rickmfc Publicado Julho 8, 2010 Publicado Julho 8, 2010 Boas, depois de adquirir conhecimentos na área das plantas através do meu outro aquário e também pelo fórum, decidi então montar um plantado mais à séria. Contudo há sempre algo que fica por aprender, por isso conto com a vossa opinião uma vez que tem mais experiência. InvertSoil Setup: Aquário: - 57© x 35(L) x 30(A) => 60L Filtragem: - Tetratec EasyCrystal FilterBox 300 Iluminação: - 2 x 24w T5 (aquastar + grolux) Aquecimento: - Tetratec® HT 50w CO2: - AquaGro CO2 Starter Kit Inertes: - Manten Stone e um tronco parecido com uma raiz de red moor wood Substrato: - ADA Aquasoil Amazonia 9L - ADA Power Sand-S 2L Flora: - Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' - Pogostemon helferi - Pogostemon stellata - Fissidens fontanus - Riccia fluitans - Mini Pellia - Taxiphyllum barbieri - Heteranthera zosterifolia - Rotala sp green - Rotala rotundifolia - Anubia nana - Microsorum pteropus windelov Fauna: - Red cherrys - Neritina natalensis - 3 x Otocinclus afinnis - 7 x Boraras urophthalmoides Cá vão algumas fotos desde o inicio até ao final da montagem O tronco posicionado no seu local Rochas manten stone à volta do tronco Riccia a ser presa às ramificações do tronco Depois de muito trabalho a plantar a cuba e a riccia e de ter ficado com uma bela dor de costas e pernas cá está o resultado desta fase Agora vou vos mostrar algumas das plantas que coloquei Riccia Pogostemon helferi Fissidens fontanus Mini Pellia H. cuba Agora para finalizar duas fotos do resultado final de uma tarde trabalhosa 8/7/2010 Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
Diogo Amaral Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Boas amigo, Tá muito bonito, eu gostei mesmo, o tronco é bestial Força com o projecto... Abraço, Diogo Amaral Citar
robintiago Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 um belo trabalho para uns bichos que merecem... por enquanto(que os vicios mudam) a distribuição do tronco e relvado está boa. basta ver crescer e depois ver os resultados... Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
rickmfc Publicado: Julho 8, 2010 Autor Publicado: Julho 8, 2010 um belo trabalho para uns bichos que merecem... por enquanto(que os vicios mudam)a distribuição do tronco e relvado está boa. basta ver crescer e depois ver os resultados... Boas obrigado.... o que queres dizer que os vicios mudam? Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
rickmfc Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 (editado) Boas Hoje dei conta que tinha umas algas filamentosas tipo "cabelo" na H. cuba.. é que só a H. cuba é que apresenta esta alga.... isto é devido ao quê? A minha H.c. também começa a ficar amarelada na zonas mais antigas.. e a definhar-se nessas zonas isso deverar-se à adaptação da forma emersa a imersa certo? Parâmetros químicos: pH-> 6,5 NO3-> 50ppm PO4-> 0,25ppm NH4-> passa a escala >10ppm Editado Julho 10, 2010 por rickmfc Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
rickmfc Publicado: Julho 12, 2010 Autor Publicado: Julho 12, 2010 (editado) Boas O problema da alga parece que está a ficar resolvido, bastou-me aumentar o CO2. A minha duvida é se alguém que já tenha tido Aquasoil Amazónia, ser normal os elevados níveis de NH4, NO2 e NO3?? Parâmetros químicos: pH -> 6,2 kH -> 4º gH -> 7º NH4 -> 10ppm NO2 -> 2ppm NO3 -> 50ppm Editado Julho 12, 2010 por rickmfc Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
Gonçalo Sousa Publicado: Julho 12, 2010 Publicado: Julho 12, 2010 Boas O problema da alga parece que está a ficar resolvido, bastou-me aumentar o CO2. A minha duvida é se alguém que já tenha tido Aquasoil Amazónia, ser normal os elevados níveis de NH4, NO2 e NO3?? Parâmetros químicos: pH -> 6,2 kH -> 4º gH -> 7º NH4 -> 10ppm NO2 -> 2ppm NO3 -> 50ppm é normal sim é para ajudar o ciclo a completar-se e poupar-te uns trabalhos de fertilização de NO3 mais tarde Citar [b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]
rickmfc Publicado: Julho 12, 2010 Autor Publicado: Julho 12, 2010 é normal sim é para ajudar o ciclo a completar-se e poupar-te uns trabalhos de fertilização de NO3 mais tarde Pois já tinha pensado nisso mas com estes valores vai demorar um bom bocado para colocar os red cherrys Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
rickmfc Publicado: Julho 15, 2010 Autor Publicado: Julho 15, 2010 (editado) Boas Durante os primeiros dias de montagem o crescimento das plantas era muito diminuto, pois deviam estar em fase de adaptação ao novo meio, neste últimos dias as plantas tem tido um crescimento espantoso, por isso já devem ter-se adaptado ao aquario, a Rotala rotundifolia tem crescido rápido e já se começa ver-se a emergir atrás do tronco, a riccia todos os dias faz uma elevada quantidade de pearling o que é típico dela, a H. cuba depois do ataque da alga que já desapareceu e da "dolorosa" adaptação, ela já começa a desenvolver novos rebentos verdinhos Bem chega de conversa e vou-vos mostrar umas fotos tiradas à pouco Agora para último uma geral do aquario, apesar de não haver grandes alterações dá para se notar algumas pequenas diferenças em relação às plantas. 15/7/2010 Editado Julho 15, 2010 por rickmfc Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
Joao_Costa Publicado: Julho 15, 2010 Publicado: Julho 15, 2010 Boas, Ola Rick. Boa sorte com a Cuba. O aqua tem perninhas para andar e acho que ate agora tudo OK. O CO2 ainda bem que deste com isso para a cuba e ao nivel do Amazonia é normal. Tens aqui um link para ajudar Ada Vai metendo uns updates ... a minipellia demora o seu tempo mas o local parece ser engraçado para o futuro. Ao nivel da Riccia é sempre assim ... tb podias ter feito um tapete jeitoso com ela =) Abraço João Citar AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
rickmfc Publicado: Julho 15, 2010 Autor Publicado: Julho 15, 2010 Tens aqui um link para ajudar Ada Obrigado pelo link é uma grande ajuda só que o meu aqua já está montado à uma semana se fosse no inicio seguia os passos do link, mas vai servir de ajuda no caso de uma futura montagem feita por mim ou por alguem que o veja neste tópico abraço Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
goliath_2k Publicado: Julho 15, 2010 Publicado: Julho 15, 2010 Boas, onde arranjaste essas pedras? Obrigado Citar
Joao_Costa Publicado: Julho 15, 2010 Publicado: Julho 15, 2010 O link era mais para teres uma indicação que esses valores do Ada são normais ao inicio. De resto tens feito tudo ok. Nem eu segui exactamente o link ... 100% tpa para por exemplo 100lts não é facil e se os valores estão ok pk de fazer logo 100% tantas vezes seguidas. Depois das Dragon Stones acho que essas ficaram como as minhas 2ª favoritas. Apanhadas ou compradas? Tens nome para elas? Abraço João Citar AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
rickmfc Publicado: Julho 15, 2010 Autor Publicado: Julho 15, 2010 As rochas são Manten Stone foram compradas num dos patrocinadores do fórum, Crystalred Manten Stone Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
rickmfc Publicado: Julho 22, 2010 Autor Publicado: Julho 22, 2010 (editado) Boas Já se passaram 15 dias desde o dia da montagem, fiz hoje os testes da amónia e nitrito para ver o desenvolvimento do ciclo de azoto, já se nota uma descida nos valores de amónia e o nitrito a atingir o seu pico máximo. Relativamente às plantas, elas estão a desenvolver muito bem, nunca tinha experimentado os substratos da ADA, é a primeira vez que os uso e apenas tinha ouvido falar pela experiência dos outros, e o que posso dizer sobre eles é que são mesmo bons... Na segunda feira introduzi 10 reds para ajudar no ciclo, e como são resistentes penso que são capazes de resistir até o ciclo acabar. Até agora não tive nenhuma baixa. Bem vou mostrar uma fotos que foram tiradas hoje 22/07/2010 Editado Agosto 17, 2010 por rickmfc Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
rickmfc Publicado: Agosto 17, 2010 Autor Publicado: Agosto 17, 2010 (editado) Este aquario já tem 39 dias, o ciclo do azoto já terminou à uma semana. coloquei ontem uma Neritina natalensis e 20 red cherrys que vieram do meu outro aqua. Hoje quando fui dar uma olhadela ao InvertSoil, deparei-me com uma red ovada hehhehe parece que gostou da nova casa. Os parametros quimicos neste momento são os seguintes: pH---> 6,2 KH---> 3ºdH GH---> 7ºdH NH4---> 0ppm NH2---> 0ppm NH3---> 10ppm PO4---> 1ppm Neritina natalensis e alguns reds Red cherry ovada 17/8/2010 Editado Agosto 17, 2010 por rickmfc Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
rickmfc Publicado: Agosto 23, 2010 Autor Publicado: Agosto 23, 2010 Boas Hoje trago-vos mais umas fotos do meu aqua. Ontem fiz uma TPA de 15% e algumas podas. Em relação a fertilizações de momento só tenho ajustado os macro NPK após cada TPA e adicionando dia sim dia não potássio e excel. Red cherrys malucos pela refeição (pastilha de spirulina) 22/8/2010 Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
enzuh Publicado: Agosto 23, 2010 Publicado: Agosto 23, 2010 Boas Dizes que é o 1º plantado ? Não parece nada, está bastante bom mesmo ! Nao tas mesmo a pensar por ai uns peixinhos pois nao ? Bom trabalho, Continua e vai actualizando =) Abraço Citar
rickmfc Publicado: Agosto 23, 2010 Autor Publicado: Agosto 23, 2010 Boas Sim este é o meu 1º plantado a sério tenho um outro aqua de 90cm no qual fui aprendendo um pouco mais sobre as plantas para além dos conhecimentos que adquiri com o fórum, por isso este é o 1º aqua plantado que faço que foi totalmente planeado desde o substrato, plantas, luz etc. Já que falas em peixes estive a pensar nuns ottos, i talvez num cardume de peixes pequeno mas tinham que ser mesmo pequenos secalhar rasboras não sei, o meu medo é comerem os camarões porque daqui a uns meses queria tentar crystal red. Que aconselham voces? Cumps Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
Helder Barbosa Publicado: Agosto 23, 2010 Publicado: Agosto 23, 2010 a riccia está mesmo bonita! Até me caem os olhos Citar
João Paulo Viegas Publicado: Agosto 24, 2010 Publicado: Agosto 24, 2010 Bem para primeiro plantado.... Está muito bonito e nota-se que tem muita atenção do seu proprietário. Parabéns e não deixes morrer o tópico. Coloca mais fotos quando meteres os rasboras. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
breackfloor Publicado: Agosto 28, 2010 Publicado: Agosto 28, 2010 Que pearling fabuloso Espectacular mesmo! Abraço Citar Green Island Visite meu site João Lopes
rickmfc Publicado: Agosto 28, 2010 Autor Publicado: Agosto 28, 2010 Pois em relação às rasboras mosquito ainda vou pensar nisso, o meu receio é elas comerem as crias dos camarões principalmente dos futuros crystal reds que hei-de vir a ter. Mas para uma futura aquisição é alguns ottos que vou colocar brevemente Em relação a um cardume de peixes concordam com as rasboras visto terem a boca pequena ou aconselham-me outro peixe??? Cumps Citar InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
breackfloor Publicado: Agosto 28, 2010 Publicado: Agosto 28, 2010 Não pensas em bebados? cardume lindo e são pequenos também nao tanto como rasboras mas são bastante bonitos e talvez mais baratos do que as rasboras Abraço Citar Green Island Visite meu site João Lopes
ncbz Publicado: Agosto 28, 2010 Publicado: Agosto 28, 2010 BoasHoje trago-vos mais umas fotos do meu aqua. Ontem fiz uma TPA de 15% e algumas podas. Em relação a fertilizações de momento só tenho ajustado os macro NPK após cada TPA e adicionando dia sim dia não potássio e excel. Red cherrys malucos pela refeição (pastilha de spirulina) 22/8/2010 Boas, tens um aquario igual ao meu, o co2 tambem e até o termometro...lol...menos o filtro, tá muito fixe tá giro, olha, podes-me dizer o nome da planta da ultima foto que esta no lado direito, com as compridas, gosto dessa planta... parabéns, tá mesmo fixe essa montagem. Citar
Recommended Posts