Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

ora bem, já tenho este aquário à bastante tempo. Como todos, já passou por várias fases, boas e más, contudo penso que sempre evoluiu à medida que fui adquirindo mais conhecimentos. O aquário é um low-tech, uma vez que por enquanto não posso investir de maneira a fazer um upgrade a todo o equipamento de maneira a dar melhores condições às plantas.

Aqui deixo o Setup do aquário:

Aquário: Aquapor 100x40x30

Aquecimento: Aquapor 200W

Iluminação: Calha de origem - 30W (brevemente tenciono adicionar mais 30W)

Substrato: Húmus da Prodac

Filtragem: Filtro Hailea 1000 l/h

Temperatura: Actualmente encontra-se nos 25º

Fauna

5 x Escalares

2 x Colisas Chuna

? x Guppys

2 x ancistrus brevifilis

? x ottocinculus

3 x Altispinosa

Flora

Fetos de Java

Musgo X-mas

Hygrophila polysperma

Bolbitis

Cryptocoryne wendtii

Agora seguem-se as fotos:

2907102150.jpg

2907102151.jpg

2907102152.jpg

2907102153.jpg

2907102154.jpg

2907102155.jpg

Bem, desde já peço desculpa pela qualidade das fotos. Apesar de terem sido "trabalhadas" aqui num programa, o problema está mesmo na qualidade do telemóvel.

Estejam à vontade para opinar, agradeço todos os comentários! :coffee:

Publicado:

Boas,

Sem dúvida, a luz é a primeira prioridade, essas laterais estão muito sombrias, ainda por cima com as plantas flutuantes nos cantos.

O efeito dos troncos está bom, eu talvez dividisse as plantas do meio, a meio, e trocava as pedras por uma planta tipo sagitaria (é o que tenho no meu e fica muito bem).

Acho que uma ou duas plantas vermelhas ali pelo meio davam um contraste interessante.

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Publicado:
Boas,

Sem dúvida, a luz é a primeira prioridade, essas laterais estão muito sombrias, ainda por cima com as plantas flutuantes nos cantos.

O efeito dos troncos está bom, eu talvez dividisse as plantas do meio, a meio, e trocava as pedras por uma planta tipo sagitaria (é o que tenho no meu e fica muito bem).

Acho que uma ou duas plantas vermelhas ali pelo meio davam um contraste interessante.

Cumprimentos.

Obrigado, talvez vá investir em algumas plantas para substituir as pedras ou então, para realçar com as mesmas. Quanto às plantas vermelhas, primeiro terei que aumentar a iluminação, caso contrário as plantas morreriam.

Não entendi muito bem o que disse a respeito das plantas do meio...

Publicado: (editado)

viva....

Esta fixe...agroa é ires brincando com a disposição das plantas

Para as plantas que tens essa luz chega-te e não é prioridade.

Tudo cresce a nivel lento, mas acredita...n vais querer a H.polysperma a crescer depressa. Assim tens muito menos trabalho.

Se n tens problema de algas é pq estás no bom caminho...mais luz é significado de mais trabalho (n necessáriamente problemas, mas definitivamente mais trabalho)

Abraços

Editado por Ptuga
Publicado:
viva....

Esta fixe...agroa é ires brincando com a disposição das plantas

Para as plantas que tens essa luz chega-te e não é prioridade.

Tudo cresce a nivel lento, mas acredita...n vais querer a H.polysperma a crescer depressa. Assim tens muito menos trabalho.

Se n tens problema de algas é pq estás no bom caminho...mais luz é significado de mais trabalho (n necessáriamente problemas, mas definitivamente mais trabalho)

Abraços

Pois, e agora acabei de acrescentar mais 30W.

Encontrei um balastro aqui por casa, tenho uma lâmpada de 30W e de tarde coloquei mãos à obra. Agora somo um total de 60W

Uma lâmpada Sylvania Aquastar de 10000k e outra Gro-lux de 6500k.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!