Africanos / Sul Americanos / Centro Americanos


SAAC

Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria de saber o vos levou a escolher entre estes diferentes ciclideos?

Eu tenho Sul americanos (oscars, braziliences, festae e severum) e um centro americano (managuense).

 

O que me levou a escolhe los principamente foi a personalidade deles.

Eles conseguem distinguir me do resto da família (sou eu que lhes dou a paparoca :D ), suas cores (embora existam africanos mais espetaculares nas cores) e seu instinto parental muito forte (um casal com filhotes fará frente a peixes com o triplo do tamanho) e a sua resistencia a diferentes parametros de agua e temp.

 

No meu aquario nunca há monotonia, so na hora do vitinho.

 

No meu ver o contra é o enorme instinto predador da maioria dos centro americanos e alguns sul americanos e o seu tamanho chegar aos >30 cm.

 

E voces?

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi !

eu escolhi os africanos tambem por sua personalidade, e tambem por suas cores que na minha opinião so são superadas por peixes marinhos.

quando comecei com eles a mais de 10 anos era um tipo totalmente novo

de aquario, e me apaixonei por eles e não mais os deixei :D

abraços

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem diversos motivos... mas no meu caso eu me apaixonei ao ver a evolução em que os CAs estão. :D O jeito que cuidam de suas crias e a personalidades deles são características marcantes! :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, no meu caso talvez tenha sido um caso de evolução... como tenho aquários há vinte e tal anos :D !!! :D Os ciclídeos foram uma evolução dos tropicais comuns.

 

E dentro dos ciclídeos os que eu gosto mais são os do Lago Tanganika.

 

Os seus rituais de acasalamento, reprodução e mesmo a personalidade de cada um é fascinante!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Eu tenho mais á volta de 40 especies de ciclideos em 13 aquarios, os ciclideos sao sem duvida os peixes com o comportamento mais interessante e habitos de reprodução mais espectacularas dessa peixada toda que anda por ai! Tenho qs todos as especies desde 2 casais de oscares reprodutores a Tropheus moori e C. frontosa não esquecendo os Neolamprologus multifasciantus neo os N. nicaraguense. Jovens aquele abraço

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quando iniciei a actividade, queria sem duvida caminhar na direcção dos ciclideos, isto + por influencia dos colegas de trabalho e amigos que tinham aquas.

No principio não coloquei ciclideos, mas em pouco tempo experimentei os escalares, mais tarde o PH foi factor determinante para a escolha dos ciclideos comprei um Severum que mudou por completo a noção que tinha desta enorme familia, é um peixe com um comportamento expectacular, fiquei "apaixonado" pois o comportamento era de facto muito diferente das mollies que tive para iniciar o ciclo de azoto.

O Severum começou a crescer e hoje com perto de 2 anos tem perto de 15 cm.

Depois pela cor comprei um casal de Labidochromis caeruleus lindissimos, como o PH tem andado nos 7 estes adaptaram-se maravilhosamente e dá uma coloração mais brilhante não entrando em conflitos com ninguem uma vez que são muito pacificos.

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boas,

 

Bom eu já tive e reproduzi Escalares e Discus, e como tal ao fim de uns anos resolvi mudar de biotopo embora mantendo-me sempre nos ciclideos.

 

Neste momento tou virado para os Tanganyika que como todos os ciclideos tem uma personalidade e comportamentos fantásticos.

 

De qq das formas com ciclideos não há que enganar... :?

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem duvida, quem experimenta os ciclideos fica "agarrado" a este maravilhoso grupo. Tudo neles é fantastico de observar.

 

Zanito, so consegues distinguir o sexo dos oscars quando um deles desovar - esse será uma fémea, mesmo assim poderás ter duas fémeas, se nascerem então finalmente teras um casal e é a unica maneira se saberes! Infelizmente

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois há outros indicios, dois machos normalmente pegan se bastante. Tenho os meus há dois anos e meio e nunca deu "porrada". Pode ser que tenha a sorte deles um dia criarem! Mas tb podem ser duas femeas

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de saber o vos levou a escolher entre estes diferentes ciclideos?

 

Eu mantenho todos. Têm aspectos positivos e negativos:

 

Grandes centro e sul americanos agressivos: são de longe os mais espertos dos ciclideos, em particular o Oscar mas também outros grandes ciclideos e alguns de tamanho mais moderado, como os chanchitos e os severums.

 

São peixes capazes de estabelecer uma relação com o aquariofilista: não nos limitamos a observá-los, podemos interagir com eles. Um oscar gosta de brincar com o dono, talvez porque isso quebra a monotonia do aquário, o que é especialmente importante para peixes curiosos, exploradores e matreiros como estes.

 

O grande problema é que estes peixes que geralmente ficam GRANDES e não tendem a destruir tudo o é planta.

 

Sul Americanos pacificos (escalares, discus, alguns geophagus) e anões: Os grandes ciclideos sul americanos são geralmente muito decorativos, os anões apresentam por vezes também cores atractivas e têm uma boa biodiversidade: existem dezenas de especies. Permitem observar os comportamentos interessante de ciclideo mantendo aquários bem plantados e muito decorativos.

 

O problema destes peixinhos é que por vezes são muito sensiveis, umas verdadeiras "flores de estufa" e alguns precisam de água especial: ácida e muito pouco mineralizada, pelo menos para se reproduzirem.

 

Pequenos americanos agressivos e africanos de rio: Nesta categoria eu incluiria peixes-joia, nigros, kribs, bocas-de-fogo, etc. Porém as duas últimas especies também se podem considerar pacificas habitar aquários bem plantados. Estes ciclideos de tamanho moderado (rondando os 10 cm) são os ideais para iniciação na familia: são muito resistentes, muito faceis de reproduzir e apresentam os comportamentos tipicos de defesa dos alevins, capazes o colocar o aquariofilista e respectiva familia a olhar para o aquário durante horas.

 

Ciclideos africanos dos lagos Malawi e Victoria e outros do tipo "tilapia", incubadores bocais: Os peixes são lindissimos e apresentam uma tremenda biodiversidade. A riqueza em especies é tão grande que muitos aquariofilistas têm tendencia a concentrar-se num lago e ou mesmo numa zona do lago. Estes são certamente os ciclideos mais bonitos. Entre os ciclideos, apenas os discus, de uma maneira diferente, são capazes de causar tanta admiração.

 

O problema destes peixes é que quer o formato quer reprodução são sempre semelhantes: não existem laços permanentes entre macho e femea nem o espectaculo do casal a cuidar da nuvem de alevins.

 

Ciclideos africanos do Tanganyika: Sendo um lago mais antigo o Tanganyika apresenta uma maior variedade de formas e "estilos de vida" de ciclideos. Até a reprodução segue estratégias bem diferenciadas, desde a incubação bocal ao tipico casal guardando os alevins e aos "clãs", em que todos os membros da familia defendem uma zona no interior da qual os alevins são criados. Os peixes tipicos podem ter cores menos berrantes mas apresentam grande diversidade formatos e padrões. Porém, existem também peixes MUITISSIMO BONITOS e coloridos: o caso de algumas oftalmotilapias e dos furcifer.

 

O maior problema do Tanganyika é que os peixes geralmente requerem água mais dura e alcalina do que aquela que temos na torneira: precisamos de preparar água apropriada.

 

Em resumo, para usufluir realmente dos ciclideos, precisamos manter pelo menos cinco ou seis aquários.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais