DunKz Publicado Julho 19, 2010 Publicado Julho 19, 2010 Deram me 2 ampulárias semana passada e nunca abriram e acabaram por morrer. ontem fui a Ornimundo e comprei 1 ampulária, a maior que lá tinha e estava bem saudavel, ate na viagem etc mexia-se, mal fui tirar da saca porque estava colada nunca mais saiu passado 15min ia a sair e voltou para dentro e até agora nunca mais saiu sera que está morta ou vai morrer? até a coloquei num local a parte num aqua de 1L eu ia mete-la no aquario dos alevins Cumprimentos
Quo Publicado: Julho 19, 2010 Publicado: Julho 19, 2010 (editado) fizeste a adaptação e o aquario estava maturado? não me quer parecer, andaste com a ampularia a mudar de aquario como quem muda de meias. Editado Julho 19, 2010 por Quo
DunKz Publicado: Julho 19, 2010 Autor Publicado: Julho 19, 2010 troca me isso por miudos sff Cumprimentos
Quo Publicado: Julho 19, 2010 Publicado: Julho 19, 2010 (editado) o aquario está operacional há quanto tempo?! a ampularia, tal como os peixes, precisa de ser adaptada aos poucos à agua do teu aquario. nao podes simplesmente tirar do saco e meter no aquario. isso pode ser mortifero. Editado Julho 19, 2010 por Quo
DunKz Publicado: Julho 19, 2010 Autor Publicado: Julho 19, 2010 o aquario tem bastante tempo ela agora está separada como falei, de vez em quando sair da casca mas sempre no mesmo sitio e volta a entrar Cumprimentos
Quo Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 (editado) nada falaste sobre a adaptação. o aquario em que ela está tem filtro? um "aquario" de 1 litro nao me parece suficiente. é muito estranho uma ampularia tao parada. mas também num recipiente de 1 litro... podes misturar a ampularia com muitos peixes. é preferivel a estar num recipiente de 1 litro, sem alimento e sem condições minimas. o aquario em que ela está tem que ter luz para produção de algas. Editado Julho 20, 2010 por Quo
DunKz Publicado: Julho 20, 2010 Autor Publicado: Julho 20, 2010 as outras duas que tinha morreram me no aquario dos alevins e pensei que ela estivesse melhor a recuperar noutro recipiente que nao o aquario. entao volto a meter junto aos alevins? Cumprimentos
Quo Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 (editado) As ampularias estão bem num aquario a funcionar há mais de um mes com mais de 30L com luz, e se calhar plantas, temperatura entre 20 e 30 C. Ao mudares de aquario ou chegar a casa deves sempre fazer a adaptação à temperatura e quimica da água. os peixes que podem ser ma companhia para as ampularias são mais os ciclideos. Se nao tens ciclideos, o aquario é bom para elas. Editado Julho 20, 2010 por Quo
DunKz Publicado: Julho 20, 2010 Autor Publicado: Julho 20, 2010 no aquario tenho 1 termostato a 27º e a funcionar a mais de 1mes e é de 13L tem 2 cabombas (plantas) os alevins são bettas a ampulária tem só metade de fora e nunca sai completamente banana rock Cumprimentos
Quo Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 nunca tive bettas, mas pelo que ouvi dizer não é bom peixe para se misturar com invertebrados.
DunKz Publicado: Julho 20, 2010 Autor Publicado: Julho 20, 2010 mas com isto que falei, como faço para ela melhorar? Cumprimentos
Quo Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 (editado) melhorar como... acho que com os alevins nao deves ter problemas para ja.... mas nao me parece sustentavel a longo prazo. condições minimas para manter uma ampularia (p.bridgesi): -aquario pelo menos 30 L. 20L tb é possivel se o aquario for estavel e manter-se assim, se tiveres cuidado, mas mesmo 40L é dificil manter estavel, é sempre preciso atenção na quantidade de comida, companhias e manutenção (TPAs, limpeza do filtro). -luz no aquario -plantas (se possivel) -oferecer uma rodela de courgette cozida duas vezes por semana -colocar decalcit em pó (compras na farmacia) no aquario com as tpas (para a concha). -podes ter varios peixes, tetras, peixes de fundo ou camarões, por exemplo, são boas companhias Editado Julho 20, 2010 por Quo
DunKz Publicado: Julho 20, 2010 Autor Publicado: Julho 20, 2010 eu nao tenho filtro, é preciso? ela tem uma espécie de coisa peganhenta a volta, tipo como se tivesse a passar do prazo... Cumprimentos
rikardo_stb_21 Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 tira-a pa fora da agua e cheira... se cheirar mal.... mete-a no lixo pois ja esta em decomposição.... não percebon que se passa com o teu bixo... fazes algum tipo de trtamento a agua com antibioticos, com sal ou alguma coisa?? fertilizações??? ha algo que não esta bem por ai... ou o bixo sofreu com a mudança de temperatura.... alguma intoxicação... para o bixo nao andar bem o caso deve ser grave pois por norma elas sendo saudaveis e o meio sendo saudavel elas andam felizes da vida pelo aquario.... tenta arranjar fotos do bixo e por aqui no teu topico. ### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###
Quo Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 eu nao tenho filtro, é preciso? claro que é preciso filtro! enfim...
DunKz Publicado: Julho 20, 2010 Autor Publicado: Julho 20, 2010 (editado) a agua tem um pouco de sal e acondicionador onde elas estavam nao tinha nem filtro, luz ou pedra difusora ligada e andavam lá as 3 ampulárias todas contente e aquario limpinho... então deixem me adivinhar, problema é do sal? Editado Julho 20, 2010 por DunKz Cumprimentos
Ketlyn Publicado: Julho 20, 2010 Publicado: Julho 20, 2010 Concordando com o post anterior o princípio é simples.... Ampulárias não possuem tecido protetor. Em contato com soluções hipertônicas (nesse caso, sal), desidratam e morrem. E Bettas e Ampulárias realmente não convivem muito pacificamente. Em um plantado, tenho um Betta macho e uma ampulária. Ela vive perambulando pelo aquário "escondida" do Betta, porque se ela dá as caras ele volta e meia dá uma beliscada nela. Curiosidade, talvez. Quanto ao filtro, é essencial para garantir a qualidade da vida no aquário. É sim essencial na minha opiníão.
DunKz Publicado: Julho 20, 2010 Autor Publicado: Julho 20, 2010 muito mais esclarecido obrigado! agora falta mesmo é arranjar outra ampularias :S aqui custa 3€ banana rock Cumprimentos
Ketlyn Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 Por nada! Sempre que precisar posso te passar minha experiência com Ampulárias. É muito interessante observá-las perambulando pelo aquário e como interagem com outros peixes. Ela é engraçadíssima e muito eficiente!
rikardo_stb_21 Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 Não compres ampularias em lojas... procura nos classificados aqui do fórum.... compra a membros pois as ampularias caseiras têm muita mais qualidade que as das lojas... passa logo pela qualidade e preservação da concha e das cores assim como a formação do ampularideo..... as vezes ha quem de nas ofertas, outros vendem ou trocam... e podes sempre meter um tópico de procura no seu local próprio... dá um salto aos classificados e explora... ### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###
mjm Publicado: Julho 21, 2010 Publicado: Julho 21, 2010 muito mais esclarecido obrigado! agora falta mesmo é arranjar outra ampularias :S aqui custa 3€ .png' alt=':biggn:'> Penso que falta também ler umas coisas sobre elas! Tens o http://www.applesnail.net/ , que já te tinha dado e é o melhor. Mas se não te ajeitas com o inglês procura em sites brasileiros, há muita coisa, embora nem tudo esteja correcto. Essa de não tolerarem o sal é básica, nem me passou pela cabeça perguntar tal coisa, também nunca ouvi falar em criar bettas com sal. Cumps, João
DunKz Publicado: Julho 21, 2010 Autor Publicado: Julho 21, 2010 eles toleram apenas um pouco de sal para eliminar certos parasitas da agua Cumprimentos
Leny Publicado: Julho 25, 2010 Publicado: Julho 25, 2010 Tenho um casal de ampulárias (por pura coincidência) num aquário comunitário e também reparei quer uma delas começou a enterrar-se no substracto. Passados uns dias deparei-me com o acasalamento que achei muito interessante, sobretudo porque se repetia vezes sem conta lol. Decorridos um ou dois dias quando acendi a luz do aquário faltava uma e depois de muito procurar descobri-a atrás do móvel. Voltei a colocá-la na água e creio que logo no dia seguinte descobri um casulo de ovinhos. Vejam aqui Ela saiu porque procurava um sitio sem água para a desova, daí ter colocado os ovos encostadinhos à parte de cima. Depois de algumas pesquisas aqui no forum tive que colocar a tampa original do aquário para que houvesse condensação de água. Agora é só aguardar as tais 3 semanas para ver se saiem as mini ampulárias O macho A fêmea a descansar depois duma intensa actividade lol Leny O meu primeiro plantado
DunKz Publicado: Julho 25, 2010 Autor Publicado: Julho 25, 2010 ofereceram me uma ontem cheguei a casa e ela ainda se mexia bem, meti agua aos poucos etc ela mexeu se sempre bem mas ao retirar o plastico do saco onde estava (estava submerso a espera de ela sair) apos ela estar no cubo ia a sair mas voltava sempre para dentro, tipo com medo hoje fui la ver e nao me mexe e estava no mesmo sitio em que errei desta vez? é cubo em acrilico de 5L, 2 plantas cabombas e água a 25º, SEM SAL ja esta tipo as outras a parecer morta Cumprimentos
Leny Publicado: Julho 25, 2010 Publicado: Julho 25, 2010 Em principio estará assustada porque nem aclimatizei as minhas e não houve qualquer problema. Aliás, pode pegar-lhe com a mão sem receio. Deve comprar as pastilhas para peixes de fundo para ela comer porque mesmo que existam algas não é suficiente. Eu uso o Novo pleco da JBL. Leny O meu primeiro plantado
Recommended Posts