Recommended Posts

Publicado

Boas a todos que lerem este topico,

Tenho um problema com a glosso. É que esta só quer crescer à sombra?!?? Qual será o(s) nutrientes que lhe estão a faltar para o equilibrio de luz e nutrientes ser estabelecido e esta crescer com exposição directa de luz???

Abraço

Bruno Mendes

" Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe."

Georg Simmel

Publicado:

Boas!

Esta é uma questão que aínda hoje não tenho a certeza se consigo responder.

A minha teoria, é que as plantas crescem menos na luz e menso saudáveis, porque existem poucos nutrientes.

É como se a luz acelerasse o metabolismo, e não havendo nutrientes, a planta concome-se a si própria.

Abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

e o que posso fazer??

é que se aumento a dose de tmg dá logo em algas. e não sei qual dos inumeros nutrientes lhe falta (supondo que é apenas um)!

grande dilema!!

alguem tem soluções???

Georg Simmel

Publicado:

Esquece lá o TMG. Pelo que me tenho apercebido, não funciona muito bem.....

Aconselho N-P-K, o mais rápidamente possível.

Abraços!

Publicado:

Olá Its!

Aqui no Porto, num hipermercado a melhor relação que encontrei foi 6-3-6, NPK. Todo o resto dos adubos NPK tinham uma alta percentagem de P (Fosfato) em relação ao N (Azoto) e ao K (Potássio). Assim sendo, a melhor relação será a que tiver o N e o K com o dobro do P. Quanto menos P tiver e mais N e K melhor será a relação, no meu ponto de vista.

Abração.

Diogo Oliveira

Publicado:

Its me: esse que tinha 0:50:0, não é N-P-K, é um fertilizante simples de fosfato.

minidiogo: É necessário saber qual é o ou os nútrientes em carência, para determinar se esta ou aquela percentagem é melhor.

Com muita luz, chegas a ter uma grande carência de fosfato.

Não desprezem o Mr. Fosfato :wink:.

Abraços!

Publicado:

Olá,

O exemplo que dei de 0:50:0 era só mesmo porque não me lembrei de mais números lol

Adiante.. só quero perceber uma coisa; se esses N: P :K´s adicionam todos os macros, vamos imaginar que o nosso amigo já tem nitratos e/ou fosfatos em níveis suficientes no aqua, qual é o objectivo de despejar mais lá para dentro?

Não estou a criticar o que disses-te mas isto cria alguma confusão (pelo menos para mim). Primeiro aconselha-se o NPK (ok tudo bem), depois aconselha-se a ver qual o nutriente que está em falta e depois corrigir a situação dependendo do/s nutriente/s em falta.

A sério, não leves a mal André, mas eu próprio passei um pouco por esta confusão dos nutrientes (como todos penso eu) e aconteceu-me exactamente isto: um dava-me a solução, passado três posts já era outra e na página seguinte outra. Conclusão: algas :wink:

Abraço

Publicado:

No problem, Its me, questionar é muito positivo, para mais, utilizando argumentos válidos :wink:.

Primeiramente, referi o N-P-K, para aquela situação das glossos em particular, pois realmente é aquilo que está a faltar.

Depois, o minidiogo referiu que quanto menos fosfato, melhor, e eu limitei-me a dizer que isso não é verdade em todos os casos.

Just it!

Abraços!

Publicado:

Agradeço a todos a ajuda.

Peço apenas um ultimo favor. é que suponho que este tipo de fertlizante seja daqueles de plantas terrestres! se tal for, preciso que indiquem-me a loja e marca do fertilizante (por MP, é claro).

Tenho nitratos perto do 0. Pois se insiro mais fertilizantes...algas.

Fosfatos n sei. vou fazer o teste.

Agradeço novamente,

Bruno Mendes

Georg Simmel

Publicado:

Alright André :( Assimilado. hehe

E eu sei que ás vezes torna-se dificil para voçês ajudar apenas baseados no relato de uma situação (sem valores de testes etc..), mas também compreendo que os preços que ás vezes apanhamos nas lojas torna-se complicado termos tudo á nossa disposição.

Abraço

Publicado:

peço desculpa por não especificar.

tenho algas (filamentosas verdes, pontos verdes, pretas) sim. Mas em parte por minha culpa por não poder efectuar tpa`s muito regulares (devido ao meu trabalho).

Georg Simmel