

 

Obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.