Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Estou numa luta constante há mais ou menos 15 dias. Tenho um aquário de 250L com 6 Discus, PH - 6,5 , Nitrito e Nitrato - 0 , Amonia - 0. Meu problema é que há 20 dias atrás comprei um Discu que supostamente estava desparasitado e não apresentava nenhum tipo de doença. Depois de 5 dias me deparei com 4 dos meus discos completamente escuros, olhos inchados, barbatanas para dentro e sempre escondidos com as pontas das barbatanas tipo ´comidas´. Voltei ao local onde comprei o Disco e o senhor me informou que realmente eram parasitas e que os dele também estavam assim e me deu um pouco do medicamento KANAPLEX - SEACHEM onde supostamente no prazo de 3 dias estaria tudo ok juntamente com o BAKTOPUR - SERA . Passado 4 dias os discos estavam quase todos bons com exceção de um deles, então o mesmo senhor disse-me que deveria fazer um TPA DE 30% e iniciar o outro tratamento com MELAFIX durante uma semana. No terceiro dia de tratamento todos os Discus voltaram a ficar escuros e pior, agora tem pontos brancos saindo da pele, mesmo superficial , onde ao meu ver parece estar saindo de dentro para fora da pele e uma mancha branca tipo veludo na meio do corpo , sem contar com o desespero deles de se coçar em alguma coisa. Voltei novamente no mesmo sitio e uma vez que já não havia o medicamento inicial KANAPLEX - SEACHEM me indicou novo tratamento com HEXAMITA e dei início ontem a esta nova medicação. O que gostaria de saber de pessoas realmente entendidas no assunto é se realmente este medicamento vai me ajudar em alguma coisa porque nesta brincadeira já perdi um Discu e não posso nem devo estar fazendo tanto tempo com um medicamento em cima do outro e já não suporto ver os coitados dos Discus doentes. Portanto agradeceria imenso a quem puder ajudar a solucionar isto .

Vou adicionar algumas fotos para tentar ajudar...

Obrigado

Tatiana

http://a.imageshack.us/img10/4061/dsc3441l.jpg

http://a.imageshack.us/img228/7336/dsc3459u.jpg

http://a.imageshack.us/img237/2309/dsc3439.jpg

Publicado:

Esse discus estás muito stressado e/ou doente.

Faz o Hexamita na totalidade como explica na bula. Esses pontos brancos que falas são no corpo ou mais especificamente na cabeça dos discus?

Eles estão doentes, provavelmente com parasitas internos e externos - daí os olhos enevoados, rasparem-se nas decorações/plantas,...

Não sei se o heaxamita se pode fazer em conjunto com o esha2000 mas informa-te, se sim, fá-lo, MAS INFORMA-TE primeiro.

Boa sorte

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Ola, os pontos brancos são no corpo, não há lugar específico mais passa a ser um pouco estranho porque sai mesmo do corpo.. são minúsculos e superficiais !! acho mesmo que são parasitas.... se em 3 dias isto não curar.. posso continuar a dosagem?! porque hoje já estou no segundo dia , já começo a ver melhoras de alguns mais tenho ainda dois muito escuros e tenho quase certeza de que não vai estar totalmente recuperado até amanha!!! O Que você acha?

Publicado:

Já procuraste por ictio? Pode ser isso ou oodinium - esses pontos

Faz o tratamento na integra e à risca. Se for preciso depois fazes um anti-bacteriano para as infecções secundárias.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado:

Não é ictio, eu ja tive um escalar com isso esse pontos brancos saem mesmo da pele.. são mesmo por fora ...!! que anti bacteriano voce indica?

Publicado:

O esha2000 é um antibiótico de espectro muito abrangente.

Não devias ter um frenatus ("tubarão" de pontas vermelhas -Epalzeorhynchos frenatum) com os discus...

Os pontos brancos q falas são tipo lombrigas a sair da pele?

Publicado:

Oi

O Aquário está a entrar numa espiral...

O Bactopur e outros devem ter afectado o ciclo biológico.

Dificilmente um aquario tem NO3=0...será melhor medir, já agora medir tudo convenientemente.

Os olhos opacos indicam de alguma forma isso.

Faça mais TPA´s e medique em aquario hospital, especialmente antibioticos.

Os pontos serão quase de certeza conídios de alguma forma de fungo possivelmente Aspergillus, que tomam esse aspecto vistos a olho nu.

Essa será a prova cabal de que algo não está bem na água, já que os fungus sendo heterotróficos, apenas aparecem quando o ambiente aquatico lhes é favoravel.

Finalmente: medique apenas quando tiver certeza do que os peixes têm e mais uma vez em aquario hospital.

Cumps

frame.jpg

Publicado:

O Hugo tem razão.

O baktopur só deve ser utilizado em aqua de quarentena visto atacar também as bactérias do ciclo do nitrogénio.

Já o Hexamita da esha não o faz e poderá eventualmente ser utilizado no aqua principal (se houver um de quarentena/hospital melhor).

Concordo principalmente com a última afirmação, mas visto já ter iniciado o tratamento com esha hexamita o melhor é mesmo continuar até ao final.

Não me parece q o discus na foto esteja somente com uma infecção externa devido à sua magreza e debilidade em geral... não é somente os olhos enovoados e pontos brancos - infecções secundárias.

Publicado:

Boas,

Para ajudar-te podes colocar um pouca mais de informaçao por favor.

Temperatura da agua.

Dimensoes do aqua.

Filtragem. exterior-interior, capacidade, volume, materias utilizadas, frequencia de limpeza

TPA's frequencia e quantidade.

se o aqua nao fosse plantado dizia-te, 30º e sal para dentro.

Plantado:

Eu gostei muito de usar esha 2000.

Hoje uso azul de metileno no que me parece ser parasitagem externa dos bichinhos.

Aguarda mais comentarios.

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:

ola

depois do que vi ...o que me parece é

peixe com deficiência de crescimento ....grave

depois parasitas internos...em ultimo estado

esse peixe dificilmente terá salvação

boa sorte segue os conselhos do hugo e do ricardo!

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

ok.. vamos la então... passei uma informação errada sem querer.. peço desculpas...

É um aquário em media de 250L -

temp - 30º

filtragem exterior com UV - capacidade ate 1400L/h .

Faço TPA´S de 30% 1 vez por semana, sempre no mesmo dia.

PH- 6.5

NO4-1.5 mg/l

NO3-0,006 mg/l

NO2- 0

Hoje termina a medicação com Hexamita e tenho um discu que ainda não está 100%. Agora não sei de devo parar ou se continuo mais uns dias já que a maioria deles melhoraram....

Tenho também aqui o Melafix que é anti bacteriano ....

aguardo respostas...

Obrigado.

Tatiana

Publicado:

Agora me deparei com uma situação, prestando atenção no que me disse o hugo, notei que o NO4 tem vindo a aumentar com estas ideias de medicamentos por todos os lados, isto é normal de acontecer pela quantidade de remédios e desregularização de tpa´s que já estava acostumada a fazer ?

Publicado:

:)Olá

NO4? hummm deve ser NH4.

NO3 a 0,006? humm será NH3?

Põe lá isso certinho.

Se o Nitrito (NO2) ou a amónia (NH4) está a subir é porque o filtro está mesmo afectado.

Faz trocas de água, mas enquanto existir NH4 e NH3, não deixes subir esse Ph, Mantem-o a 6,5.

Deves fazer trocas de água até que o valor de NH4, NH3 e NO2, sejam 0!!Isto é mesmo uma obrigatoriedade.

1º resolvem-se sempre os problemas da água e isso só se consegue medindo.

Depois de termos a certeza que não é da água, é que se medica se for o caso.

Portanto neste preciso momento os medicamentos não te estão a ajudar, pois em água sem condições de higiene nenhum medicamento te salva os peixes.

Aproveita a embalagem e lê sobre o ciclo do azoto, para entenderes o que se está a passar.

Boa sorte.

frame.jpg

Publicado:

realmente escrevi errado... #cool

mais se eu fizer tpa não vai influenciar no efeito do medicamento?

Hoje é o ultimo dia. eu posso fazer uma troca amanha até atingir 0. Mais o meu medo é.. se o problema não for da água eu posso começar a usar o esha2000 ? porque eu já sinto melhora com o HEXAMITA .. mais também nao sei se posso continuar a usa-lo...

Publicado:
realmente escrevi errado... :pompomgirl:

mais se eu fizer tpa não vai influenciar no efeito do medicamento?

Hoje é o ultimo dia. eu posso fazer uma troca amanha até atingir 0. Mais o meu medo é.. se o problema não for da água eu posso começar a usar o esha2000 ? porque eu já sinto melhora com o HEXAMITA .. mais também nao sei se posso continuar a usa-lo...

Não sei se alguem já o disse, aqui vai, antes de usar nova medicação é necessário retirar os residuos da anterior do aquário, poe-se um filtro com carvão activo. O efeito das medicações, por vezes levam o seu tempo a verificar-se, pelo que se deve esperar um pouco antes de fazer nova medicação. O uso de muita medicação seguida rebenta com o figado dos peixes. E por ultimo, quem tem discus deve comprar uma dose muito grande de paciência.

Abraço e sorte, que tudo corra pelo melhor

Publicado:

Obrigado pela dica!!!

Meus discus estão quase novos. Só falta mais um agora.. vamos esperar que tudo corra bem !!! Pelo menos comecei a ter melhoras onde já achavam impossível!! Vou iniciar amanha o tratamento com ESHA2000 + EXIT , assim o aquario descansa 3 dias no carvão . Acho que depois desse tempo não haverá problemas em iniciar um novo tratamento.

Quero agradecer a todos aqueles que me ajudaram, cada opinião é muito importante. E realmente tenho que concordar que com discus temos de ter um dose extra de paciência.

Obrigado !!!!

Tati