Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Estou a pensar em iniciar um aquario de agua salgada, mas nao para meter corais, nem para aquecer, nem para ..., mas sim apenas para peixes dos rios do mar e da foz do mar, onde queria mamter apenas umas algas, e uns peixes pequenos e outros maiores da rede de pesca que os pescadores costumam tirar do mar, e se possivel aqueles camaroes pequeninos (que nao sei o nome :lol:. Queria o aquario com menos maquinas possivel.

O que e preciso utilizar para isto( Equipamento e produtos)?

E como se faz agua salgada?

Cumprimentos diogo

Publicado:

Apesar de ainda não ter muitas experiência em salgados, posso dar a minha opinião .

Água - Podes utilizar a água do local das capturas ou compras sal marinho ( próprio para aquários ), convém apanhares a água num local onde ela seja limpa e evita a foz ou o rio , por causa da poluição.

Equipamento - escumador, bomba de retorno, bombas de circulação, chiller ( arrefecer a água ).

No fim de contas, em termos de material, precisas do mesmo que para um reef tropical, a diferença é que em vez de termostatos para aquecer a água, usas o chiller para a arrefecer, porque as nossas águas variam dos 15 aos 18, dependendo da zona do pais.

Mesmo que não queiras, precisas de "maquinaria", porque precisas de ter a água limpa, água a circular para a água oxigenar, etc.

Penso que não estou muito errado.

Publicado:

Olá Diogo,

Na verdade a manutenção de um aquário da costa pode-se tornar tanto ou mais complicado que um Reef tropical. E são vários os motivos para isso acontecer, em termos de equipamentos tal como o rop64050 disse é complexo, com a agravante de que precisas de um chiller que é ainda bastante dispendioso; deves te rum conhecimento mínimo sobre a biologia das espécies que vais colocar no aquário ao contrário do que possas imaginar a manutenção de algas é bastante difícil e a maioria das espécies não gosta muito da ideia (as Rhodophytas são as que geralmente melhor se adaptam). Depois em termos de fauna que possas apanhar na zona intertidal tens ouriços (Paracentrotus lividus) que é terrível para o manteres na maioria dos casos começa a perder os espinhos e acaba por morrer, as estrelas do mar (da costa portuguesa) assim que a temperatura da água começa a chegar aos 23º lá se vão elas e relativamente a peixes maiores que vêm nas redes de pesca...ou são redes que não possuem tamanhos minimos :P ou então tens um grande aquário.

O que resta.... pequenos peixes que possas apanhar em poças durante a maré baixa como é o caso de sargos e tainhas (fáceis de apanhar e que admito que os possas ter em aquário sem grandes equipamentos no entanto a alimentação....) e Palaemon elegans camarão da costa que é mais ou menos resistente e de alimentação relativamente fácil.

Agora não te esqueças que apanhar animais do meio selvagem requer algumas autorizações muito embora na maioria das vezes nada acontece mas....nunca se sabe.

Relativamente à água a utilizar se vives perto da costa deves capturar a água num lugar fora da zona de rebentação, se não tens possibilidade de colectares água a água é uma opção...muito embora para além de não ser água "idêntica" á "nossa" água tem os custos associados que são significativos.

Espero ter ajudado em alguma coisa e caso queiras esclarecer alguma dúvida não hesites em contactar.

Abraço,

Laboratório de Aquacultura Ornamental