whity Publicado Dezembro 23, 2004 Publicado Dezembro 23, 2004 A reacção do CO2 fermentação caseira demora a fazer agora no inverno a estas temperatura ta a demorar muito mais tempo, isto tb acontece com voces? Fiquem bem.... Bom Natal e Ano Novo Feliz para todos...
Esgalha Publicado: Dezembro 23, 2004 Publicado: Dezembro 23, 2004 ja li n sei onde que abaixo dos 15º graus, a produçao de co2 pode mm parar.
minidiogo Publicado: Dezembro 24, 2004 Publicado: Dezembro 24, 2004 Boa noite! Nessas garrafas caseiras de CO2 utiliza água quente, mas não a ferver :D Ajuda imenso a fazer a reacção. :D Abração! Diogo Oliveira
Vlad Publicado: Dezembro 24, 2004 Publicado: Dezembro 24, 2004 Boa noite! Nessas garrafas caseiras de CO2 utiliza água quente, mas não a ferver :D Ajuda imenso a fazer a reacção. :D Abração! É verdade, mas também é dificil tê-las sempre quentes :D O local onde está o meu aquário é naturalmente frio. O que eu noto é que existem menos bolinhas quando o frio é maior. Provavelmente está relacionado. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
minidiogo Publicado: Dezembro 24, 2004 Publicado: Dezembro 24, 2004 Olá! :D Eu não noto diferença. Coloco água quente para iniciar a reacção, depois o tubo da garrafa é introduzido no in-take do filtro de cascata, ou seja o filtro de cascata pucha o gás, para além do CO2 ser mais bem diluído desta maneira. As bolhas de CO2 ao entrarem no filtro, andam á volta das massas filtrantes e naquela água que volta a entrar no aquário o CO2 já vai dissolvido nela :D Abração :D Diogo Oliveira
Vlad Publicado: Dezembro 24, 2004 Publicado: Dezembro 24, 2004 Estava-me a meter contigo, pah! :D Quando faço a mistura também uso água quente. Pelo menos os resultados iniciais são mais rápidos e a mistura mais fácil de diluir. Noto diferença é quando está frio! Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
whity Publicado: Dezembro 24, 2004 Autor Publicado: Dezembro 24, 2004 É que nunca me tinha acontecido e desta vez não ah quase nenhum CO2 a sair. O frio ta a apertar... Será que se eu aquecer a garrafa vou ter melhor desempenho? É que só sai uma bolha prai de 5 em 5 minutos agora? Tava a pensar em meter a garrafa em cima do refletor, assim aquecia enquanto a luz ta ligada. hehehe. Será boa ideia»????????? Bom Natal Pra todos
minidiogo Publicado: Dezembro 25, 2004 Publicado: Dezembro 25, 2004 Olá withy! Custa-me a crer que a área onde está o aquário seja assim tão fria a modo de parar a reacção. Será que não meteste menos bicabornato de sódio diminuido automaticamente a pressão da mesma? Fica bem! Diogo Oliveira
Rodrigo Krol Publicado: Dezembro 25, 2004 Publicado: Dezembro 25, 2004 Oi withy. Já usei dessa maneira como vc colocou a garrafa em cima da calha a temperatura é maior e aumentando a reação consideravelmente em época de frio aqui faço isso, depois que a luz apaga a reação diminui o que é até bom se for analizar que a planta só nessecita de co2 quando a luz está acesa mesmo. Eu gostei da sua idéia. Abraços.....
André Nóbrega Publicado: Dezembro 25, 2004 Publicado: Dezembro 25, 2004 A água quente não ajuda a reacção, apenas acelera o metabolismo dos fungos. Acima dos 50ºC, pode-se matar os fungos. Um filtro, não pode, jamais, puxar o gás de uma garrafa onde apenas existe uma saída para o gás!!!! O bicarbonato de sódio, não aumenta de maneira nenhuma a pressão. A sua função, é de aumentar o pH, pois as enzimas destes fungos em particular (leveduras), funcionam melhor em pH alcalino. Categoria: Humano.
Rodrigo Krol Publicado: Dezembro 25, 2004 Publicado: Dezembro 25, 2004 Pois então aumentando o metabolismo não aumentaria a produção do gás?????? Acho que a garrafa sobre a calha, a temperatura não chegaria a 50c e mataria os fungos. Se isso não der certo então a solução seria um cilindro que não depende de fatores de temperatura.. Abraços.....
minidiogo Publicado: Dezembro 25, 2004 Publicado: Dezembro 25, 2004 Olá! A água quente não ajuda a reacção, apenas acelera o metabolismo dos fungos.Se acelera o metabolismo, então há maior produção de CO2, certo? Um filtro, não pode, jamais, puxar o gás de uma garrafa onde apenas existe uma saída para o gás!!!! Se aumenta a produção do gás, o CO2 passa para a parte onde não tem a água e o gás começa a subir pelo tubo, logo se tiver ligado a um filtro, a ventoinha não puxa esse gás??????? inté Diogo Oliveira
André Nóbrega Publicado: Dezembro 25, 2004 Publicado: Dezembro 25, 2004 minidiogo, aumentar o metabolismo, não significa aumentar a reacção. Para esse filtro puxar o gás da garrafa, a pressão baixaria dentro da mesma, e como consequência, a garrafa começaria a "encolher". Isso não acontece. Categoria: Humano.
whity Publicado: Dezembro 25, 2004 Autor Publicado: Dezembro 25, 2004 té agora ainda nada de reacção, quando toco na garrafa lá saem umas bolhinhas, mas muito poucas... Já tou sem ideias. Qual o componente que aumenta então a reacção se não é o bicabornato? Fiquem bem...
azazel Publicado: Dezembro 26, 2004 Publicado: Dezembro 26, 2004 taslixado ta enganado... a temperatura afecta sempre a reacão! logo a agua "quente" favorece a produção de CO2. e sim, é uma reacão! apesar de termos uma componente biológica é de facto uma reacão pois as bacterias do fermento biologico transformam o açucar em alcool k por sua vez reage com o bicarbonato de sodio obtendo assim o CO2... com aumento da temperatura não se obetem mais CO2, só se acelera a reação. tb amenta a pessão, mesmo k não tivesse nada dentro da garrafa, a pressão aumentaria porque qualquer gaz "aumenta de volume" com o aumento da temperatura. não sei se me fiz entender nesta ultima parte... em relação ao filtro k puxa ou não puxa lol, concordo com o taslixado, até porque se não tiver um outro orificio está a criar vaco na garrafa e para tal acontecer nao será com um um filtro!!
André Nóbrega Publicado: Dezembro 26, 2004 Publicado: Dezembro 26, 2004 O alcool não reage com o bicarbonato de sódio, de maneira a formar CO2. Aliás, o alcool nem sequer reage com o bicarbonato de sódio, se não acxreditam, façam vocês mesmos a experiência! "A fermentação alcoólica é um fenómeno bioquímico muito complexo, que provoca a transformação do açúcar (glucose e levulose) em álcool etílico + gás carbónico + 33 kcal., ácido succínico. ácidos voláteis, ésteres, etc. (segundo Gay-Lussac). " Como vêm, há também formação de vários ácidos, e o bicarbonato de sódio, vai reagir com eles, de maneira a que a solução não fique demasiado ácida para as enzimas das leveduras poderem funcionar! Portanto, meus amigos, fica aqui esclarecido o fenómeno que acontece dentro das nossas garrafas e garrafões. Sem bicarbonato de sódio! Categoria: Humano.
Just_me Publicado: Dezembro 26, 2004 Publicado: Dezembro 26, 2004 A agua quente inicial serve para duas coisas: -retirar maior parte do cloro da agua -proporcionar uma temperatura ideal ás leveduras aquando da sua hidratação e recomeço de actividades metabólicas (acordar do estado de "hibernação") A temperatura da garrafa depois disso tende a ser ligeiramente superior (menos de 1 grau) a da temperatura ambiente ja que a fermentação é exotérmica mas ha quem coloque a garrafa de fermentação na SUMP durante os meses frios para elevar um pouco a temperatura desta). A temperatura a que as bactérias estão condiciona o seu metabolismo e condiciona a produção de CO2 que nao pode ser dita como sendo 1 reacção e penso que foi aqui que a confusão se gerou: Enquanto uns dizem que a reacção é o fenomeno pelo qual o CO2 é criado outras entendiam que a reacção é a altura da reacção do CO2 com a agua do aquario...e neste caso a temperatura funciona de maneira diferente: -Para a produção de CO2 atraves da actividade das leveduras o aumento de temperatura é positivo en quanto que para a reacção do CO2 com a agua o aumento da temperatura é negativo. Realmente o bicarbonato de sódio serve apenas para um efeito tampão para as leveduras nao morrerem rapidamente devido ao aumento de acidez do meio onde se encontram. O bicarbonato de sódio acaba por neutralizar os ácidos que são produtos secundários da sua actividade metabólica. Assim o que vai ditar a "morte da garrafa" é o aumento de alcool para niveis superiores aos tolerados pelas leveduras e a quantidade de açucar foi +- calculada para nao se gastar açucar numa colonia morta de leveduras. O mesmo acontece em fermentações alcoolicas usadas desde há muito pela humanidade na produção de vinho e cerveja e outras bebidas de fermentação. Se nao pusessemos o bicarbonato de sódio as leveduras morreriam muito mais rapidamente e teriamos que fazer com menos açucar e mais vezes ou em garrafas com muito mais agua para o mesmo tempo de reacção. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
whity Publicado: Dezembro 26, 2004 Autor Publicado: Dezembro 26, 2004 Bem isto na teoria parece mesmo muito feio, lol. Mas gostei de saber o que se passa dentro da minha garrafa. Noentanto se bem percebi nenhum dos componentes pode acelerar a reacção, nem mesmo a temperatura. Ora se bem percebi o bicabornato de sodio serve apenas para durante toda a reacção as colonias não morrerem, o acuçar para levedar no inicio. Ps. As minhas garrafas continuam sem nenhuma actividade. Mas já agora eu quando mexo na garrafa noto que saem umas bolhas, isto quer dizer que o mecher na garrafa agito as particulas, dou-lhes energia cinetica e ao mesmo tempo calor aumento a pressao na garrafa e dai sairem as bolhas, estou correcto?
Just_me Publicado: Dezembro 26, 2004 Publicado: Dezembro 26, 2004 Percebeste mal... a temperatura mais alta aumenta o metabolismo e portanto a velocidade de consumo de açucar e libertação de CO2 para além disso ainda diminui a possibilidade de o CO2 continuar dissolvido na garrafa e libertar-se aumentado a pressão dentro da garrafa e forçando o CO2 a ir para o aquario. Acertaste no bicarbonato de sódio, falhaste no açucar...o açucar é o alimento das leveduras que ao ser consumido por estas resulta na libertação de CO2 (entre outras coisas) por estas. Quanto ás tuas garrafas e se meteste o fermento correcto o que presumo que sim pois dizes que ves bolhas de vez em quando, se nao colocaste a água a uma temperatura demasiado elevada ao principio (um bom teste é meter umas pinguinhas na parte interior do pulso como se fosse para tester a temperatura do leite para os bebes) então....tens uma ou mais fugas...e é por isso que nao vai CO2 para o aquario.... Quanto á ultima frase, certo! Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
whity Publicado: Dezembro 26, 2004 Autor Publicado: Dezembro 26, 2004 Mas estas garrafas ja funcionam a mto tempo bem, só desta vez é que não. E como a temperatura baixou nesta altura pensei que tivesse relacionado. Vou esperar melhores tempos.
Vlad Publicado: Dezembro 27, 2004 Publicado: Dezembro 27, 2004 Mas estas garrafas ja funcionam a muito (palavra corrigida) tempo bem, só desta vez é que não. E como a temperatura baixou nesta altura pensei que tivesse relacionado.Vou esperar melhores tempos. Mas espera aí? Há quanto tempo tens as garrafas sem serem re-abastecidas? Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
whity Publicado: Dezembro 27, 2004 Autor Publicado: Dezembro 27, 2004 Boas. AS garrafas foram sempre funcionando, quando eu via que saiam poucas bolhas pro reactor fazia nova mistura na garrafa e voltava a meter a rolha pra dentro do reactor e depois passadas uns minutos la começavam a sair as bolhas, mas desta vez nada.
Joana Silva Publicado: Dezembro 27, 2004 Publicado: Dezembro 27, 2004 boa tarde, isto tambem me esta a acontecer a mim! cada vez que agito a garrafa, sai CO2 com abundancia, mas para 10 segundo depois e tenho de esperar mais 5 ou 6 minutos ate que volte a sair 1 bolha! ja tentei com agua morna mas tambem nao da....o que sera? PS. Garanto tambem que a garrafa nao tem fugas!
Vlad Publicado: Dezembro 27, 2004 Publicado: Dezembro 27, 2004 Boas Estou a experimentar isto... vou colocando resultados no tópico. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=114188#114188 Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Recommended Posts