joao patricio Publicado Julho 8, 2010 Publicado Julho 8, 2010 Boas pessoal, Estou a pensar em voltar a dedicar-me à aquariafilia e preciso da ajuda de pessoal mais informado e experiente. Durante 6 anos tive um aquário de 50L que por motivos de mudança de casa tive de desmontar e dar os peixes, na altura sentia que já tinha o aquário no máximo de capacidade. Cheguei a fazer criacão de kribensis, bettas e colisa lalia. Agora quero voltar, mas como tenho possibilidade de evoluir para um aquário maior estou na duvida se volto para o meu antigo 50l, (tenho o material todo), ou comprar um novo, maior, e manter o 50 para criação ou quarentena. O que eu quero é um aquario comunitario com peixes pequenos, tipo colisas, tetras, neons, talvez alguns viviparos, com bastantes plantas, a minha dúvida é a seguinte, será que existe muita diferença entre manter um aquário de 50l para um de 200L ou 250L, e como só pretendo peixes pequenos, e muitos deles serem formados por casais tipo betta, ou alguns ciclideos, se eles não ficam tipo "perdidos" com tanto espaço? ou se por ser um aquário grande e com espaço se posso compensar isso com um maior numero de peixes? Ter mais especies e eles próprios estabelecerem os seus territórios. Resumindo e concluindo, aquario pequeno com menos peixes, ou aquário grande com muitos peixes? Eu gostava de um grande com muitos peixes se possivel: Qual a vossa opinião? Ao expressarem a vossa opinião tenham em conta despesas em material e tempo dispendido e compatibilidade de espécies. Obrigado Citar
José_Brardo Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Boas pessoal, Estou a pensar em voltar a dedicar-me à aquariafilia e preciso da ajuda de pessoal mais informado e experiente. Durante 6 anos tive um aquário de 50L que por motivos de mudança de casa tive de desmontar e dar os peixes, na altura sentia que já tinha o aquário no máximo de capacidade. Cheguei a fazer criacão de kribensis, bettas e colisa lalia. Agora quero voltar, mas como tenho possibilidade de evoluir para um aquário maior estou na duvida se volto para o meu antigo 50l, (tenho o material todo), ou comprar um novo, maior, e manter o 50 para criação ou quarentena. O que eu quero é um aquario comunitario com peixes pequenos, tipo colisas, tetras, neons, talvez alguns viviparos, com bastantes plantas, a minha dúvida é a seguinte, será que existe muita diferença entre manter um aquário de 50l para um de 200L ou 250L, e como só pretendo peixes pequenos, e muitos deles serem formados por casais tipo betta, ou alguns ciclideos, se eles não ficam tipo "perdidos" com tanto espaço? ou se por ser um aquário grande e com espaço se posso compensar isso com um maior numero de peixes? Ter mais especies e eles próprios estabelecerem os seus territórios. Resumindo e concluindo, aquario pequeno com menos peixes, ou aquário grande com muitos peixes? Eu gostava de um grande com muitos peixes se possivel: Qual a vossa opinião? Ao expressarem a vossa opinião tenham em conta despesas em material e tempo dispendido e compatibilidade de espécies. Obrigado Boas, a diferença entre manter um aqua de 50l e um de 250l é que quanto maior melhor, pois existe mais estabilidade, quanto á parte de muitos peixes atenção convem não abusar, na minha opinião e isto é o meu gosto pessoal, como queres muitas plantas acho que a partida os ciclideos africanos estão de fora, podes tentar e se gostares, talvez 4 a 5 escalares,um casal de ramirezis, um casal de colisas, 8 peixes de fundo, 2 ancistrus, 4 ottos, e um cardume de 15 tetras imperador que ficam muito bonitos, mas mais uma vez isto é o meu gosto pessoal, quanto a parte monetaria, as plantas axo que aqui no forum na zona de ofertas arranjas algumas que gostas, peixes tambem podes arranjar aqui, aconselho te a que arranjes um filtro bom pois é uma parte importante. Dá uma vista de olhos ao meu e ve se gostas. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158490 Citar
Ricardo José Publicado: Julho 9, 2010 Publicado: Julho 9, 2010 No geral concordo com o José Brado. Procura por cá no forum que de certeza que encontras o material e a flora que precisas\pretendes, com preços em conta. Quanto a fauna, so te recomendaria cuidado com os viviparos, derivado a sua elevada capacidade de reprodução e como vais ter um plantado. A probabilidade das crias sobreviverem irao aumentar. Por isso equaciona bem o que pretendes. Sugestão: Uma vez que ja tens o material todo (do de 50l), podes utilizar o filtro desse para te iniciar o ciclo. Assim podes montar o aquário mais cedo, e dps com maior disponibilidad€€€€ comprares o outro. Isto apenas como sugestão, para ciclares a água de inicio. O filtro de um aqua de 50l, é insuficiente para um aqua maior (mto maior). Citar Boa aquariofilia Ricardo José http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento
joao patricio Publicado: Julho 10, 2010 Autor Publicado: Julho 10, 2010 Bom dia, Acho que perceberam exactamente o que eu pretendo. Como (por estranho que pareça) nunca liguei muito a escalares, estava tentado a, na relação de fauna que o José Brardo propôs, trocar escalares por discos, não muitos, 2 ou 3. Mas de resto está tudo aí, alguns casais tipo colisas e ciclideos (sul-americanos), peixes de "manutenção" e um cardume. Já decidi que o comprimento será de 120 cm, largura no máximo 50cm e altura no máximo 65, gostava que opinassem sobre o volume de água tendo em atenção os Discus, as TPA's e o peso (o aquário vai ficar no primeiro andar). Quanto aos locais de colocação do aquário, ou no meu quarto, ou num hall, tanto o quarto como o hall são locais bastante calmos, tenho algumas dúvidas se no quarto é boa ideia devido ao barulho que os aparelhos possam fazer durante a noite, no antigo aquário ouvia o difusor e o filtro interno. Compro um aquário de "marca" com móvel incluido, ou mando fazer o aquário e o móvel ao meu gosto? Citar
Ricardo José Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 Quanto a compra de todos os artigos, os filtros actualmente são "mega" silenciosos, logo a partida não deveras ter problemas quanto a isso. Construção de aqua e movel, é uma questão de veres o que te é mais vantajoso, mas também das tuas especificidades. isto supondo que não encontras o movel que pretendes. Citar Boa aquariofilia Ricardo José http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento
Recommended Posts