Recommended Posts

Publicado

Pois é, continuo com dúvidas em relação a um assunto já aqui debatido... A iluminação.

Como eu tinha dito, gosto muito de ver aquela cor azul nos aquários, cor essa dada pelas lampadas actinias. Como as lampadas de HQI acima de 5600K são muito caras, eu tunha pensado colocar HQI daylight + actinias até me dar a cor que eu gostasse.

Eu gosto desta cor mas a questão é: que cor gostam os peixes/corais/invertebrados/etc?

Pelo que sei os seres vivos que gostam deste espectro, são aqueles que vivem a grandes profundidades onde só este espectro chega. Num ambiente de recife a profundidade é normalmente pouca, pelo que os seres vivos estão abituados a todos os espectros, sobretudo Daylight (5000K-6400K), estou errado?!

Assim, a minha pergunta é: Porque é que usa tanto lampadas de 10.000K e acima, conjuntamente com actinias? 10.000K tem mais espectro azul que 5600K, é certo, mas ainda assim não deixa de ser uma luz branca...

Porque não usar uma daylight (muito mais barata que uma 10.000K) conjugada com actinias para o espectro azul? Era o que pensava fazer...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá,

Em primeiro lugar não podes comparar uma lampada de 10000K ou 14000K com uma de de 6500K pois mesmo sem serem conjugadas com as actinicas (T8 ou T5) o espectro é completamente diferente.

Vê por exemplo o aquário do Marco - ele tinha uma lampada de 10000K e sentiu a necessidade de colocar uma calha com duas T5 actinicas pois o espectro dele não era suficientemente azul. No meu caso, que até vendi as T5 ao Marco apenas coloco as actinicas (florescentes normais) para fazer o efeito de nascer e por do sol, pois não necessito delas para o espectro azul. Aliás se experimentar desligar as actinicas quando as HQI´s (14000K) estão ligadas, quase não noto diferença de cor.

Publicado:

Então mas as lampadas de 14000K são assim tão azuis? Estas lampadas não emitem UV, ou estou enganado?!... :wink:

De qualquer maneira a questão é a mesma: Para ter o efeito azul, porque não usar daylight conjugada com actinia? Também pode ser, não?

Publicado:

Olá,

Claro que as lampadas emitem UV e claro que as podes conjugar com actinicas, mas o que eu quero dizer é que se tiveres lampadas de 5000 ou 6400K terás que ter mais espectro azul adicionado do que se tiveres lampadas de 14000 ou mesmo 20000K (que já existem!)

Publicado:

Certo, certo, Diogo, eu percebi :wink:

Agora no meu caso concreto:

Como vos tinha dito pretendo, formar uma forma de "U" com as rochas vivas, ficando as laterais mais povoadas de rocha, indo diminuindo até ao centro do aquário.

Neste sentido tinha pensado em 2x70W HQI, embora na altura vocês me tenham também dito que 1x150HQI não era mal pensado. Acontece que 1x150W é bem mais barato (refiro-me ao projector+lampada, +, +, +...) do que 2x70W.

A pergunta é: acham mesmo que com 1x150W no centro do aquário, a 21,2cm do topo do aquário consigo manter a maior parte dos corais? Se fosse para aplntas de água doce eu dizia que não, mas não tenho a precepção de quanta luz precisa um coral mais "complicado"...

P.S.: Ainda em relação às actinias, acham que, colocando 1x150W ou 2x70W, vou precisar de quantas actinias para conseguir ter o aspecto azulado e brilhante.

Publicado:

Olá outra vez,

Olha eu tenho 2 x 150W e acho que está bem (não é demais) e o meu aquário tem 1 metro. Achei que devia por 2 x 150W porque tenho 60 cm de profundidade e 1 foco não seria suficiente.

Por sua vez o Marco (lá estou eu falar dele), tem um aquário de 120 cm e tem apenas um foco de 150W no centro. Eu já vi o aqua dele e não tem pouca luz - são opções!!!

É claro que se quiseres ter corais que necessitem de muita (mesmo muita) deves colocar mais, mas para os corais mais normais chega e sobra...

Publicado:

Oi...

Hugo,

o facto é que com uma de 70W consegues manter qualquer coral desde que a distancia entre este e a lampada seja pequena...

Por exemplo para um nano que tenha no maximo 35cm de altura e que uma tridacna ou um sps fique no substracto (este com 10cm) estes ficariam a 25cm + a distancia da hqi á água, ou seja, cerca de 40 cm como eu tinha antigamente... e mantinha 2 tridacnas que em termos de luz é dos animais que mais precisa juntamente com sps e anemonas...

Agora noutro caso, se colocasse a HQI a 30 cm ou mais que já vi muitas vezes por aí, a itensidade de luz que chegasse lá abaixo seria muito menor porque esta estaria a 55cm do animal... neste caso 2 lampadas T5 a 10cm da água serviriam melhor no aquario...

Não sei se me fiz entender mas o que conta é a distancia do coral em relação á potencia da lampada. Só para teres uma idéia a maior parte das quintas de corais e muitos dos aquarios estrangeiros colocam 2 HQI de 400W por 14 horas/dia a 10/12 cm da água para obterem o maximo crescimento dos corais... mas controlando o aquecimento da água...

No teu caso eu colocaria 1 HQI de 150W como já te tinha dito no maximo a 15/20 cm da água...

com essa luz mantens qualquer coral, mesmo os mais exigentes, nem que tenhas que os colocar no topo do aquario onde ficariam ainda mais proximos da luz.

Quanto ás actinias, é tudo uma questão de estetica e visual... quanto mais azul quiseres opta por lampadas de maior grau kelvin. Essas em termos de espectro e itensidade duram menos tempo util de vida mas tem uma cor mais bonita. Em relação ás de menor grau kelvin duram mais mas a cor é mais feia. Neste momento uso 2 T5 actinicas como o Diogo mencionou + 1 HQI de 10.000 e estou satisfeito, mas ainda vou experimentar um dia as duas actinicas + uma HQI de 14.000K.

É uma questão de gosto... :wink:

Abraço...

Publicado:

Certo... A minha dúvida era só se uma HQI a 21, 2cm, consegue abranger 1m de água... Tendo em conta que terei corais, tridacnas e outros mais exigentes, nas laterais. Mas pelos vstos parece que é suficiente... :)

Em relação às actinias vou tentar se calhar com 2 de 30W, já deve dar um tom azulado, não?!...

Isto porque vou colocar HQI de 5200K que também as tenho usado no plantado com muitos bons resultados...

Gracias!

Tópico Encerrado! :wink:

Publicado:

Oi....

as HQI de 5200 são muito amarelas.... não vai ficar muito azul mesmo com as actinicas...

Põe pelo menos de 10.000K não são muito mais caras...

Abraço...

Publicado:

Eu uso essas no plantado e não as acho muito amarelas, inclusivé já usei de 4200K.

Mas o que entendes por "não muito caras"? Eu compro estas HQI de 150W a 3 contos... :wink:

Publicado:

A 3 contos ???!!! Isso é muito barato !!! mas aonde é que compras??!!

Eu sabia que eram mais baratas, mas 3 contos??!! A minha de 10.000K custou-me 45 euros !

Abraço...

Publicado:

Comprei as minhas em Castelo Branco numa loja de material eléctrico... Não recordo do nome...

Mas mesmo assim 45 EUR. Não está mal de todo. OndE? Reeferência, não?!

Diz-me uma coisa, as lampadas que servem os aquários da Redfish, não são todoas acima de 9.000K? É que aquilo para mim continua a ser branco. :)

Eu queria o efeito que eles têm nos aquários de água salgada que estão na estante, mas julgo eu que aí só usam actinias, estarei errado?

Achas mesmo que com 60W actinias, não consigo ter o efeito azul? :wink:

Publicado:

Oi Hugo...

Já foste a Redfish recentemente?

É que agora as que lá estão são HQI de 14.000K... está muito azul muito bonito....

em relação ao azul de 60w de actinicas... com a HQI de 5200K vai ficar muito amarelado...

Eu tenho 150W 10.000 + 2 T5 de 40w e ainda penso por mais azul como te tinha dito ao por uma HQI de 14.000K...

Abraço...

Publicado:

Dpende do recentemente. 8)

Não vou lá à umas duas/três semanas... :wink:

Tenho de lá ir então ver. para decidir o que faço, de qualquer das formas o projector (ou simplesmente sockets, não sei ainda) e o balastro já posso comprar porque será então de 150W :)

Publicado:

Olá,

Penso que o Marco já esclareceu tudo. Em relação ao projector e balastro, vê os nossos pois custam cerca de 150 euros e esteticamente são muito interessantes...!!!

Se precisares digo-te onde comprámos.

Publicado:

Esses projectores já têm balastro? É só colocar a lampada e já está?

Eu uso projectores de 3 contos + balastros de 6 contos + lampada de 3 contos, mas tenho de fazer uma tampa para eles... Esses projectores, realmente não seão nada feios (é os que tens na tua página, certo?!).

Até porque assim onde colocaria as actinias? por baixo dos balastros? :wink:

Podes então dizer-me (em PM se quiseres) onde o compraram? E já agora, sabes-me dizer qual a distância da parede até ao início da lampada? Isto porque o meu aquário vai ficar a uns bons 30 cm da parede... :)

Publicado:

Olá Hugo,

Os nossos projectores é só colocares a lampada - estão prontos!!

A questão da distância à parede pode ser um problema pois eles têm cerca de 15 cm até começar a lampada. Eles levantam cerca de 45º mas isso pode não ser suficiente (se precisares de os ver, diz-me, pois podemos combinar e eu mostro-te os meus).

De qualquer forma no sítio onde comprámos eles têm um catálogo onde podes escolher outro tipo de suporte (alguns são ainda mais baratos e muito modernos).

As actinicas podem ser colocadas à frente dos focos como eu tenho ou por baixo dos balastos. Nesta foto consegue-se ver as actinicas na parte da frente.

Pic_43_30.jpg

Vou enviar-te uma MP com o nome da loja, telefone e localização.

Publicado:

Eu vi as tuas actinias na foto, mas não dá para perceber muito bem :wink::)

De qualquer maneira será sempre complicado essa distância, porque eu teria de ter mais. A não ser que retire a sump do meu setup, deixando apenas aquário e refugio... aí já posso encostar o aquário à parede, até porque o furo no aquário é na lateral.

Publicado:

Pois é, resolvi seguir o conselho do Marco e fui à Redfish ver as luzes de 14.000K e.... mudei de ideias :shock: realmente é uma luz azulada, mais do que eu estaria à espera.

Sendo assim, vou apenas colocar uma HQI de 150W e nem me preocupo com actinias. Fazendo as contas é mais barato colocar apenas uma HQI de 14.000K que uma de 10.000K(esta sim totalmente branca e já afugir para o amarelo) ou mesmo uma daylight e 2 actinias. São caras as actinias... :wink:

Falei também com o Eduardo (da Redfish) e ele até me desligou as acinias para ver apenas as 14.000K a funcionar e a diferença, como alías vocês já havim referido é muito pequena. Ele aconselhou-me foi a colocar uma de 250W :wink: . Compreendo a explicação dele e, como ele diz, a diferença de consumo não é muito superior, mas acho que vou optar, ainda assim, pela de 150W. O aquário não é muito alto por isso julgo que a luz chega lá abaixo perfeitamente...

Já agora, onde se consegue as lampadas de 14.000K mais baratas?

O mais barato que consegui foi na SeaMe por 56Eur. Quanto custam cá e onde?

Obrigado!

Publicado:

Sim é uma opção a considerar, só que assim depois não poderas fazer a simulação do nascer e por do sol...

Abraço...

Publicado:

Pois, paci~encia, não se pode ter tudo... Quem sabe mais tarde.

As lampadas HQI até fazem essa simulação por sí só, mas é muito rápida e não progressiva :wink:

Publicado:

Exacto...

mas só no arranque... quando desliga é de repente... !!

Acho melhor tentares viabilizar isso porque acho sempre um pouco stressante para os peixes quando se liga e desliga de repente... ficam muito assustados e esconden-se...

Pensa nisso nem que seja uma compacta pequena...

Abraço...

Publicado:

As HQI, pelos menos as OSRAM daylight, não se ligam assim tão depressa, levam pelo menos uns 3/4 minutos até estarem no espectro máximo que conseguem...

Independentemente disso é evidente que não é o mesmo que no nascer do sol e acredito que possam ficar um pouco stressados. Vou então procurar usar um compacta de 11W ou mesmo de 15W para minimizar esse stress. :wink:

Obrigado!