Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia malta, tou a precisar muito da vossa ajuda,

Sou criador de guppies, mas actualmente isto não vai nada bem, o aquario maior que tenho onde coloco os adultos, todos os dias me morre mais 5 ou 6 peixes, sintomas pouco visiveis, mas por vezes consigo notar manchas vermelhas internas no corpo, muito visivel nas guelras, normalmente os peixes morrem com o abdomen inchado.

Já utilizei varios medicamentos de largo espectro como o ESHA 2000 por exemplo, mas sem resultado, já pus sal, aumentei a temperatura, etc...e nada!

Alguem sabe o poderá ser e qual o possivel tratamento?

O aquario so tem agua, vidro e guppies. PH 8, temperatura 26, não tem nitritos nem amonia, faço TPA todos os dias cerca de 5% para limpeza de fundo e TPA 30% para limpeza geral.

Cumprimentos

Editado por burriex

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

BOA AQUARIOFILIA

Publicado:

boas,

eu apostava na hidropsia ....mas...sinceramente não sei...poucos dados...

mas eu faria bactopur direct pois elimina qualquer infecção bacteriana que me parece que seja o caso

atenção que tens de seguir a bula exactamente a risca...

abraço e boa sorte..

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

Boas

Tem atenção para a possível existência de níveis de cloro excessivos na agua que utilizas para o TPA diário.

Publicado:

O aquario so tem agua, vidro e guppies. PH 8, temperatura 26, não tem nitritos nem amonia, faço TPA todos os dias cerca de 5% para limpeza de fundo e TPA 30% para limpeza geral.

Cumprimentos

nao disse a filtragem

ph 8 esta errado muito alto

tpas todos dias,,,,, ciclo de ozono como fica. nao tem filtro

quantidades de peixes no aquario muitos, tamanho do aquario

Publicado:
boas,

eu apostava na hidropsia ....mas...sinceramente não sei...poucos dados...

mas eu faria bactopur direct pois elimina qualquer infecção bacteriana que me parece que seja o caso

atenção que tens de seguir a bula exactamente a risca...

abraço e boa sorte..

João Ferreira

Boa dica, vou experimentar, não custa tentar!

Boas

Tem atenção para a possível existência de níveis de cloro excessivos na agua que utilizas para o TPA diário.

Os TPA's são feitos com agua de um furo que não tem tratamentos.

Cumprimentos

nao disse a filtragem

ph 8 esta errado muito alto

tpas todos dias,,,,, ciclo de ozono como fica. nao tem filtro

quantidades de peixes no aquario muitos, tamanho do aquario

O Ph está o indicado para os peixes que tenho, so tenho guppies e 8 é o pH que aparece em todas as literaturas.

Faltou-me essa parte, o filltro é de decantação no proprio aquario com esponjas e biobolas com 800l/h de debito.

Não te sei dizer ao certo quantos peixes tenho, mas arriscaria uns 100 talvez, visto que o aquario é de 150L parece-me que não está exagerado, mas e dai pode ter a ver com população a mais.

Mais comentarios serao muito bem vindos.

Obrigado a quem já participou

BOA AQUARIOFILIA

Publicado:
Os TPA's são feitos com agua de um furo que não tem tratamentos.

A causa poderá estar aqui... A água do furo poderá conter alguma bactéria, ou algo do género, que deixa os guppys doentes...

Experimenta ferver a água do furo antes de a colocares no aquário (mas não te esqueças de a deixar arrefecer completamente :) )

Abraço

Publicado:
A causa poderá estar aqui... A água do furo poderá conter alguma bactéria, ou algo do género, que deixa os guppys doentes...

Experimenta ferver a água do furo antes de a colocares no aquário (mas não te esqueças de a deixar arrefecer completamente :rainbowafro: )

Abraço

Apesar de usar da mesma água desde sempre, pode relamente ter havidos alguns intrusos indesejaveis. Não há problema em ferver a agua? não perderá algumas substâncias importantes para os peixes?

BOA AQUARIOFILIA

Publicado:

Ph igual a 8

veio apenas confirmar o que disse hidropsia

deves baixar esse ph está bastante alto sendo que faz correr riscos desnecessários

abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:
Ph igual a 8

veio apenas confirmar o que disse hidropsia

deves baixar esse ph está bastante alto sendo que faz correr riscos desnecessários

abraço

Agora deixaram-me confuso, quando me iniciei na aquariofilia li em muitos sitios que o pH ideal para guppies seria entre 7,5 - 8 o meu está a 8, baixa-lo por que razão?

E baixar o pH seria uma aventura, visto já ter a criação à 2 anos, variar o Ph é um desafio!

BOA AQUARIOFILIA

Publicado:
Agora deixaram-me confuso, quando me iniciei na aquariofilia li em muitos sitios que o pH ideal para guppies seria entre 7,5 - 8 o meu está a 8, baixa-lo por que razão?

E baixar o pH seria uma aventura, visto já ter a criação à 2 anos, variar o Ph é um desafio!

boas nao quero por nada ir contra a tua ideia, mas o ph esta errado e sei o que falo

quanto ao que leste sobre o ph ser a 7,5 8 nao me diz nada eu ja tive este tipo de dialgo com amigos onde fiz essa pergunta

e mustei e mostro-te se quizeres 4 plublicaçoes de aquariofilia a falar de guppiy todas elas a falarem de diferentes ph

é um desafio abaixar ph porque kh nao tem tamponizador ao ph se és criador sabes o que falo

se utilizas agua de furo faz o teste a amonia da agua e nitritos

como foi um ano de muita chuva os veios freaticos subiram levantado ao ponto de casos de estarem a linha do chao e isso faz criar partes gasosas

logo amonia ta alta

faz e diz algum

Publicado:

Então, se sempre utilizaste a água do furo durante esse tempo e só agora começou a dar problemas, penso que poderá ser algo a nivel bacteriológico.

Se ferveres a água não irás perder quaisquer substâncias importantes. Eu sugeria assim: ferves a água, deixas repousar e arrefecer e depois colocas no aquário.

Pode resultar, ou não. Mas pelo menos tentaste fazer alguma coisa :arrow:

Publicado:
boas nao quero por nada ir contra a tua ideia, mas o ph esta errado e sei o que falo

quanto ao que leste sobre o ph ser a 7,5 8 nao me diz nada eu ja tive este tipo de dialgo com amigos onde fiz essa pergunta

e mustei e mostro-te se quizeres 4 plublicaçoes de aquariofilia a falar de guppiy todas elas a falarem de diferentes ph

é um desafio abaixar ph porque kh nao tem tamponizador ao ph se és criador sabes o que falo

se utilizas agua de furo faz o teste a amonia da agua e nitritos

como foi um ano de muita chuva os veios freaticos subiram levantado ao ponto de casos de estarem a linha do chao e isso faz criar partes gasosas

logo amonia ta alta

faz e diz algum

O teste da amomia não tenho, fiz foi o dos nitritos e nada! Pelo que tenho visto os niveis de pH, kH e gH é tudo um pouco relativo desde que os peixes estejam bem habituados à água onde estão.

Então, se sempre utilizaste a água do furo durante esse tempo e só agora começou a dar problemas, penso que poderá ser algo a nivel bacteriológico.

Se ferveres a água não irás perder quaisquer substâncias importantes. Eu sugeria assim: ferves a água, deixas repousar e arrefecer e depois colocas no aquário.

Pode resultar, ou não. Mas pelo menos tentaste fazer alguma coisa :split:

Agora tou a fazer o baktopur direct a ver no que dá, se não resultar sigo para a tua ideia, não custa tentar! :thumbdown2:

BOA AQUARIOFILIA

Publicado:

O teste da amomia não tenho, fiz foi o dos nitritos e nada! Pelo que tenho visto os niveis de pH, kH e gH é tudo um pouco relativo desde que os peixes estejam bem habituados à água onde estão.

desculpa mas o tu nao ligares a ph kh gh é um bocado estranho

eu estaria bem lixado se nao liga-se mas tu é que sabes ( bom crias com gupys está bem mas nao deixa de ter o seu cuidado)