Recommended Posts

Publicado

Boas,

Adquiri há alguns meses um frasco de tubifex liofilizado mas acontece que hoje reparei que dentro do frasco e mesmo à volta do frasco está tudo cheio de uns pequeníssimos bichos amarelados. Já tinha visto antes mas pensava que eram restos do próprio tubifex. Hoje é que reparei que os ditos restos se movimentam. Agora a minha dúvida é se isto será normal no tubifex leofilizado e fundamentalmente se será seguro continuar a alimentar os peixes com esta comida. Desconfio que o bicho propriamente dito até deverá ser um bónus nutritivo para os peixes. O meu medo é se o tubifex estiver estragado.

Obrigado.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Normalmente os bichos que aparecem nessas comidas são ácaros. Arranja uma lupa e vê se não parecem uns aranhiços.

Não costumam ser tóxicos para os peixes mas vão degradando a comida. Podes matá-los pondo o frasco no congelador cerca de 2 dias, 2 ou 3 vezes com alguns dias de intervalo, para dar tempo aos ovos de ácaro eclodirem, normalmente são resistentes á congelação.

Se tiver fungos, eu deitava fora.

Cumps,

João

Publicado:

Boas,

Antes de mais obrigado pela resposta. Mas será que a humidade resultante da congelação não estraga a comida quando se descongelar?

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Deves congelar e descongelar sempre com o frasco fechado e nunca o abrir enquanto não tiver atingido a temperatura ambiente, para não haver fenómenos de condensação. Esses levam ao aumento da humidade do produto e depois é que se estraga facilmente.

Publicado:

Obrigado pelas dicas amigo João. Coloquei o frasco fechado e dentro de um saco de plástico dentro do congelador a -18ºC. Preferi colocar num saco porque o frasco é meio manhoso e não fecha muito bem. Daqui a uns dois dias retiro-o e deixo a descongelar mesmo dentro do saco. Repetirei o processo passado uns dias.

Um abraço

Cumprimentos,

André Basílio