Recommended Posts

Publicado

Boa tarde, tenho um cubo plantado de 56l brutos montado há uns meses. Já quase desde a montagem que venho a tentar travar uma batalha com umas albas cabelo, obviamente que estas estão em vantagem...

dsc06602.jpg

dsc06603.jpg

dsc06601y.jpg

dsc06604.jpg

Podem ver mais detalhes do aquário em questão AQUI, é o cubo da direita. Há cerca de 3 semanas a botija de co2 terminou, antes que eu tivesse reparado ainda andou uns dias a deitar muito poucas bolhas. Neste momento está novamente cheia e aumentei o fluxo de co2. Já fiz uma redução de 2 horas do período de iluminação durante uma semana e voltei a aumentar e até parece que ficou pior. Os parâmetros que medi no inicio indicavam 0mg de fosfatos então comecei a fertilizar com fosfatos e tenho-os mantido entre 0,5 e 1mg/l. Tenho os nitratos entre 30 e 50mg/l pois infelizmente a água que utilizo vem praticamente assim (25mg). Tenho tido o cuidado de efectuar uma tpa semanalmente mas mesmo assim não me tenho safo. Será que a proporção dos nutrientes está adequada? Aceito todas as sugestões.

Cumprimentos

Publicado:
Isso é BBA, penso que seja falta de co2.

Pesquisa por BBA, ou como tratar BBA.

Boa noite Hugo, eu sei que são BBA, já pesquisei e já segui algumas dicas tais como qumentar o co2 mas o que faço mais? Altero o periodo de iluminação? A fertilização deve de ser alterada? Terei uma correcta proporção entre nutrientes?

Cumprimentos

Publicado:

Primeiro tens que manter a calma, como é normal com as alas surgem rapidamente mas para desaparecerem demoram muito mais, por isso qualquer alteração que se faça precisa de tempo, tempo esse que normalmente não lhes damos.

Voltaste a colocar co2, o que penso ter sido a causa (a quebra do co2) agora podes ajudar colocando directamente sobre as algas um produto que é Flourish Excel ou em alternativa água oxigenada, qualquer uma das soluções tem que ser feita com cuidado e calma, primeiro é sempre melhor ler para verificar experiências de outros.

Publicado: (editado)

Viva.

Calma não me falta, já ando nesta situação à meses...não me preocupo porque sei que não influencia o bem estar dos peixes. Antes da falta de co2 já tinha algas mas tinha défice de fosfatos. Eu tenho lido muita coisa e tenho lido diversas soluções diferentes. Uma das soluções mais faladas é o aumento da injeção de co2 mas também falam em outros métodos.

Em relação a produtos, tenho um frasco encomendado de JBL algol, será que irá fazer efeito? Entrei numa encomenda com uns amigos e aproveitei para encomendar isso (apesar de não ser fã de químicos e afins). Na loja não vendem seachem excel.

Editado por celsoslec
Publicado:

Eu a falar que estava a aparecer algumas no meu aqua, para já nada que se pareça :P

Desconhecia que estavas assim tão mal.

Com o aumento de co2 o crescimento delas, até já pode ter estagnado, só que essa alga, normalmente não desaparece mesmo já morta, é a ideia que tenho.

Espera mais uns tempos, mas acho que vais ter de remontar esse aqua. ;)

Publicado:

Boas Carlos!

Remontar? Nem pensar, não vou desmontar isto para já. Eu já cheguei a tirar os calhaus todos para os esfregar mas voltou ao mesmo. è como já disse, é uma questão essencialmente estética, não prejudica os peixes. Vamos a ver se consigo resolver isto....

Abraço

Boas Carlos!

Remontar? Nem pensar, não vou desmontar isto para já. Eu já cheguei a tirar os calhaus todos para os esfregar mas voltou ao mesmo. è como já disse, é uma questão essencialmente estética, não prejudica os peixes. Vamos a ver se consigo resolver isto....

Abraço

:eusathink: vou dar-te uma dica que aconteceu comigo, por inflicedade deitei o produto para descer o ph da agua em demasia o ph chegou aos 5 a agua estava bastante acida so dei por ela que estava assim quando apos uma saida de duas horas e ao chegar a casa vejo os peixes todos na tona da agua.

resumindo com esta situaçao os pelos que tinha nas plantas quase que desapareceu. :tongue:

Editado por koi40

Celsoslec, e que tal uma "equipa de limpeza" nesse aqua?

Há uns anos tive esse problema num plantado de 300 lts e contratei essa equipa e fiquei bastante agradado com o seu trabalho. As pedras até brilhavam... :)

O mais dificil na altura, foi encontrar as caridinas, mas pelo que tenho visto a aquariofilia deu um grande salto e hoje em dia não tens esse problema. Os Crystal Reds, são mais vorazes e também podem ser uma boa opção.

Tens os fitros UV, que também te ajudam.

Eu tenho uma aversão aos quimicos. Só utilizo quando for necessário tratar algum peixe e mesmo assim, evito ao máximo.

Editado por Paulo Raposo

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Publicado:

Eu já tenho 3 japónicas há 2 semanas, acho que elas nem sabem por onde começar :P

Será que descer o ph é favorável?

Vou também aplicar um pouco de H2O2 a ver se resulta e vou dando noticias.

cumprimentos

• 4 semanas depois...
Publicado:

Olá celso,

Eu ja tive essas algas a pouco tempo, lutei contra elas durantes 2 meses seguidos, e a solução para isso nao é desmontar o aquário e desistir, mas sim ter calma e fazer as coisas certas.

Eu vou-te dizer o que fazia.

Primeiro dia a coisa a fazer é uma TPA de prai 70% a 80% da agua do teu aqua, para remover excessos de nutrientes na agua, junto com esta TPA usas uma mangueira de uma bomba de ar para tentar remover o maximo de algas que poderes. Logo em seguida a TPA estabilizas os valores de NPK , fazes os teste de No3 e Po4 e equilibras No3 = 5ppm e PO4 = 0.5pmm , em relação a K metes 15ppm logo a seguir a essa TPA gigantesca.

No segundo dia voltas a fazer uma TPA de 30% e com a devida aspiração das algas(esta aspiração das algas nao pode faltar nunca) e voltas a fazer os testes de NO3 e PO4 para voltares a fertilizar se necessário para estabilizar... em relação a K como removes-te 30% da agua quer dizer que removes-te 30% dos 15ppm que fertilizas-te no dia anterior, por isso ficas-te mais ou menos com 10ppm...fertilizas com mais 5ppm ou 6ppm de K para voltar a estabilzar.

No terceiro dia fazes a mesma coisa que no segundo.

Fazes este processo durante uma semana, para ver se consegues obter melhores resultados... se quiseres fertilizar com Micros durante o processo não há problema desde que no dia a seguir voltes a fazer uma TPA gigantesca para tentar remover os MIcros que não foram consumidos.Se não fertilizares com micros então no final da semana voltas a fazer uma TPA de 70% a 80% de novo.

Injecta bastante co2 para obrigar as plantas a consumirem bastante para nao deixarem as algas vencerem esta luta.

O meu esquema foi este e no final de uma semana tive grandes resultados, mais de 50% dessas algas ja tinham desaparecido e estava a conseguir acabar com elas...

eu demorei cerca de 1 mes para nao ver mais vestigios delas, mas demorei um mes antes a tentar mil e uma forma de combater e mais eficaz foi esta.

O segredo está em não desistir e perceber o que há de errado com o nosso aqua.

Espero ter ajudado, se precisares de ajuda manda MP.

Cumprimentos,

Ivo Gabriel

Publicado:

Ola Celso

Já tive carradas de BBA no meu aqua plantado. E se o problema ainda persisitir, aconselho-te a fazeres o seguinte: aumenta a circulação de agua de forma a que o co2 percorra todo o aqua, eu por exemplo coloquei uma powerhead no lado oposto da saida do filtro, de forma a que a água faça um remoinho.

Curiosamente quando tive melhores resultados foi durante o periodo em que estive ausente 15 dias(ferias), onde não houve tpas nem fertilização, apenas circulação, luz( 2 lampadas-8horas) e Co2 (uma bolha por segundo).

Ve como o meu aqua se encontra neste momento:

A Fenix

Espero ter ajudado e acima de tudo que consigas resolver a situação sem desmanchar o aqua. Sei bem o que estás a passar! :)

Se precisares apita!

Alexandre Baioneta

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

A Fenix