Bruno Marques Publicado Julho 10, 2010 Publicado Julho 10, 2010 Boas pessoal Tenho um aqua de 280L com 2 oscars. Inicialmente não tinha decoração. Há umas semanas atras meti um tronco. A partir daí aprecem-me umas manchas meias acastanhadas no vidro da frente. Limpam-se facilmente mas voltam a aparecer. Faço mudas semanais de cerca de 40L a 45L. Dou 12h de luz e o filtro é um Eheim prefessional II. Alguém me poderá dar uma explicação sobre este facto? Se é maléfico. Se será por causa do tronco. Como evitar. Obrigado PS - Os meninos estam de perfeita saúde. A crescer bem. Para já essas manchas não parecem estarem a afecta-los, mas.....
Kunhax Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 Viva, 12h de luz é muito tempo. Se fosse a ti baixava para 8h / dia. [font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font] [font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]
Bruno Marques Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 Ok. Vou fazer isso. Tenho outro aquario na sala e as manchas que aparecem são verdes. Deve-se ao facto de apanhar alguma claridade natural (não directamente) e de ter plantas. Quanto ao outro, está num quarto onde a luz é 100% artificial e apenas tem um tronco. E essas manchas preocupam-me. Obrigado pelo concelho
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 (editado) essas manchas nao sao mais que algas castanhas... tens a agua com excesso de nutrientes, que as plantas que tens nao consomem tudo, ora esses nutrientes teem de ir para algum lado...entao essas algas cresceram, simples... olha o meu aquario: tambem sofre disso, mas isso nao afecta a fauna...no meu caso tenho isso em pedras, devido a iluminaçao, mas fica com um efeito muito natural: quando aparece no vidro, tiro, com o raspador, nao custa nada Editado Julho 10, 2010 por Bruno A. Cardoso Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Bruno Marques Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 Mas eu não tenho plantas no aqua onde aparece as manchas castanhas. apenas tenho um tronco e foi desde que o meti que começaram a aparecer. e saiem facilmente. mas já fico mais descançado se não afectam os meninos. mas é chato porque de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 dis tenho de limpar. tava a pensar em fazer um teste; tiro o tronco por uns dias a ver se continuam a aparecer. Já agora, que pedras serão as indicadas para os oscars? as que vejo à venda são pedras vulcânicas ( que me parecem muito abrasivaspara os peixes) ou pedra calcária ( que pelo que me disseram altera o PH).
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 oscares gostas e de troncos..senao queres rochas que alterem o ph usa basaltos ~~ quando as manchas, senao tens plantas ainda mais me ajudas, nao tens nada que usufrua dos nutrientes... Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Bruno Marques Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 obrigado pelo conselho. o q m preocupava era se afectava os peixes. sendo assim fico descansdo. eles realmente estão bem de saude. comem como leões e estão com bom crescimente. obrigado
Bruno A. Cardoso Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 entao e porque estao na boa se tivesses ciclideos africanos eles até te ajudam a eliminar isso :D Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Bruno Marques Publicado: Julho 11, 2010 Autor Publicado: Julho 11, 2010 Junto com os oscars tenho um nigrofasciatus. Quero ver se arranjo 1 ou 2 plecos para ajudar na limpeza. Achas que deva pôr pedras de rio? Ou será arriscado?
Recommended Posts