Recommended Posts

Publicado

estou inclinado para o Stiphodon Elegans ou Stiphodon atropurpureus mas podem haver outros, mas parece-me que é um dos goby neon que se fala na net.

seguem fotos para ajudar na identificação

gobio.jpg

gobioareia.jpg

gobiocabea.jpg

gobiovalisneria.jpg

foto tirada com flash para ajudar a ver pormenores.

gobiofotoflash.jpg

Publicado:

então ninguém tem este peixe?! tudo bem que a sua exportação é recente, registada desde 2005 na Europa...

enfim... acho que este forum deveria mudar de nome de aquariofilia para Discus, Guppies e akadama. banana rock

Publicado: (editado)

na loja onde eu compro as coisas para o aquario desde o primeiro dia que tinha quase sempre essa especie de peixe, recentemente e que ja nao os manda vir, so de longe a longe uns quantos...nao sao assim tao raros! banana rock

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Publicado:

Existe por aí gente com este peixe.

Quo, lembra-te que uma grande parte das pessoas esta a trabalhar, tipo a maioria...

Outros não estão, mas também não estão aqui..

Tens de dar tempo ao tempo...

bom, tive a pesquisar e por cruzamento de sites e fotos ate no fish base cheguei a conclusao que é o S. atropurpureus...

se nao é raro espero ver mais disto a venda... ja fui a varias lojas e nunca tinha visto a venda.

obrigado pess.... google!

o propio fish base indica caracteristicas que tinha notado:

http://fishbase.org/summary/SpeciesSummary.php?id=51779

ao que parece o aquariofilismo esta a contribuir para o desaparecimento da especie.

o mal deste peixe é a reprodução, precisa de agua salgada/salobra.

Editado por Quo
Publicado:

Especie do genero Stiphodon, nao e um Elegans.

Ha varias especies e as que aparecem 3 a 4, vem mal catalogadas, vai dai......

Ja mantive varias especies, desde a 5-6 anos para ca.

Cumps.

Sim vasconcelos, ja vi que não é essa espécie é o siphodon atropurpureus. A designação com que foi vendido era gobio vavanda ou qualquer coisa assim... com muito esforço consegui ver que era um siphodon, pois andei a pesquisar por gobio sp. e só me davam especies europeias.

um site porreiro de criação e variedade de gobios:

http://www.leiocephalus.de/ZAquarium/Grundeln.htm

este é um bichito curioso com cara de lagarto, alem de andar em cima das folhas das plantas, escondem-se em tocas a espreitar, e colam-se às pedras. Fica mesmo fantastico, comportamento interessante e muito bonito. é um largarto de agua biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por Quo
Publicado:

Gobio Vaimosa???

E branco com uma lista preta.

Os Stiphodon sao comedores de algas, por isso se colam as pedras e outras superficies onde elas existam.

Sao super-interessantes, gostam de repousar em cima de pedras, troncos, folhas de Anubias.

E Rhinogobius, sao uma moca, fazem tocas para se enfiarem.

Cumps.

sim foi vendido como gobio vaimosa!!!! é isso!!! que achas que especie deve ser? edit: ja vi que nao tem nada a ver!

eu vi a imagem desse Rhinogobius!!! :thumbdown2: e claro, ja pareço uma criança, com "mãe quero aquele". :dance:

tantas espécies, é uma coisa impressionante.

Editado por Quo
  • 1 ano depois...
Publicado:

Boas Quo , eu tenho esse menino , e estou a pensar em tentar fazer criação do Stiphodon atropurpureus que é a especie que tens , dado ao tempo do topico não sei se aiinda teras esse peixe , ou se conseguiste fazer criação . Gostava se pude-sses de me dar umas dicas pois ja tenho um aqua pro qual esta reservado para as crias poderem se desenvolver

Publicado:

ainda tenho vários exemplares desta espécie, penso que a criação não é possível em aquário em condições normais, dado que as crias precisam de voltar ao mar. no maximo assistes ao acasalamento.

o essencial para a espécie é oxigenação no aquário, aquário maturado e as vulgares tpas. eles ficam muito bonitos quando estão a cortejar. nada a ver com as fotos que mostro acima. além de um comportamento toqueiro muito interessante.