Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, depois de alguns meses ausente do forum e com o meu aquário em stand by estou de volta ao hobby.

Como nunca cheguei a colocar peixes de porte no meu aquário principal resolvi agora faze-lo e optei novamente pelos discus, a estirpe escolhida foi o Azul Cobalto.

Como "fazer crescer" dicus jovens parace ser um quera cabeças para muita gente resolvi então criar este tópico e ir documentando o crescimento dos meus discus.

Dia 10 deste mês recebi um cardume de 17 discus, 15 com cerca de 5cm e 2,5 meses de vida e dois com 2,5cm com 1,5 mes de vida. O Objectivo é fazê-los crescer o mais possivel para depois escolher os 8 melhores para colocar no meu aquário.

Foram colocados num aquário de 300l ( 100x50x60) que tenho para o efeito, a filtragem está a cargo de um eheim 2217 e um aquecimento de um jaeger de 300w.

A qualidade das fotos é bastante reduzida pois foram todas tiradas com o tlm, estas primeiras fotos são do dia em que os recebi (10/07/2010)

Ambientação

10072010553.jpg

Já no aquário

10072010560.jpg

10072010559.jpg

Passados dois dias

12072010586.jpg

12072010587.jpg

Passados 5 dias já se nota bem que cresceram e engordaram

15072010596.jpg

15072010597.jpg

15072010595.jpg

Passados 7 dias

17072010619.jpg

17072010620.jpg

17072010621.jpg

Passados 10 dias

20072010639.jpg

20072010638.jpg

20072010631.jpg

Tenho-os alimentado com um pouco de tudo, granulado, artemia congelada, papa caseira e larvas vermelhas, alimento-os cerca de 10x por dia (quando saio de casa deixo o alimentador automático) e aspiro sempre os detritos do fundo pouco depois fazendo assim tpa em simultaneo.

Estou bastante satisfeito com a evolução que tenho conseguido, todos os 17 peixes comen mt bem e todos têm crescido, neste momento estou a desparasita-los através de sal e do aumento da temperatura do aquário pois alguns apresentavam sinais de parasitas externos.

Vou tentar ir postando actualizações.

Abraço

William

Editado por William
Publicado:

Boas depois quero ver mais actualizações. tudo de bom

comp:

JARD

COMP:

::img removida, 604px × 157px::

Publicado:

Boas William,

Já percebi que estás a fazer TPA's diárias, Qual a quantidade da TPA(%)?

Isso é muito importante, como calculo que saibas.

Outra coisa que gostava de te comentar, que provavelmente sabes mas é uma opção... Larvas vermelhas, ou são de excelente qualidade ou vais ter problemas com parasitas.

Já ouviste falar em australian Blackworms?

Relativamente á comida seca, opta por comida rica em proteinas, eu utilizo comida com 53% de proteinas e rica em ashxtantina, alem de flocos de coração, um pouco menos rica em proteinas(48%).

Abraço e boa sorte com o programa de crescimento.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado: (editado)
Boas depois quero ver mais actualizações. tudo de bom

comp:

JARD

Conforme for podendo e for valendo a pena vou tentar ir actualizando ;)

Excelente, aliás, de ti não se esperava outra coisa, cuida bem dos meus !!! banana rock :sunbathing:

abraço

Vamos ver como corre a engorda dos gajos mas estou bastante confiante!

Já percebi que estás a fazer TPA's diárias, Qual a quantidade da TPA(%)?

Faço tpa sempre depois de os alimentar por isso dá bastanets ao dia, a percentagem total de água trocada não consigo precisar mas será na ordem dos 50% ao dia ou talvez mais.

Isso é muito importante, como calculo que saibas.

Yep! ;)

Boas William,

Outra coisa que gostava de te comentar, que provavelmente sabes mas é uma opção... Larvas vermelhas, ou são de excelente qualidade ou vais ter problemas com parasitas.

As larvas vermelhas que dou são de cultura da ocean nutrician e com a indicação que são livres de parasitas.

Já ouviste falar em australian Blackworms?

Sim já li a respeito num forum internacional mas nunca alimentei peixes meus com elas

Relativamente á comida seca, opta por comida rica em proteinas, eu utilizo comida com 53% de proteinas e rica em ashxtantina, alem de flocos de coração, um pouco menos rica em proteinas(48%).

O granulado que dou é o premium da jbl, tenho tido sempre bons resultados com ele, a astanxantina penso que é mais indicada para peixes vermelhos para acentuar os tons de vermelho o que não é caso pois tratam-se de cobaltos, neste caso, e tanto quanto li algures, aveia moída, milho ou trigo misturados na papa ajudam a fortalecer o azul.

Abraço e boa sorte com o programa de crescimento.

Abraço e obrigado! ;)

Editado por William
Publicado:

Boas William,

Pois de facto a ashxtantina tem duas propriedades, uma é de facto para peixes vermelhos(que é o meu caso), e eu esqueci-me qu os teus eram cobaltos...

Tens toda a razão.

Outra propriedade da ashxtantina está relacionado com o sistema imunológico. Ajuda a desenvolver defesas, mas a comida que estás a dar é muito boa banana rock

relativamente ás Blackworms da austrália eu mandei vir agora para dar aos meu, mas só consegui no estrangeiro... depois digo-te o resultado.

são é um bocadito caras, 10g custaram-me cerca de 8€... comprei para experimentar porque tenho uns amigos no estrangeiro que me falaram muito bem daquilo.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

A gente aqui do burgo exige fotos melhores, as que estás a pôr são uma vergonha, ou tem que see fazer um peditório para uma maquina de jeito???? depois é o fotografo que não presta. :D :idea2::laugh::discuss_gathering:

Vê se podes postar um grande plano dos peixes.

Força com isso

Publicado:

Parabens, bom post, especialmente para pessoas como eu que começaram há pouco tempo no mundo dos discus, obrigado por partilhares a tua experiência.

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Publicado:

kcholas...se tivesses ido ao site de quem fabrica as blackworms eles enviam amostras de borla....basta pedir para ti..para o vizinho e para mais duas pessoas que conheças...e já ficas com muita blackworm..lol

william...tenho aqui uns irmãos desses ...daqui a uns meses compara-se para ver as diferenças ...que agora fiquei curioso...

abraço e boa sorte...

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

Epá...

Fonix, vou lá já :thumbdown2:

A Ocean Nutrition acho que tem Larvas Vermelhas, estas blackworms são da austrália.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Boas

Outra propriedade da ashxtantina está relacionado com o sistema imunológico. Ajuda a desenvolver defesas, mas a comida que estás a dar é muito boa ;)

Essa desconhecia, tanto quanto sei a astanxantina é um beta caroteno artificial que é principalmente usado na criação de salmão para lhe dar um tom mais rosado à carne, eu quando tive os Solid Fire Red Stendker que "desbotaram" passado alguns meses consegui comprar astaxantina pura atravéz da internet que misturei com a papa, foi dessa forma que lhes recuperei a cor, na altura ainda paguei caro por ela e não foi mt facil de arranjar, o que me sobrou depois dei ao cmargarido mas não cheguei a saber os resultados que teve.

são é um bocadito caras, 10g custaram-me cerca de 8€...

8€ 10gramas ?!?!?! :) vai lá vai! lol a esse preço quem não come disso são os meus! lol

A gente aqui do burgo exige fotos melhores, as que estás a pôr são uma vergonha, ou tem que see fazer um peditório para uma maquina de jeito???? depois é o fotografo que não presta. :

Vê se podes postar um grande plano dos peixes.

Força com isso

Quanto às fotos melhores pra próxima quem sabe ;) mas já que falaste nisso uma máquina nova vinha mesmo a calhar... ehehehe

Parabens, bom post, especialmente para pessoas como eu que começaram há pouco tempo no mundo dos discus, obrigado por partilhares a tua experiência.

é precisamente esse o objectivo do forum, a partilha de conhecimento e experiências ;)

william...tenho aqui uns irmãos desses ...daqui a uns meses compara-se para ver as diferenças ...que agora fiquei curioso...

Ficaste com dos mais pequenos ou dos maiores?

Os meus até agora estão todos porreiros, bastante activos e sempre prontos a comer.

Tenho é que ter sempre muita atenção nas tpas pois a minha é directa da torneira, nunca pode ser em grandes quantidades....

Abraço

William

Editado por William
Publicado:

Boas William,

Olha, sacado da wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Astaxantina

"

Benefícios

Devido às suas propriedades como antioxidante, poderá ter beneficios na saúde cardiovascular, no sistema imunitário, inflamações e doenças degenerativas. Tem também benefícios a nível do envelhecimento, em geral, e, especificamente, da pele, ajudando a combater os efeitos nocivos dos radicais livres.

"

Isto é obviamente aplicado aos humanos, mas as propriedades são as mesmas :)

Eu também comprei a minha pela Net.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

Esta de Parabens!!

Como eles cresceram rapido, fiquei impressionado..

se der vai atualizando..

um grande abraco!!

Publicado:

Boas William,

vou gostar de acompanhar este tópico. Tenho a certeza que esses disquinhos vão ser bem tratados nas tuas mãos e vai dar gosto ver o desenrolar do processo.

Só tinha eleito uns brilliant turquoise para o lugar dos cobalt... apesar de serem mais difíceis de encontrar por estas bandas.

Espero que tenhas o tempo e a paciência para ires documentando o tópico, com boas fotos e os comentários de quem vai interpretando as diferentes etapas de crescimento dos disquitos.

Já há algum tempo que não aparecia um tópico com tanto interesse! - é óbvio que estou a falar na 1ª pessoa.

O teu outro tópico está a precisar de um update tb... :D

E sê bem-aparecido.

Boas William,

vou gostar de acompanhar este tópico. Tenho a certeza que esses disquinhos vão ser bem tratados nas tuas mãos e vai dar gosto ver o desenrolar do processo.

Só tinha eleito uns brilliant turquoise para o lugar dos cobalt... apesar de serem mais difíceis de encontrar por estas bandas.

Espero que tenhas o tempo e a paciência para ires documentando o tópico, com boas fotos e os comentários de quem vai interpretando as diferentes etapas de crescimento dos disquitos.

Já há algum tempo que não aparecia um tópico com tanto interesse! - é óbvio que estou a falar na 1ª pessoa.

O teu outro tópico está a precisar de um update tb... :transport027:

E sê bem-aparecido.

Boas Ricardo, pois é "I'm Back" :lol:

Então aqui vai uma pequena actualização depois de 20 dias cá em casa (o outro tópico actualizo também já a seguir):

Dos 17 iniciais já so tenho 16 pois um armou-se em paraquedista.... :discuss_gathering:

De resto estão todos impecaveis e comer muito bem, o que foi para ao chão medido com uma régua tinha um pouco mais de 7cm.

DSC_7486.jpg

DSC_7482.jpg

DSC_7461.jpg

DSC_7460.jpg

Conforme for valendo a pena vou actualizando.

Abraço

William

Editado por William
Publicado:

Amigo William estou gostando de ver os pequeninos .

Estou a tentar por os outros mais novos do tamanho desses lolol.

Vai postando mais para eu ir deitando umas lagrimas a velos .

COMP:

• 2 semanas depois...
Publicado:

Os teus discus estão fantásticos e parecem bastante saudáveis.

Sobre a água que parâmetros tens? -"Tenho é que ter sempre muita atenção nas tpas pois a minha é directa da torneira, nunca pode ser em grandes quantidades...."

Eu aqui em Matosinhos tenho sempre a água pouco acima dos 7 em pH... como é ai em Coimbra?

Cumprimentos

Pedro Pinto

Água Natural

Boas William olha os irmaos desses como estao faço ideia os teus .

IMG00233-20100808-1345-1.jpg

comp:

Editado por jard

COMP:

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas, os estudos não me têm deixado muito tempo disponivel pra actualizações mas aqui vai mais uma.

Há cerca de um mês e pouco atrás tive uma variação brusca de ph que afectou praticamente todos os discus, morreram 6 e ainda tenho dois doentes, os outros tb se ressentiram bastante mas neste momento parace que já se estão a desenvolver normalmente.

Seguem então algumas fotos e um pequeno video.

DSC_7508.jpg

DSC_7505.jpg

DSC_7503.jpg

DSC_7570.jpg

DSC_7576.jpg

DSC_7578.jpg

DSC_7509.jpg

DSC_7511.jpg

DSC_7518.jpg

DSC_7527.jpg

DSC_7531.jpg

DSC_7534.jpg