joao patricio Publicado Julho 20, 2010 Publicado Julho 20, 2010 Boas pessoal, Estou com uma dúvida, existem vários tipos de plantas com váriias necessidades de luz, a minha dúvida é a seguinte. Se a luz que é necessária para manter a espécie X que necessita de bastante luz vai prejudicar a espécie Y que não necessita de muita luz, ou se as necessidades de luz só são necessárias para plantas exigentes e as menos exigentes tanto se mantêm em aquários com pouca luz como com muita luz. Obrigado pela atenção. Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 Boas! Existe um pouco de tudo quanto a mim. Existem plantas que querem muita luz para pudermos ver-lhes o seu máximo potencial, mas essas mesmas plantas sobrevivem com menos luz, embora fiquem com uma coloração e um aspecto diferente. A Heteranthera Zoosterfolia é um exemplo. Outras plantas exigentes há, que com pouca luz definham. Das plantas que necessitam de menos luz, a maior parte dá-se bem em qualquer quantidade de luz, mas outras que só consegui ver o seu verdadeiro potencial com uma iluminação mais baixa. O que te aconselho é planeares o aquário antes de o montares. Podes optar por um aquário bem iluminado, e neste caso seria vantajoso um sistema de CO2 acompanhado de fertilizações completas. Neste aqua podes pôr a grande maioria das plantas,desde Rotalas, Ludwigias a Anúbias e musgos. Salvo raras excepções que preferem menos luz. Por outro lado podes preferir um aquário mais "low-tech" com plantas de crescimento lento, em que a luz é em menor quantidade e que podes dispensar a adição de CO2, e em que a quantidade de fertilização pode ser menor. Neste caso já existem certas plantas que deves evitar, pois preferem mais luz. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts