srbolhas Publicado Julho 30, 2010 Publicado Julho 30, 2010 Bom dia a todos. O meu nome é Francisco vivo em cascais e tenho 24 anos . Eu sempre gostei de peixes (e animais em geral cães, gatos ,pássaros , peixes ,etc...) e há uns bons anos atrás tinha eu os meus 12 anos (mais ou menos) pedi ao meu pai "quero um aquário pelo meu aniversário". Bem o meu pai (raramente me diz não a qualquer coisa, ainda hoje ) em Setembro foi comigo a uma loja e lá comprou um aquário de agua doce de cerca de 60cm (aquário mais tradicional) com tudo o que ele precisava. após montar o aquário em casa , lá comprei uns peixes mas como miúdo que era e sem informação (na loja onde comprei também não ajudaram muito) os meus guppys e platys e neons acabaram por morrer infelizmente. Bem deixei me do aquário pois vi que não tinha capacidade para cuidar do meu aquário, e fazia (e ainda me faz) pena quando um animal de nossa casa morre. Cresci tenho hoje 24 anos mais responsável comprei casa própria com a minha namorada (aqui por cascais),ela sabe que eu sempre quis ter outro aquário e aqui há dias ela teve a ideia de me dizer "acho giro um aquário de agua salgada" ...(o que ela foi dizer) bem depois de ler aqui e noutro fórum tópicos sobre aquários de agua salgada (durante uma semana que estive mais ou menos de ferias em casa) fui a duas lojas que me pareceram as melhores e informei me um pouco mais sobre a manutenção destes aquários pois nem me passa pela cabeça acontecer o que me aconteceu com os de agua doce. Sei que estes de agua salgada requerem um maior controlo/cuidado. Também já vi que pelo preço a que um aquário fica....é bom que tenha mesmo um GRANDE CONTROLO para nao deitar tudo a perder. Já agora peixes de agua salgada nao criam em cativeiro? tenho visto vários fórums e ninguém fez tópicos sobre isso. é impossível? Ora após esta pequena apresentação aqui vai o que pretendo fazer como aquário aqui para casa. Aquário: 120x50x50 espessura do vidro entre 10 a 12 mm ? Sump:estou a pensar algo nestes números (70x40x40 ou 80x40x40 o que acham) Móvel/estrutura : preciso de ajuda neste campo pois tem que ser algo onde caiba a SUMP + bidão para a osmose+ tudo aquilo que la tenho que caber dentro ) Escumador: v2 800 TMC ou v2 1000? ou aconselham outras marcas? Bomba de circulação: x2 unidades tunze 6045 Bomba de subida:tunze bomba de pressao 3000 L/h Osmose: estava a pensar em comprar uma que faça 190L/H ou é muito?(alguma marca especifica?) rocha viva : 10 kg rocha morta 15 kg iluminação por LED´s (são umas quadradas com cerca de 26 W cada e estava a pensar colocar x3 unidades para o aquário todo.) acham que serve? para começar acho que não está mal. PS: a SUMP pode servir de refugio caso tenha um peixe doente, ou para por alguns caranguejos ou algo assim , ou tem que ser um compartimento a parte? Peço desculpa por estas perguntas todas mas como não estou assim tanto dentro disto prefiro a opinião aqui dos foristas que já têm aquários há mais tempo que eu e já sabem as duração das peças. obrigado e esperemos que em breve comece a comprar as peças aqui para casa.
Curver Publicado: Agosto 10, 2010 Publicado: Agosto 10, 2010 Boas, então isso está para avançar ou não? como estou com pressa, vou só referir-me à sump... quanto maior melhor, tal como o tanque. depois passo cá a fazer mais uns comentários... isto agora em agosto Portugal pára todo :D
srbolhas Publicado: Agosto 10, 2010 Autor Publicado: Agosto 10, 2010 está a andar sim senhor , mas como dizes e bem, em Agosto também eu parei com as compras vou retomar em Setembro. Já me decidi pela maior parte da coisas a colocar no aquário. Agora é chegar a Setembro e começar devagar a montar tudo com tempo. Tenho uma estimativa de colocar o meu 1º vivo lá para Dezembro /Janeiro(acredito mais em Janeiro) vamos ver como corre quando tiver fotos de alguma coisa coloco aqui. Grato, Srbolhas.
reefishguy Publicado: Agosto 12, 2010 Publicado: Agosto 12, 2010 Já agora peixes de agua salgada nao criam em cativeiro? tenho visto vários fórums e ninguém fez tópicos sobre isso. é impossível? A resposta a essa pergunta é: Sim, os peixes de água salgada criam em cativeiro. Os foruns nacionais e os seus participantes, não estão no geral, vocacionados para a aquacultura e esse tipo de tópicos é muito raro. Cumprimentos e boa sorte para o seu novo aquário.
Pedro Conceição Publicado: Agosto 17, 2010 Publicado: Agosto 17, 2010 Do que falaste, existe algo que acho que devias de pensar melhor, que é o escumador. O V2Skim é uma opção barata, mas não a melhor. Tens agora uns baratos da Bubble Magus. MEGA ARQUIVO
srbolhas Publicado: Agosto 17, 2010 Autor Publicado: Agosto 17, 2010 boas pedro. li a tua pm e assim que pensar em alguma coisa logo te digo algo. quanto ao escumador vou pensar melhor vou ver o que me indicas te. abracos srbolhas.
Costah Publicado: Setembro 2, 2010 Publicado: Setembro 2, 2010 (editado) Bom dia, eu sou novo neste mundo fascinante e como tal ainda não percebo nada disto..Queria saber como é que eu faço para meter água salgada no aquario, eu tenho agua do poço cá em casa e queria saber se tenho que misturar qualquer coisa para esta ficar salgada ou se tenho que comprar qualquer coisa. O que tenho que fazer?! Se me pudessem dar todas as dicas necessárias sobre este tópico e ainda mais algumas indispensáveis eu agradecia. E em elação ao escumador..eu tenho um filtro interior muito bom..nao é suficiente? Editado Setembro 2, 2010 por Costah
otigra Publicado: Setembro 4, 2010 Publicado: Setembro 4, 2010 (editado) Bom dia, eu sou novo neste mundo fascinante e como tal ainda não percebo nada disto..Queria saber como é que eu faço para meter água salgada no aquario, eu tenho agua do poço cá em casa e queria saber se tenho que misturar qualquer coisa para esta ficar salgada ou se tenho que comprar qualquer coisa. O que tenho que fazer?! Se me pudessem dar todas as dicas necessárias sobre este tópico e ainda mais algumas indispensáveis eu agradecia. E em elação ao escumador..eu tenho um filtro interior muito bom..nao é suficiente? Boas, Antes de mais deves fazer testes a agua a ver se podes ser usada no aquário. nítricos/nitratos/amônia para começar. Depois se queres fazer agua salgada, sim é necessário comprar sal para adicionar a agua. Tens varias marcas mas duas boas, sao Red Sea e Tropic Marin. Em Agua Salgada não se usa Filtro ou na melhor das hipóteses apenas com carvão e algo para fosfatos. mas mesmo assim não faz o mesmo efeito que o escumador. Atenção pois o escumador e talvez o mais importante do aquário, a par da calha caso pretendas alguns corais mais exigentes, por isso não deves poupar ai. Tenta comprar o máximo de rocha viva que puderes e reduzir na morta, de preferência compra a utilizadores do fórum e a diferentes, pois assim garantes uma melhor qualidade da mesma, mais colonizada. Preços devem rondar os 9/10€ por Kg por vezes aparecem a preços melhores, vai estando atento a secção particulares/classificados. Qualquer coisa dispõe. Sou da zona,se for preciso posso sempre tentar dar uma mão. boa sorte para o projecto. Cumprimentos, Filipe Editado Setembro 4, 2010 por otigra
Costah Publicado: Setembro 5, 2010 Publicado: Setembro 5, 2010 (editado) És de onde? Eu tenho andado a procurar em lojas e ainda nao encontrei rocha viva nem escumadores, a unica coisa que encontro sao filtros e plantas artificiais. Editado Setembro 6, 2010 por Costah
Costah Publicado: Setembro 6, 2010 Publicado: Setembro 6, 2010 (editado) Quando fizer trocas parciais de água, a nova água que vou inserir no aquário deve ser água doce ou salgada? Editado Setembro 6, 2010 por Costah
rjso Publicado: Setembro 14, 2010 Publicado: Setembro 14, 2010 As tpa´s são feitas com agua salgada Tens é que repor a que evapora com agua doce. Abraço Ricardo Oliveira
Recommended Posts