JMMS Publicado Julho 16, 2010 Publicado Julho 16, 2010 Bom dia, Este ano como iniciei este hobby, dei mais atenção quando passeava na praia e vi uns caracóis engracados nas rochas do mar. Agora pergunto, eles dão-se nos aquas de agua doce? Não me vão trazer problemas em termos de doenças/pragas? Cumprimentos, Jorge
Sergio Torres Publicado: Julho 16, 2010 Publicado: Julho 16, 2010 Se estavam em agua salgada, não se devem dar muito bem agua doce! Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
JMMS Publicado: Julho 16, 2010 Autor Publicado: Julho 16, 2010 Se estavam em agua salgada, não se devem dar muito bem agua doce! Obrigado desde já pela rápida resposta. Eu no meu aqua também adiciono um pouco de sal quando faço TPA's... Será que não se adaptam?
h_saldanha Publicado: Julho 16, 2010 Publicado: Julho 16, 2010 Bom dia, Penso que não se devem introduzir na água doce. Mesmo que sobrevivam alguns dias será certamente em sofrimento devido à mudança tão brusca do seu meio ambiente. Se queres caracóis de água doce eu posso arranjar-te alguns :D Abraço http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Quo Publicado: Julho 16, 2010 Publicado: Julho 16, 2010 primeiro: não há caracois no mar. caracol é o que encontras no jardim. são moluscos. Em relação à pergunta depende do molusco em questão. muitos moluscos marinhos realmente podem viver em agua doce, o caso mais celebre são o das neritinas do Pacifico e do Indico, mas existem outros, nomeadamente na costa africana. contudo depende. Nunca experimentei um molusco desta região em aquario. Mas também não tenho esperanças. eu tenho pelo menos duas espécies de moluscos marinhos em agua doce, a neritina pulligera pulligera e a neritina delessertii, mas estes já são conhecidos na natureza por entrarem em agua doce. No caso dos moluscos presentes no Norte de Portugal, acho que nunca vi entrarem pelo rio acima. Mas também nunca reparei. é questão de ires a uma foz de rio e veres se algum molusco entrou no rio. Se bem que não hajam muitos motivos para eles fazerem isso, visto que as aguas marinhas do Norte são muito ricas em nutrientes.
JMMS Publicado: Julho 16, 2010 Autor Publicado: Julho 16, 2010 Obrigado a todos pelos esclarecimentos e comentários, Assim sendo mais vale estar quieto, e deixar os caracóis no seu habitat natural. @h_saldanha, quais são os que tens? Abraço, Jorge
h_saldanha Publicado: Julho 16, 2010 Publicado: Julho 16, 2010 Actualmente tenho physa e planorbis. Reproduzem bastante bem e poderão tornar-se uma praga se não for controlado o seu número, entre outras situações (excesso de comida). São óptimos a tratar das algas nos vidros e nas plantas. Porém não eliminam todos os tipos de algas. Abraço http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Hugo R. Silva Publicado: Julho 16, 2010 Publicado: Julho 16, 2010 Meninos ofertas e trocas é noutra área. Alguns dos meus aquários (shrimps)
h_saldanha Publicado: Julho 16, 2010 Publicado: Julho 16, 2010 Ups Tens toda a razão Hugo, obrigado. Peço desculpa. Vou mandar MP http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Quo Publicado: Julho 16, 2010 Publicado: Julho 16, 2010 (editado) as physa e os planorbis são de facto caracois... não é o caso do que se vê nos rochedos do mar, como as lapas, os caramujos e as lesmas do mar que não são caracois. Além de que as physa não decoram o aquario! Em agua doce existe um buzio pelo menos, muito semelhante aos caramujos marinhos, é a Anentome Helena. vende nas lojas de aquariofilia, e como os seus irmãos buzios marinhos são carnivoros, comem caracois. por acaso tenho andado a pensar em fazer um aquario de agua salgada só para manter a fauna da nossa costa e vejo na secção de agua salgada que há pessoas a manter fauna portuguesa em aquario, também queria. Mas deve dar muito trabalho, ter que ir buscar água ao mar para as TPAs... Editado Julho 16, 2010 por Quo
Recommended Posts