Recommended Posts

Publicado

Olá,

Sou novato nisto dos aquas, por conta da prenda que se prometeu ao meu filho de 7 anos pelas notas.

Preciso de ajuda de quem já percebe: comprei um aqua de 20 litros, com filtro interno, dois cometas introduzidos 7 dias depois do condicionante e fiz tudo o que me explicaram, etc. Os mesmos morreram duas semanas depois com 1 dia de intervalo. Penso que tenha sido duma TPA excessiva ou da mudança do aquário de um sitio com demasiada luz (logo algas) para um sombrio. Os peixes começaram a ficar no fundo mas comiam. Depois apareceram mortos...

Que pensam que ocorreu?

Que cuidados peciso de fazer agora no aquário para voltar a comprar mais peixes e introduzi-los no aquario?

E que peixes aconselham para novatos?

Obrigado desde já.

Publicado: (editado)

aconselho viuvas (Tetra Preto), basta adquirir um termoestato e regular a temperatura para 23C por ex, ou seja nao gasta nada de luz, e não peixes de água fria... visto que os peixes de água fria crescem tanto, que até estão bem é nos lagos. Imagina o aquario de 20L que é pequenissimo.

Tens que ler sobre o ciclo do azoto ou ciclo do nitrogénio ou comprar um acelerador de ciclo. Num aquario de tamanho decente, nem darias pelo problema, mas como o aquario tem tao pouca água, o peixe morreu intoxicado, e estamos a falar de peixes muito mais resistentes que o comum.

também aconselho a dar pouca comida, apenas o suficiente para comer em segundos! ou seja uma pitada. pode estar ai um motivo da morte de tais peixes.

já agora tinhas filtro?

Editado por Quo
Publicado:
aconselho viuvas (Tetra Preto), basta adquirir um termoestato e regular a temperatura para 23C por ex, ou seja nao gasta nada de luz, e não peixes de água fria... visto que os peixes de água fria crescem tanto, que até estão bem é nos lagos. Imagina o aquario de 20L que é pequenissimo.

Tens que ler sobre o ciclo do azoto ou ciclo do nitrogénio ou comprar um acelerador de ciclo. Num aquario de tamanho decente, nem darias pelo problema, mas como o aquario tem tao pouca água, o peixe morreu intoxicado, e estamos a falar de peixes muito mais resistentes que o comum.

também aconselho a dar pouca comida, apenas o suficiente para comer em segundos! ou seja uma pitada. pode estar ai um motivo da morte de tais peixes.

já agora tinhas filtro?

Obrigado Quo pela ajuda.

Tenho filtro, é um Elite Jet flo 50.

Mais uma perguntra de um novato: quando posso voltar a comprar peixes? Ou devo mudar a agua e fazer o acondicionamento prévio de uma semana?

Obr

Publicado:
Obrigado Quo pela ajuda.

Tenho filtro, é um Elite Jet flo 50.

Mais uma perguntra de um novato: quando posso voltar a comprar peixes? Ou devo mudar a agua e fazer o acondicionamento prévio de uma semana?

Obr

Mais uma coisa, desculpem. Temperatura do aquarioalta, em média entre os 26 e os 30 graus. Será disso...?

não, o problema não foi a temperatura. eles suportam bem temperaturas até 32ºC e aguentam até 38C, são mesmo muito resistentes.

Não mudes a água, a água está neste momento a se adaptar à vida com peixes, ou seja está-se a construir uma colonia de bacterias BOAS, deixa ficar tudo como está. Isto se não usaste detergentes no aquario e insectividas... Daqui a uma semana ou duas, podes por um peixinho. comida so podes dar uma vez por dia e um bocadinho, durante as duas semanas seguintes, depois podes aumentar para duas vezes. penso que esta é uma boa maneira às cegas de nao intoxicar o aquario, depois todas as semanas, retiras 20% da água por nova.

nunca limpes o aquario todo.

Editado por Quo

Amigo isso foi intoxicação aka NH3/NH4 elevado de certeza, e existe a hipótese de já não terem sido adquiridos de saúde na loja no seu sistema imunitário visto ter sido rápido. Aconselho duas coisas, e olha que eu tenho também um aqua nano de 22 litros com dois cometas, compra imediatamente três produtos: Aquasafe, Safestart (este último tem bactérias vivas e vai em 24 horas introduzir bactérias essenciais para o filtro começar a trabalhar como deve de ser) e se encontrares Sera Toxivec (que é para uma emergência), os primeiros dois podes comprar em qualquer hipermercado tipo jumbo ou continente o ultimo sóo em lojas especializadas ou aqui www.pet4you.net. A segunda é meteres uma ou duas plantas lá dentro, tipo Anúbias nana "petit". Temperatura não foi, ph idem, normalmente vem da torneira entre os 7.5 e os 8.0.

Editado por Fernando_regio
Publicado:

Obrigado a todos pela ajuda... inestimável para novatos.

Pergunta leiga: o meu miudo quis comprar umas pedras azuis para o fundo do aquario. Está correcto ou devo usar outro tipo de fundo?

Um abraço a todos

Publicado:

Mais perguntas leigas: como uso e com que quantidades o Aquasafe, Safestart e Sera Toxivec?

Em relação ás anubias nana petit, algum tipo especial de preparação ou é comprar e colocar no aquario?

Publicado:

Bom existe nas plantas quem ao retira-las dos vasinhos que têm lhes tira aquela parte castanha em volta da raíz e as enterre ou pregue a troncos ou a pedras etc, eu não faço isso, só as tiro do vaso e enterro ligeiramente ou prendo a alguma pedrita, depende. Quanto aos produtos todos têm indicação nas embalagens, anda a volta de 5 ou 6 ml por alguns litros de agua e etc, depois é só calcular.

Publicado:

O Koipark é bom, tem muita variedade de produtos, e é um sitio giro para se passear :P Em Almada tens também a Avipeixe, que tem menos variedade, mas preços muito em conta ;)

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!