Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde a todos.

Gostaria da ajuda de alguns. Tenho um Kole tang (Ctenochaetus strigosus), que há já dois dias que se esconde de tudo e todos, e simplesmente não sai do buraco. O peixe veio bem, a ratar tudo o que era algas nas rochas, mas agora está assim. Ele tem todas as cores, parece super normal à excepção que agora está no fundo, virado ao contrario mas a respirar lindamente, dá-me ideia que já não vai durar muito.

De notar, que todos os outros peixes estão bem, a comer e a nadar alegremente por todo o aquário. Nunca notei qualquer briga entre entre ou outros peixes.

Se por acaso alguém conseguir dar alguma ajuda, agradecia.

Uma vez mais obrigado aos entendidos.

2qv3uwi.jpg

Editado por Quintino
Publicado:

Boas,

o peixe ainda vive?

já tens o problema tratado?

isso costuma ser problemas na vesícula gasosa tb chamada bexiga natatória. Existem diversos sintomas associados. Procura aqui no forum que existem vários artigos sobre isso.

Publicado:

Obrigado pela resposta, mas infelizmente o peixe morreu no dia em que coloquei aqui este tópico.

O peixe andava óptimo e de um momento para o outro aconteceu isto e morreu. E como era até ao momento o peixe que eu mais gostava, estou a fazer conta de arranjar outro igual, e espero que não volte a acontecer o mesmo.

É pena, mas estas coisas acontecem.

Obrigado

Publicado:
Já agora para tentar perceber a origem do problema, quando colocaste o peixe? Foi comprado em loja ou particular?

Obrigado pela ajuda.

O peixe foi comprado numa loja, e aparentemente esteve tudo bem durante dois ou três dias, nunca notei alguém stress entre este e os outros peixes, por isso conclui que deva ter sido um problema na bexiga natatória.

• 4 semanas depois...
Publicado:

Pode ter sido da agua ou tambem algum peixe que o atacou.

Abraço

Ricardo Oliveira

9197329_1fUdf.jpeg

Publicado:

A mim não me parece que tenha sido da água, porque tal não aconteceu a mais nenhum peixe, invertebrado ou mesmo coral, parece estar tudo ok, com a excepção deste que cinco dias depois de ter sido adicionado ao aquário, com uma boa aclimatização, morreu. E da forma como morreu parece ser um problema da bexiga.

Mesmo assim, aí vão os parâmetros do aquário:

Temp: 25,5º

Salinidade: 1.023

Ca: 410

Mg: 1320

Kh: 7,7

Si: 0

PO4: 0

NH3: 0

NO2: 0

NO3: 0

Todos os testes são da Salifert, embora eu duvide seriamente do teste PO4, que dá zero, tanto para a água do aquário como para a da torneira. Eu uso ainda um sistema RO de 4 estágio, e o TDS à saída é de 006ppm.

Entretanto arranjei outro stigosus, e este até agora está bem, come e nada muito bem.

Obrigado pela ajuda malta, espero ter sido um caso isolado.