Bruno A. Cardoso Publicado Julho 25, 2010 Publicado Julho 25, 2010 Boas, eu tenho um aquario de 135 litros com vallisnerias , fetos de java e plantas desse genero... a iluminaçao é em breve uma calha de 4x39W, e quero começar a fertilizar porque elas estao a ficar ratadas, e nem chegam a crescer... Ora eu estou a pensar fertilizar com os seguintes fertilizantes da cristalred: Fertilizante de Potássio Fertilizante Nitrato + Potassio Micros+ Ferro 250 ml pois bem, eles recomendam as quantidades em ppm.... a minha pergunta é quantos ml é que devo utilizar para cerca de 120reais, e quantas fertilizaçoes faço por semana... Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 26, 2010 Autor Publicado: Julho 26, 2010 17 visualizaçoes e ninguem me pode responder? Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Ricardo Monteiro Publicado: Julho 27, 2010 Publicado: Julho 27, 2010 Bom dia Em primeiro lugar, e como medida de segurança para evitar dissabores futuros, deves fertilizar um terço ou até metade da dose recomendada, fazendo de seguida testes à água para perceber se as doses indicadas pelo fabricante correspondem ao valor efectivo/real indicado pelos testes. Isto é o 1º teste de despiste de concentrações, que se deve fazer para se saber realmente que fertilizantes se tem em mãos. Muitas vezes as concentrações indicadas não são as efectivas - até por factores exógenos ao próprio fertilizante - e depois vemo-nos com algas a bater à porta, sem que se compreenda imediatamente quais as causas que a isso levaram. Depois tens uma hipótese só, que é ir fertilizando por baixo, sempre com muita observação das plantas, para se poder entender quais as carências que estas apresentam. Neste ponto é essencial saber se o aspecto X corresponde à falta do nutriente Z, e por aí fora.... O essencial é não dar às plantas (e ao sistema também) mais do que aquilo que possa ser consumido, para o que importa considerar tb factores como CO2 e Luz. (Deves ter consciência neste ponto que 4x39W é muita luz para 135L brutos. Não deves precisar de acender mais que 2x39 neste ponto, e quando tiveres o aqua já bem maturado podes então dar algumas horas por dia de luz a mais - isto claro que sempre com nutrientes e CO2 qb! Muito importante!) Para as fertilizações em si, pode-se dizer, grosso modo, que existem duas vias: - a manutenção do aquário com as fertilizações por baixo, e o seu oposto: considerando sempre luz e co2 em abundância (estamos a falar de aquas com alguma exigência, e não de aquas lowtech, para todas as situações). Recorrendo a um exemplo conhecido, Tom Barr desenvolveu um sistema de fertilização por excesso ligeiro, conhecido como Índex Estimativo. Dentro deste sistema fornece-se às plantas um pouco mais para além dos intervalos de segurança. O que acontece é que num aqua com boa luz, co2 com força e plantas saudáveis, qq alga será sempre residual, devido ao predomínio das plantas . Estas absorvem mais do que aquilo que conseguem assimilar; os excessos são controlados com TPAs em momentos-chave. Eu tenho vindo a usar este método, mas por défice ligeiro, e com bons resultados. Num aqua com fetos, valls e anubias, aconselhava-te a fazer o mesmo, mas por défice alargado. Tens de ver que o substrato liberta sempre algo para a coluna de água - apesar de não referires que substrato usas - , entrado isso tudo para a equação»»plantas crescimento lento, 2x39w, co2, ferts, Gh, etc. As indicações estão em ppm... 1 ppm=1mg/L Assim: NO3 de 5 a 10 mg/L PO4 de 0,3 a 1 mg/L K de 20 a 30 mg/L Fe de 0,25 a 0,7 mg/L Para saber quantos ml vais ter de fazer umas contas de cabeça, mas antes disso tens de perceber quais são os consumos reais dessas plantas mediante todos os factores enunciados acima. Isto ninguém vai fazer por ti... É por isso que ng respondeu à pergunta de "quantos ml e quantas vezes por semana...." Já agora, reparei que te está a faltar o fertilizante de fosfatos ... PO4... sem ele as plantas não crescem... ou então saem cheias de curvas... Espero ter ajudado, sem ter complicado. O essencial está aqui. Cumprimentos
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 27, 2010 Autor Publicado: Julho 27, 2010 Obrigado pela esclarecedora resposta :D as plantas que tenho sao de baixa manutençao, é so mesmo vallisnerias, e fetos de java...é mesmo necessário esse PO4? Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Ricardo Monteiro Publicado: Julho 27, 2010 Publicado: Julho 27, 2010 NPK... P é essencial ao bom desenvolvimento das plantas.
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 27, 2010 Autor Publicado: Julho 27, 2010 tudo bem amigo :D ja percebi..achas que o NPK nutrafin e fixe? Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Ricardo Monteiro Publicado: Julho 27, 2010 Publicado: Julho 27, 2010 Eu não creio que seja grande espingarda, mas se calhar para fetos e anubias até resulta bem. Não há nada como experimentar. Com mais alguma qualidade tens o Tropica Plant Nutrition +liquid, contendo este o NPK numa fórmula equilibrada. Nunca fui grande adepto de usar fertilizantes 3 em 1, mas até tenho vindo a mudar de opinião, especialmente se se tratar de aquas com plantas de crescimento lento, como cryptos, fetos e anubias. O metabolismo mais lento destas plantas não exige uma afinação tão grande das dosagens de nutrientes do complexo NPK, como ocorreria com as fertilizações individuais tratando-se de plantas mais exigentes. Daí que os «muitos em 1» sejam uma solução que nos permite poupar tempo e paciência na hora de fertilizar. Sempre em subdosagem mas várias vezes por semana, de modo a que as adições sejam rapidamente absorvidas pelas plantas, sem excessos livres na coluna de água.
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 27, 2010 Autor Publicado: Julho 27, 2010 hmmm estou a ver... obrigado eheh Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 27, 2010 Autor Publicado: Julho 27, 2010 tive a ver e o P nao está la nesse tropica :S nem o N.... ve la se me sabes indicar alguma coisa melhor, mas que seja qualidade/ preço Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Ricardo Monteiro Publicado: Julho 27, 2010 Publicado: Julho 27, 2010 Então vê melhor, porque no meu está...
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 27, 2010 Autor Publicado: Julho 27, 2010 eu vi na descriçao deles :S diz la que nao tem nitrogénio nem phosphatos Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Ricardo Monteiro Publicado: Julho 27, 2010 Publicado: Julho 27, 2010 Plant Nutrition + liquid Confere.
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 27, 2010 Autor Publicado: Julho 27, 2010 Tens rzao XD tava a ver o aqua care liquid, sem o + eheh Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Vasco Ferreira Publicado: Julho 29, 2010 Publicado: Julho 29, 2010 (editado) viva bruno. Acho que antes demais deves decidir Que tipo de aquario pretendes. com CO2 ou sem CO2? Apartir dai adequares as tuas fertilizações, TPAS e iluminação a isso tudo. Se n vais usar CO2..vais precisar de pouca fertilização, pouca luz. 4*39, como ja foi dito um abuso e vai servir para teres um plantado de algas. Vou-te dar um exemplo de um aquário que montei e que está em casa de um amigo...low mas muito low-tech. - 70l e flora semlhante à tua (anubias, valinérias, musgos, fetos de java, higrophilas e até blixas) . - iluminação aquaglo de 20w - susbtrato fertil - eheim 2213 (limpo de 6 em 6 semanas). - fertilização: 2 ml semanais de micros (tropica) e 2,5ml de solução macro. O aquario leva qs 4meses sem tpas e está cristalino, sem algas, as plantas a crescerem (lentamente) e peixes felizes da vida e a reproduzirem-se) Abraços Editado Julho 29, 2010 por Ptuga ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Bruno A. Cardoso Publicado: Agosto 12, 2010 Autor Publicado: Agosto 12, 2010 4 meses sem tpa's?? isso para mim nao dá... logo ai vai-se reflectir nas fertilizaçoes....porque em 1 semanas o aquario produz cerca de 25ml de nitratos, sendo 10 ja dá torneira! A minha fauna é escalares, tenho actualmente 5 num aquario de 135 litros brutos...e nao sao pequenos xD Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Recommended Posts