Recommended Posts

Publicado

Tenho o meu aquario montado á 4 meses e tem 300 litros com o tempo comecei a ficar com as pedras completamente tapadas de algas. Isto é bom ou mau? Tenho cerca de 20 ciclidios devo colocar mais ou não? Pois tenho lido que devemos ter a mais para não haver tantas brigas. Isto é verdade? Desculpem a minha ignorancia :roll::roll::oops:

Publicado:
...Tenho cerca de 20 ciclidios devo colocar mais ou não? Pois tenho lido que devemos ter a mais para não haver tantas brigas. Isto é verdade? ...

Ciclideos são uns bons milhares de espécies diferentes, daí o depende do joalmag :roll:

Só te podemos ajudar como deve de ser se identificares as espécies que tens, porque o overstocking nem sempre é boa solução.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Os mbunas adoram algas por isso elas existirem é muito bom.

Em relação ao overstocking não é algo que se recomende a pessoal pouco experiente, pois tem que ser feito com cuidado e é exigente para com os sistemas de filtragem.

Os mbunas são briguentos por natureza e quanto a isso nada a fazer... no entanto com uma escolha cuidadosa das espécies que temos no aquário a maioria das brigas não são perigosas.

As brigas acontecem normalmente devido a um dos seguintes factores:

- Invasões de território -> solução : muitas tocas!

- Fome, brigas por pontos de comida -> solução: mantê-los alimentados com uma dieta predominantemente vegetal dando-lhes de comer 1 ou 2 vezes ao dia.

- Impulsos de reprodução -> Solução: haréns! 1 macho e várias fêmeas e nunca um macho solitário e evitar 2 machos da mesma espécie para poucas fêmeas.

- Novos inquilinos -> Solução: Colocar os peixes à noite com as luzes apagadas. Em casos extremos mudar a decoração.

- Peixes de natureza muito agressiva - > Solução : Não ter estes! Aquários grandes também podem resultar.

Mais dicas:

Os peixes agridem porque vêm... se quebrares as linhas de visão dos peixes reduzes as agressões.

Quebras as linhas de visão usando decoração ou plantas altas tipo valisnérias ou densas tipo feto de java.

De resto, com um substrato bom (areia), alimentados, com companhias da espécie e sexo oposto o mais que vais ter são umas corridas para esticar as barbatanas e uma ou outra ocasional escaramuça, especialmente quando retiras/colocas peixes pois mexes na hierarquia do grupo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi