joaoFonseca Publicado Dezembro 23, 2004 Publicado Dezembro 23, 2004 Nos ultimos dias (ou semanas...) a agua do meu aquario tem estado muito esbranquiçada/turva. Não ser o que se passa pois não introduzi nenhum alteração que pudesse ter causado isso. Caracteristicas do aqua: 100x40x40 pH 6.6 kH 3 ou 4 Gh 4 Plantado fauna: discos, neons e cardinais,trichogaster leeri, corys, pleco gostaria de saber o que se passa e como posso fazer a agua voltar ao normal João Fonseca Citar João Fonseca
Kebras Publicado: Dezembro 23, 2004 Publicado: Dezembro 23, 2004 Boas !!! Estou com o mesmo problema que tu , e ando a tentar reverter a situação :D !!! Limpas te o filtro ou mexes te neste nas ultimas semanas ? é que se mexes te podera ser dai que vem o problema pois as bacterias que viviam no filtro infelizmente "foram-se" e se for este o caso nas faças qualquer TPA e aguarda até que se forme uma nova colonia :D !!! Outra situação, poderá tambem estar relacionada com as bacterias e o excesso de nutrientes na agua , neste caso deveras usar filtragem química durante três dias sensivelmente e muitas TPAs, mas mesmo muitas mas de pouca litragem para nao prejudicares o equilibrio do aqua !!! Nestes casos de agua turva é muito dificil sabermos de onde vem realmente o problema e maior parte das vezes resolvemos o problema so por exclusão de partes !!! Tens de ir experimentando varias soluções mas dado o que disses te no teu post aconçelho te a experimentar as duas situações que referi dado que nao adicionas te nada ao aqua :D !!! Isto requer tempo, e paciência, e nada de pânico ou stress, com calma resolves o problema , qualquer coisa já sabes !!!! Abraços Fiquem bem Citar http://aquanaturae.blogspot.com
joaoFonseca Publicado: Dezembro 24, 2004 Autor Publicado: Dezembro 24, 2004 Ola! Fui hoje a uma loja onde costumo ir e perguntei ao senhor o que se passava. Ele disse que devia ser excesso de bacterias "boas" devido a um possivel excesso de uso de SERA Nitrivec. Aconselhou-me a fazer muitas TPA´s. Para além disso já tinha posto carvão no filtro e ele disse que isso também ajudava. Obrigado pelo post Kebras João Citar João Fonseca
joaoFonseca Publicado: Dezembro 28, 2004 Autor Publicado: Dezembro 28, 2004 Já fiz 2 trocas de agua (com limpeza do fundo) nos ultimos dias e continua tudo igual. Passei noutra loja e disseram-me que podia ser excesso de fosfatos e que para combater isso devia usar sera nitrivec. Já nao percebo nada: 1º dizem-me que e excesso de bacterias "boas" e que devia diminuir o uso de sera nitivec. Depois: dizem-me que devo usar mais nitrivec para eliminar os fosfatos. O que devo fazer? Alguem me ajude.... Por enquanto vou continuar a fazer alguma trocas de agua para ver se melhora... P.S. alem de a agua estar esbranquiçada também a acho meia amarelada/acastanhada tipo suja. João Fonseca Citar João Fonseca
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 Boas... já viste como está a água na torneira? Do que conheço de Viseu há alturas em que a água já sai quase branca da torneira, especialmente em alturas de chuva ou falhas. Nitrivec para combater fosfatos não conhecia... tens a certeza que o logista não achou que devia combater os euros que trazias na carteira? A água turva com tonalidade esbranquiçada é normalmente devida a bactérias a morrer em massa. Pode ser causada por uma TPA com água que contenha muito cloro, ou então por excesso de uso do nitrivec, pois se as bactérias não tiverem que "comer" elas morrem. Dá tempo ao tempo e deixa a água estabilizar e pára com o uso de nitrivec que só estás a fazer pior. Neste periodo verifica as concentrações de amoniaco,nitritos e nitratos e verifica os peixes, se têm apetite, se estão vivaços e com boas cores. Eu a ti retirava o carvão... ele só te serve para tirar quimicos da água e por norma só se usa depois de usarmos medicamentos para limpar a água. A água amarelada pode ser causada por turfa no substrato ou um tronco que tenhas no aquário. Do tom amarelado não te safas mas não te preocupes que os peixes gostam da água assim Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
nscm Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 ois pois, eu sou um adepto do nitrivec mas como disse o Darius é preciso ter cuidado a não usar em excesso... o carvão pode te ajudar a tirar o amarelado da agua mas será mais facil c trocas de agua, o carvao absorve os produtos q possas por na agua para q esta fike em condições... segue os conselhos do Darius durante algum tempo e dps diz-nos cmo isso vai.... xauz Citar
joaoFonseca Publicado: Dezembro 29, 2004 Autor Publicado: Dezembro 29, 2004 ola a todos! A mim parece-me que a agua da torneira nao esta muito esbranquiçada. Alem disso tenh outro aquario mais pequeno em que tambem uso a agua da torneira para fazer TPA e a agua ta optima, muito tranparente. Cada vez que adiciono agua nova uso sera aqutan para eliminar o cloro, por isso nao sei se tera sido essa a causa. Eu tenho 1tronco na agua e ja usei turfa e por isso a agua ficou meia amarelada. Mas nao é a isso que me referia, a agua as vezes parece que tem tipo um nevoeiro acastanhado. Os peixes estao bons, nao têm morrido e alimentam-se bem. Não tenho os testes de amonia, nitritos e nitratos. Acham necessario comprar? Acham que continue com TPA's mais regulares ou volte ao normal? Espero pelos vossos comentarios... Citar João Fonseca
Joana Silva Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 eu ja comecei um topico deste genero. como nao sei se ainda existe vou te dizer o que me disseram. Andaste a mexer no pH? o Ph da agua da torneira é muito diferente do teu? o que pode causar um choque entre as acidezes e formar agua turva. deixa de fazer TPA's durante uma semana, deixa a agua repousar e vais ver que passa. É só ter paciencia Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 Não tenho os testes de amonia, nitritos e nitratos. Acham necessario comprar?Acham que continue com TPA's mais regulares ou volte ao normal? É absolutamente necessário ter esses testes. São essenciais a uma boa manutenção do aquário, conjuntamente com o teste de ph. Quanto às tpa's, 20% todas as semanas. Não precisas de mais. O nitrivec posso-te dizer que tenho 2 aquários de 250L, 1 de 120L e um hospital de 60L e não uso nitrivec em nenhum deles e tenho todos os valores (amoniaco,nitritos,nitratos) a zero. E olha que um dos meus aquários tem ciclideos africanos do lago malawi que são uns porcos de primeira O nevoeiro castanho da água pode ser devido a detritos ou areias em suspenção ou mesmo restos de tronco. Por norma um bom filtro resolve-te estes problemas. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts