Reef cubo de 60cm - e a sump?


Recommended Posts

Boa tarde!

 

Tenho andado a ler tudo o que posso sobre aquariofilia de recife e nos últimos meses tenho vindo a traçar um projecto. Tudo será feito com muita calma, comprando componente a componente, sem pressas e com decisões ponderadas.

 

O aquário será um cubo de 60cm. Sei que muitos poderão dizer que a litragem é pouca e que ficarei limitado em termos de espécies que poderei colocar. Dou total razão a quem o disser, mas manterei apenas pequenas espécies, respeitando os limites do aquário e as necessidades de cada uma.

 

Tenho contudo uma dúvida que gostava de colocar á vossa consideração. Como o cubo terá 60cm de aresta, o móvel ficar-se-á também pelos 60 cm. Descontando o espaço ocupado pela estrutura de ferro, penso ficar com pouco mais de 50x50 cm de espaço livre dentro do móvel para colocar a sump.

 

O que vos pergunto é: uma sump em forma de cubo terá a mesma efcácia que as normais retangulares? como me aconselham a fazer a sump para rentabilizar ao maximo o espaço disponivel?

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes perfeitamente montar um cubo de 60cm, um dos meus aquários é um cubo desses.

A sump pode ser quadrada ou rectangular. Se colocares quadrada não colocava divisórias, ou então colocava só uma, para quebra bolhas, mais nada.

 

Em relação ao móvel, que altura terá? 60cm? Eu optava mais por 80cm de altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Pedro Conceição!

 

O móvel terá 80 de altura, senão ficarei muito limitado em termos de espaço em altura. 80cm parece-me, de facto, muito mais razoável.

 

Com a sump quadrada fico apenas prejudicado porque não posso montar um refúgio com macroalgas e mangues, ou haverá alguma forma de conseguir faze-lo na sump assegurando uma circulação de água adequada?

 

Tenho procurado na net modelos de sump's quadradas mas até agora foram poucos os exemplos que consegui encontrar. Vou continuar a procurar para tentar encontrar um modelo adequado ao meu caso. Se alguém souber de algum site onde possa encontrar alguns modelos, agradecia.

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais