Recommended Posts

Publicado

Ola a todos.

Decidi criar este tópico para partilhar convosco o meu novo lago.

O lago tem cerca de 5 metros de comprimento, 3 metros de largura e 50cm de profundidade.

Foi feito com a ideia de colocar tartarugas e peixes, no entanto, neste momento, as tartarugas andam desaparecidas (escondidas ou mortas?! :D ) portanto neste momento tenho 3 cometas, 1 carpa koi, alguns peixes apanhados num rio e talvez as 4 tartarugas que introduzi.

Aqui estão as fotos da construção do lago:

Início da escavação:

P140410_14300001.jpg

P140410_16450001.jpg

Colocação do plástico:

P190610_10180002.jpg

(epdm da firestone era o ideal mas a minha carteira não se mostrou muito interessada)

Já com areia no fundo e pedras à volta comecei a encher:

P190610_16140001.jpg

P190610_17180001.jpg

Com a vedação para as tartarugas não fugirem:

P030710_20120001.jpg

Introdução de nenúfares e outras plantas:

P110710_20180001.jpg

Uma das inquilinas:

P180410_12550002.jpg

E pronto, agora falta semear relva à volta do lago e talvez arranjar mais algumas tartarugas. Tive alguma pressa em colocar lá as primeiras porque queria que disfrutasem da nova casa mas esqueci-me que os buracos não estavam aínda todos tapados e o lago não estava completamente pronto. Enfim, um erro simples de principiante do qual já me arrependi. Neste momento acho que o lago etá mais seguro portanto falta adquirir mais algumas.

O custo total do lago foi 0€ portanto mesmo com algumas, muito prováveis, falhas estou para já satisfeito. O sistema de filtragem foi criado por um tio que é canalizador e aquariofilista, o resto foi feito por mim e o meu pai ajudou a trazer algumas pedras.

Cheguei a pensar em adquirir filtro UV, uma vez que na segunda semana com água o lago ficou verde, no entanto, a partir do momento em que completei o sistema de filtragem com cerâmica, a água ficou práticamente cristalina (já está transparene ha cerca de um mês, mesmo apesar de apanhar luz solar directa ao longo de quase todo o dia)

Obrigado por lerem o topico e agradeço qualquer crítica construtiva.

Márcio Ferreira

Publicado:

boas....

primeiro parabens marcio teis ai um belo lago... para mais com custo tao reduzido

agora misturare tartarugas e peixes num lago nao sei ja vi algums sim onde isso acontece, ja eu n ponho minha ao pé das minhas carpas, porque ja tenho bastante tempo 16 a 15 anos e aquilo é maquina de matar come todo caça todo, nunca deilhe peixes vivo mas ja lhe dei comida viva e ela come e apanha tudo porque debaixo de agua n sao tao lentas nao. claro minha opiniao, como ja tinha dito ja vi lagos com peixe e tartarugas.

na construçao só posso darte outra vez os parabens e as maoires criticas deixo para entendidos.

mas teis ai belo espaço desfruta dele e diverte.

comprimentos :D

Publicado:

Obrigado chacal3. Inicialmente o lago era mesmo só para tartarugas (quis dar-lhes uma casa maior uma vez que estavam numa caixa de plástico e já estavam a ficar grandes) mas quando comecei a ver aquela água toda tive vontade de colocar também peixes e o meu tio acabou por oferecer a carpa e os cometas. Para já só estou triste por não conseguir encontrar as tartarugas :D

Em relação à durabilidade do plástico acreditem que pensei muito nisso antes de construir e concordo que este não é o mais adequado, no entanto é como disse anteriormente, as telas mais apropriadas são mesmo muito caras. Eu acabei por optar por este plástico e coloquei 3 camadas. Vamos la ver quanto tempo dura...

Em relação às plantas, neste momento tenho 3 nenúfares que foram oferecidos e uma outra que fui buscar a um rio (que podem ver na foto) que tem tipo umas fitas (não sei o nome da planta). Aconselham mais algu tipo de planta?

Publicado: (editado)

Boas!

hummmmm tou a desconfiar desse plastico!

ja tinhas a areia compravas uns sacos de cimento e um pouco de malha sol fica mais barato que a tela

quando o plastico furar o lago fica bazio em pouco tempo e se nao estas por perto..................

Editado por kohako
Publicado:

boas kohako

ando para construir um lago há uns anos, mas todos os anos digo "é para o ano que vem" devido ao custo que construir um lago acarreta

quero com isto dizer que penso que cimento e malha sol não é suficiente....isso iria dar a estrutura, mas não a impermeabilização, depois teria de levar um revestimento e tudo somado não sei se fica mais barato que uma boa tela

de qualquer das formas, o plástico dá sempre para fazer a experiência, pode ser que ele se comece a habituar á ideia do lago, comece a tomar gosto e daqui por um ano invista numa tela

bannerShrimpscaping.jpg

Boas!

o cimento teria sempre que levar impremeabilizante

mas fica mais barato que um lago feito em tela se a mao de obra for nossa!

se tiveres que pagar ao trolha e melhor optar pela tela

A minha preocupaçao e o facto de ele um dia de manha chegar ao lago e ele estar bazio......

Editado por kohako
Publicado:

Obrigado pelas respostas. Realmente eu tive sempre como objectivo conseguir construir o lago sem ter de gastar muito dinheiro. Acabei por arriscar com este plástico porque conheço uma pessoa que tem um lago há 5 anos, tembém construído com 3 camadas de um plástico semelhante. Isto não deixa de ser uma experiência e concordo convosco que outros materiais seriam mais adequados mas vamos lá ver como isto corre. Se furar tento de novo, e há sempre alguem cá por casa para salvar os peixes...

Publicado:

Boas!

vais ver o quanto apaixonamte e veres os teu lago a evoluir!

Quanto a construçao eu continuo a usar o velhinho tanque de rega que ja vem do tempo do meu avo e ele continua sem perder uma gota de agua nem uma rachadela

segundo me diz a minha mae, o tanque tera a volta de 50 anos foi construido pelo meu avo para reter a agua de uma mina

mas os antigos sabiam o que faziam! o terreno sedeu e todo o tanque descaiu e ficou desnivelado ..... mas nao rachou

boas macio. este lago depois de bem plantado nas margens e tal fica um espectáculo. o problema é mesmo se o plástico rompe e tens de desmontar tudo e arrancar plantas. mas em principio tapado com terra e pedras ,não apanha sol e mantém-se fresco pode ser que dure 5 ou 6 anos..

as tartarugas so deviam sair do lago no inverno. agora com o calor se se afastaram da agua desidratam e morrem rapidamente. o mais certo é terem-se perdido e não conseguiram voltar. repara se ha muitos obstáculos como degraus e isso que para uma tartaruga é um obstáculo...

Só uma pergunta ? que cerâmicas utilizaste? a custo 0 é mesmo o que preciso.. a ver se também trata da minha agua verde. sao cacos de tijolo? isto é o que tenho no lago pequeno e funciona 1000 maravilhas

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Publicado:

Pois é kohako, esses tanques são um espetaculo. Pena não ter aqui nenhum :)

Em relação ao custo de 0€, esqueci-me de ter em conta a cerâmica. Realmente foi a única coisa que comprei e é mesmo cerâmica da sera. Comprei 2 caixas portanto ficou por cerca de 10€. Mas aínda queria por mais, alguem sabe onde há a preços um pouco mais reduzidos? Já agora, é verdade que a fibra de coco tambem pode ser util no filtro?

Em relação aos cacos de tijolo, isso também funciona? é suficientemente poroso para ser eficiente?

Não sei se foi mesmo a cerâmica que fez com que a água deixasse de ficar verde mas a verdade é que coincidiu mesmo com a introdução da cerâmica. Também tenho a água bem arejada por isso provávelmente também ajuda. Uma coisa que acho que me faltou é um filtro de plantas, mas acho que quando as plantas que eu tenho crescerem, derem "filhotes" e ocuparem uma maior área deve ser suficiente...

Queria so fazer-vos mais uma pergunta e agradeço desde já se me conseguirem responder. Eu tenho uns insectos no lago, aqueles comumente chamados de "alfaiates" que flutuam sobre a água. A minha mãe trouxe-os de um rio mas eu não sei se é seguro mantê-los cá ou se devo removê-los. Tenho medo que se tornem numa praga. O que é que vocês acham?

Publicado:

não se tornam uma praga. na verdade não sei nada sobre eles. apareceram uns no meu lago e tão depressa como apareceram ,desapareceram..

Vivendo e aprendendo

Gostei do lago está bonito. Tb usei plástico mas ao fim de 1 ano ficou quebradiço e substitui por lona, mas o meu lago é mais pequeno.

Não quero desmoralizar mas não são os buracos, elas trepam cimento, madeira e até gradeamentos e isso tem pouca altura, vai ao fórum "mundo das tartarugas" e pergunta que eles dizem logo, não vale a pena estar a colocar mais tartarugas sem solucionar esse ponto.

Tartarugas com cometas é que não sei se dá, tenho ideia que são um pouco lentos e pequenos e as tartarugas crescem e são rápidas, sem saber a espécie eu não arriscava.

Em relação às plantas de rio nunca mais apanho coloquei produto para matar os caracóis e entre outras coisas até apareceram sanguessugas.

Em relação às cerâmicas podias ter usado a leca (argila expandida) que ficava ainda mais barato apesar de não ter a mesma eficácia da cerâmica.

Editado por pedrolive
Publicado:

Obrigado pelas respostas.

Então muito provavelmente daqui a um ano vou ter de desmontar tudo para substituir o plastico não é? :arrow:

Que tipo de lona utilizaste? Quando eu estava a construir o lago comprei uma lona impermeável barata no aki mas acabei por não utilizar porque parecia mais frágil que o plástico...

Encontrei uma das tartarugas ontem, tava escondida entre as raízes de uma das nenúfares. Acredito que a maior terá, provavelmente, fugido...

Publicado:

A lona na verdade é um bocado cara mas só se gasta uma vez, julgo que dura muitos anos. Pelo menos ao fim de um ano o plástico que ficou ao sol ficou todo rachado e esfarelava nas mãos e a lona em 3 anos está igual e para lavar ando lá em cima descalço e não rasga.

Parabéns pela tartaruga, tenho uma que só a vejo uma vez por ano quando limpo o tanque por isso esperança, pode ser que ainda apareça.

Publicado:

Eu por acaso tive o cuidado de deixar o plástico todo coberto para evitar a exposição ao sol mas não sei se vai adiantar alguma coisa...

Pode dizer-me onde posso comprar essa lona? Assim se isto algum dia correr mal consigo orientar-me ;)

Em relação às tartarugas fico um bocado triste por se esconderem assim tanto. Quando estavam na caixa de plástico uma delas era muito envergonhada e escondia-se bem mas as outras 3 já eram bastante sociáveis, até vinham comer à minha mão...

Publicado:

a tela para lagos tem garantia de 50 anos....alguma diferença terá ... procura por tela firestone no google

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Ok, pensei que pudesse ser outro, um pouco mais barato. O da firestone eu já conheço mas não tenho orçamento para tal...

Obrigado

• 3 semanas depois...
Publicado:
Em relação às cerâmicas podias ter usado a leca (argila expandida) que ficava ainda mais barato apesar de não ter a mesma eficácia da cerâmica.

Boas. Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico mas por acaso nao sabem onde há leca à venda??

Publicado:

boas

nas casas de material de construção

podes utilizar tambem cacos de tijolo.

Publicado:
Boas. Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico mas por acaso nao sabem onde há leca à venda??

No Leroy na secção de jardinagem têm cada saco de 20 lit a 5,99eur.

A argila entre outras coisas pode conter chumbo, ferro na forma inerte (espero eu), mas num outro fórum de água salgada dizem que tem alumínio. Vá-se lá saber quem tem razão. Se o filtro é pequeno a cerâmica é melhor e é coisa que não chega a 10eur nos mais vulgares.