William Publicado Julho 20, 2010 Publicado Julho 20, 2010 (editado) Boas, depois de alguns meses ausente do forum e com o meu aquário em stand by estou de volta ao hobby. Como nunca cheguei a colocar peixes de porte no meu aquário principal resolvi agora faze-lo e optei novamente pelos discus, a estirpe escolhida foi o Azul Cobalto. Como "fazer crescer" dicus jovens parace ser um quera cabeças para muita gente resolvi então criar este tópico e ir documentando o crescimento dos meus discus. Dia 10 deste mês recebi um cardume de 17 discus, 15 com cerca de 5cm e 2,5 meses de vida e dois com 2,5cm com 1,5 mes de vida. O Objectivo é fazê-los crescer o mais possivel para depois escolher os 8 melhores para colocar no meu aquário. Foram colocados num aquário de 300l ( 100x50x60) que tenho para o efeito, a filtragem está a cargo de um eheim 2217 e um aquecimento de um jaeger de 300w. A qualidade das fotos é bastante reduzida pois foram todas tiradas com o tlm, estas primeiras fotos são do dia em que os recebi (10/07/2010) Ambientação Já no aquário Passados dois dias Passados 5 dias já se nota bem que cresceram e engordaram Passados 7 dias Passados 10 dias Tenho-os alimentado com um pouco de tudo, granulado, artemia congelada, papa caseira e larvas vermelhas, alimento-os cerca de 10x por dia (quando saio de casa deixo o alimentador automático) e aspiro sempre os detritos do fundo pouco depois fazendo assim tpa em simultaneo. Estou bastante satisfeito com a evolução que tenho conseguido, todos os 17 peixes comen mt bem e todos têm crescido, neste momento estou a desparasita-los através de sal e do aumento da temperatura do aquário pois alguns apresentavam sinais de parasitas externos. Vou tentar ir postando actualizações. Abraço William Editado Julho 20, 2010 por William
jard Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 Boas depois quero ver mais actualizações. tudo de bom comp: JARD COMP: ::img removida, 604px × 157px::
A. Ferreira Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 Excelente, aliás, de ti não se esperava outra coisa, cuida bem dos meus !!! banana rock abraço António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Nuno Dinis Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 Boas William, Já percebi que estás a fazer TPA's diárias, Qual a quantidade da TPA(%)? Isso é muito importante, como calculo que saibas. Outra coisa que gostava de te comentar, que provavelmente sabes mas é uma opção... Larvas vermelhas, ou são de excelente qualidade ou vais ter problemas com parasitas. Já ouviste falar em australian Blackworms? Relativamente á comida seca, opta por comida rica em proteinas, eu utilizo comida com 53% de proteinas e rica em ashxtantina, alem de flocos de coração, um pouco menos rica em proteinas(48%). Abraço e boa sorte com o programa de crescimento. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
William Publicado: Julho 20, 2010 Autor Publicado: Julho 20, 2010 (editado) Boas depois quero ver mais actualizações. tudo de bomcomp: JARD Conforme for podendo e for valendo a pena vou tentar ir actualizando Excelente, aliás, de ti não se esperava outra coisa, cuida bem dos meus !!! banana rock abraço Vamos ver como corre a engorda dos gajos mas estou bastante confiante! Já percebi que estás a fazer TPA's diárias, Qual a quantidade da TPA(%)? Faço tpa sempre depois de os alimentar por isso dá bastanets ao dia, a percentagem total de água trocada não consigo precisar mas será na ordem dos 50% ao dia ou talvez mais. Isso é muito importante, como calculo que saibas. Yep! Boas William,Outra coisa que gostava de te comentar, que provavelmente sabes mas é uma opção... Larvas vermelhas, ou são de excelente qualidade ou vais ter problemas com parasitas. As larvas vermelhas que dou são de cultura da ocean nutrician e com a indicação que são livres de parasitas. Já ouviste falar em australian Blackworms? Sim já li a respeito num forum internacional mas nunca alimentei peixes meus com elas Relativamente á comida seca, opta por comida rica em proteinas, eu utilizo comida com 53% de proteinas e rica em ashxtantina, alem de flocos de coração, um pouco menos rica em proteinas(48%). O granulado que dou é o premium da jbl, tenho tido sempre bons resultados com ele, a astanxantina penso que é mais indicada para peixes vermelhos para acentuar os tons de vermelho o que não é caso pois tratam-se de cobaltos, neste caso, e tanto quanto li algures, aveia moída, milho ou trigo misturados na papa ajudam a fortalecer o azul. Abraço e boa sorte com o programa de crescimento. Abraço e obrigado! Editado Julho 20, 2010 por William
Nuno Dinis Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 Boas William, Pois de facto a ashxtantina tem duas propriedades, uma é de facto para peixes vermelhos(que é o meu caso), e eu esqueci-me qu os teus eram cobaltos... Tens toda a razão. Outra propriedade da ashxtantina está relacionado com o sistema imunológico. Ajuda a desenvolver defesas, mas a comida que estás a dar é muito boa banana rock relativamente ás Blackworms da austrália eu mandei vir agora para dar aos meu, mas só consegui no estrangeiro... depois digo-te o resultado. são é um bocadito caras, 10g custaram-me cerca de 8€... comprei para experimentar porque tenho uns amigos no estrangeiro que me falaram muito bem daquilo. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
A. Ferreira Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 A gente aqui do burgo exige fotos melhores, as que estás a pôr são uma vergonha, ou tem que see fazer um peditório para uma maquina de jeito???? depois é o fotografo que não presta. :D Vê se podes postar um grande plano dos peixes. Força com isso António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
XISCO30 Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 Parabens, bom post, especialmente para pessoas como eu que começaram há pouco tempo no mundo dos discus, obrigado por partilhares a tua experiência. Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
João Ferreira Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 kcholas...se tivesses ido ao site de quem fabrica as blackworms eles enviam amostras de borla....basta pedir para ti..para o vizinho e para mais duas pessoas que conheças...e já ficas com muita blackworm..lol william...tenho aqui uns irmãos desses ...daqui a uns meses compara-se para ver as diferenças ...que agora fiquei curioso... abraço e boa sorte... João Ferreira Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
A. Ferreira Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 E a Ocean Nutrition tb tem as ditas black worms á venda. António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Nuno Dinis Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 Epá... Fonix, vou lá já A Ocean Nutrition acho que tem Larvas Vermelhas, estas blackworms são da austrália. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
William Publicado: Julho 21, 2010 Autor Publicado: Julho 21, 2010 (editado) Boas Outra propriedade da ashxtantina está relacionado com o sistema imunológico. Ajuda a desenvolver defesas, mas a comida que estás a dar é muito boa Essa desconhecia, tanto quanto sei a astanxantina é um beta caroteno artificial que é principalmente usado na criação de salmão para lhe dar um tom mais rosado à carne, eu quando tive os Solid Fire Red Stendker que "desbotaram" passado alguns meses consegui comprar astaxantina pura atravéz da internet que misturei com a papa, foi dessa forma que lhes recuperei a cor, na altura ainda paguei caro por ela e não foi mt facil de arranjar, o que me sobrou depois dei ao cmargarido mas não cheguei a saber os resultados que teve. são é um bocadito caras, 10g custaram-me cerca de 8€... 8€ 10gramas ?!?!?! vai lá vai! lol a esse preço quem não come disso são os meus! lol A gente aqui do burgo exige fotos melhores, as que estás a pôr são uma vergonha, ou tem que see fazer um peditório para uma maquina de jeito???? depois é o fotografo que não presta. :Vê se podes postar um grande plano dos peixes. Força com isso Quanto às fotos melhores pra próxima quem sabe mas já que falaste nisso uma máquina nova vinha mesmo a calhar... ehehehe Parabens, bom post, especialmente para pessoas como eu que começaram há pouco tempo no mundo dos discus, obrigado por partilhares a tua experiência. é precisamente esse o objectivo do forum, a partilha de conhecimento e experiências william...tenho aqui uns irmãos desses ...daqui a uns meses compara-se para ver as diferenças ...que agora fiquei curioso... Ficaste com dos mais pequenos ou dos maiores? Os meus até agora estão todos porreiros, bastante activos e sempre prontos a comer. Tenho é que ter sempre muita atenção nas tpas pois a minha é directa da torneira, nunca pode ser em grandes quantidades.... Abraço William Editado Julho 21, 2010 por William
Nuno Dinis Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 Boas William, Olha, sacado da wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Astaxantina " Benefícios Devido às suas propriedades como antioxidante, poderá ter beneficios na saúde cardiovascular, no sistema imunitário, inflamações e doenças degenerativas. Tem também benefícios a nível do envelhecimento, em geral, e, especificamente, da pele, ajudando a combater os efeitos nocivos dos radicais livres. " Isto é obviamente aplicado aos humanos, mas as propriedades são as mesmas Eu também comprei a minha pela Net. ForumDiscus.comUser Nuno Dinis
fernandokina Publicado: Julho 27, 2010 Publicado: Julho 27, 2010 Esta de Parabens!! Como eles cresceram rapido, fiquei impressionado.. se der vai atualizando.. um grande abraco!!
Ricardo Monteiro Publicado: Julho 27, 2010 Publicado: Julho 27, 2010 Boas William, vou gostar de acompanhar este tópico. Tenho a certeza que esses disquinhos vão ser bem tratados nas tuas mãos e vai dar gosto ver o desenrolar do processo. Só tinha eleito uns brilliant turquoise para o lugar dos cobalt... apesar de serem mais difíceis de encontrar por estas bandas. Espero que tenhas o tempo e a paciência para ires documentando o tópico, com boas fotos e os comentários de quem vai interpretando as diferentes etapas de crescimento dos disquitos. Já há algum tempo que não aparecia um tópico com tanto interesse! - é óbvio que estou a falar na 1ª pessoa. O teu outro tópico está a precisar de um update tb... :D E sê bem-aparecido.
William Publicado: Julho 30, 2010 Autor Publicado: Julho 30, 2010 (editado) Boas William,vou gostar de acompanhar este tópico. Tenho a certeza que esses disquinhos vão ser bem tratados nas tuas mãos e vai dar gosto ver o desenrolar do processo. Só tinha eleito uns brilliant turquoise para o lugar dos cobalt... apesar de serem mais difíceis de encontrar por estas bandas. Espero que tenhas o tempo e a paciência para ires documentando o tópico, com boas fotos e os comentários de quem vai interpretando as diferentes etapas de crescimento dos disquitos. Já há algum tempo que não aparecia um tópico com tanto interesse! - é óbvio que estou a falar na 1ª pessoa. O teu outro tópico está a precisar de um update tb... E sê bem-aparecido. Boas Ricardo, pois é "I'm Back" Então aqui vai uma pequena actualização depois de 20 dias cá em casa (o outro tópico actualizo também já a seguir): Dos 17 iniciais já so tenho 16 pois um armou-se em paraquedista.... De resto estão todos impecaveis e comer muito bem, o que foi para ao chão medido com uma régua tinha um pouco mais de 7cm. Conforme for valendo a pena vou actualizando. Abraço William Editado Julho 30, 2010 por William
jard Publicado: Julho 30, 2010 Publicado: Julho 30, 2010 Amigo William estou gostando de ver os pequeninos . Estou a tentar por os outros mais novos do tamanho desses lolol. Vai postando mais para eu ir deitando umas lagrimas a velos . COMP: ::img removida, 604px × 157px::
A. Ferreira Publicado: Julho 30, 2010 Publicado: Julho 30, 2010 Estão excelentes e o que mais me agrada é que estão a crescer bem redondinhos. António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
AntonioPedroPinto Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 Os teus discus estão fantásticos e parecem bastante saudáveis. Sobre a água que parâmetros tens? -"Tenho é que ter sempre muita atenção nas tpas pois a minha é directa da torneira, nunca pode ser em grandes quantidades...." Eu aqui em Matosinhos tenho sempre a água pouco acima dos 7 em pH... como é ai em Coimbra? Cumprimentos Pedro Pinto Água Natural
jard Publicado: Agosto 8, 2010 Publicado: Agosto 8, 2010 (editado) Boas William olha os irmaos desses como estao faço ideia os teus . comp: Editado Agosto 8, 2010 por jard COMP: ::img removida, 604px × 157px::
William Publicado: Setembro 17, 2010 Autor Publicado: Setembro 17, 2010 Boas, os estudos não me têm deixado muito tempo disponivel pra actualizações mas aqui vai mais uma. Há cerca de um mês e pouco atrás tive uma variação brusca de ph que afectou praticamente todos os discus, morreram 6 e ainda tenho dois doentes, os outros tb se ressentiram bastante mas neste momento parace que já se estão a desenvolver normalmente. Seguem então algumas fotos e um pequeno video. Abraço
Ricardo Monteiro Publicado: Setembro 17, 2010 Publicado: Setembro 17, 2010 Cada vez mais redondinhos. Dá gosto ver ! Com que tamanho estão agora? Não deixes de actualizar.
slcartaxo Publicado: Setembro 24, 2010 Publicado: Setembro 24, 2010 estao lindos, so espero que os meus ficam assim tambem, So uma pergunta quais os valores da agua ?
A. Ferreira Publicado: Setembro 24, 2010 Publicado: Setembro 24, 2010 Estão a ficar lindissimos, perfeitinhos, uma beleza mesmo. parabéns António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts