TiagoMarques Publicado Julho 7, 2010 Publicado Julho 7, 2010 Boas! O meu aquário, durante os exames, foi alvo de um pequeno desleixo da minha parte (calma, nao tinha peixes) e ao fim da dita época aquilo estava péssimo. Agora nas férias lá troquei a agua e limpei o tronco que por lá tenho, mas nenhuma das plantas se safou. O problema reside nos detritos deixados por algumas plantas que apodreceram. O areão ficou todo com pequenas ervinhas que se eu mexer um pouco na agua aquilo levanta tudo. Sim, aspirei e ja esta bastante melhor, mas agora quero por isto perfeito (é o meu primeiro aquario). Bem, de momento tem o substracto fertil e o areão do rio mas, agora que coloquei cartolina preta por tras (para realçar as cores) gostava de por um areão mais convidativo e gostei do resultado quando vi em alguns aquarios o areão preto. Agora a minha duvida será na técnica para colocar o areão preto por cima do areão do rio para tapar todas as ervinhas. Será que vai resultar? Outra pergunta que me surgiu na ideia foi, após lavar bem o areao, para que nao suje a agua, posso colocá-lo no aquário com o mesmo em funcionamento? (ainda que sem peixes) Nem que seja com uma colher, vou colocando cuidadosamente no fundo a tapar aquilo que nao quero que levante. Que me dizem? Obrigado desde já e agradeço breves respostas que é para por isto operacional o mais rapido possivel! TiagoMarques Citar
João Paulo Viegas Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Olá O facto de teres que retirar o areão que está a cobrir o substrato fértil irá sempre provocar muita sujidade por mais que tenhas cuidado. Aliás, as bactérias para além de se estarem a formar no filtro, estão igualmente no areão, logo ao retirar e lavar irás matar a colónia que se está a estabelecer lá. Para além de tentares retirar o areão para o lavares a sujidade que irá ser levantada irá entrar para o filtro se o mantiveres em funcionamento, ou então assim que o ligares irás encher o filtro de sujidade com as partículas que possam estar em suspensão. Existe ainda o risco de ser libertado um excesso de nutrientes para a coluna de água o que aliado com a iluminação irás ter um outro problema que são as algas. Cobrir esse areão com areão preto é uma alternativa, mas irás ter sempre aquela linha visível (a não ser que disfarces) e irá reduzir a litragem do aqua com a colocação de mais areão. Um concelho? Retirar a água toda. Colocares o filtro a funcionar num balde para permitir o “arejamento” das bactérias que já tens no filtro. Retirar com cuidado o areão que está sujo, lavá-lo e recolocá-lo. Ou então retirar o areão todo, colocar o areão preto que gostas, e começar de novo. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Tânia Filipa Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Olá. Bem em relação ao areão preto tens que ver duas coisas, primeiro, areão preto e fundo preto pode fazer um aquário muito "escuro" e portanto mais pequeno e pesado, normalmente o que faz sobressair é quando o areão é mais claro e o fundo escuro, mais vale tudo claro do que tudo escuro, penso eu já experimentei isso mesmo e não achei bonito... por outro lado falas em areão do rio, tens de ver se o areão preto não é mas fino que o do rio senão com o tempo e com tpas e com peixes de fundo como coridoras, bótias, etc vão remexer isso tudo e ficarás com tudo espalhado à mesma . Não há problema em juntares com uma colher e com tudo em funcionamento. Essas ervinhas se estiverem vivas vão furar o areão preto e aparecer na mesma. Na minha opinião eu tirava tudo, o que se puder aproveitar muito bem o que não der lixo. Boa sorte . Citar
TiagoMarques Publicado: Julho 8, 2010 Autor Publicado: Julho 8, 2010 (editado) Certo, o ideal seria tirar tudo e limpar bem, mas sinceramente nao me parece que va por ai . Quando digo "ervinhas" no areão elas nao estao vivas, são como detritos que com o aspirar acabam por desaparecer, mas e um processo demoroso dai estar em pensar em tapar (mais que nao seja com o mesmo areão do rio). É que o problema nem é estético ( nao se vê) só que quando faço uma tpa, ao despejar a agua do garrafão para o aqua estas particulas levantam e acentam passado 1 hora. Ao cobrir o areão com mais areão as bacterias vao sofrer? Quanto ao fundo preto e areão igualmente preto, seria para realçar as cores dos guppies Editado Julho 8, 2010 por TiagoMarques Citar
Alvaro Silva Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Boas Deitas o areão para o aquário com um funil com um tubo enfiado no funil,e o tubo que chegue perto do fundo,sendo asim penso que não levanta particulas,vais deitando muito devagar,e cobrindo todo o fundo,depois alisas com muita calma,junto aos vidros desvias com um catão velho de muilbanco,o areão antigo e colocas do novo,para não se ver o antigo areão,espero que corra tudo bem. Cump: A.S Citar
TiagoMarques Publicado: Julho 8, 2010 Autor Publicado: Julho 8, 2010 Muito obrigado Álvaro Silva pelas dicas e pela coragem transmitida que nestas fases é bem precisa! Amanha ou no sábado tratarei disto, com cuidado e lentamente e depois direi da minha justiça! Mais uma vez, obrigado a todos Citar
Bruno Guerra Publicado: Julho 10, 2010 Publicado: Julho 10, 2010 (editado) Olá Um concelho? Retirar a água toda. Colocares o filtro a funcionar num balde para permitir o “arejamento” das bactérias que já tens no filtro. Retirar com cuidado o areão que está sujo, lavá-lo e recolocá-lo. Ou então retirar o areão todo, colocar o areão preto que gostas, e começar de novo. Desculpem lá meter-me na conversa, mas tenho uma duvida. Tenho que fazer uma limpeza no meu aqua. É a 1ª vez que faço isto. Tenho areia de silica que em algumas zonas esta a ficar verde. Tenho Plantas e Peixinhos (lol). Quais são os procedimentos «basicos» que tenho que respeitar?? Genero: Tiro a agua toda ou não? Lavo o filtro ou não? Etc... Um Abraço, e Bom fim de semana a todos. Editado Julho 10, 2010 por Bruno Guerra Citar Queen74
D-Backs Publicado: Julho 19, 2010 Publicado: Julho 19, 2010 É que o problema nem é estético ( nao se vê) só que quando faço uma tpa, ao despejar a agua do garrafão para o aqua estas particulas levantam e acentam passado 1 hora. Ao cobrir o areão com mais areão as bacterias vao sofrer? Quanto ao fundo preto e areão igualmente preto, seria para realçar as cores dos guppies Tiago, o que já vi fazer e que realmente resulta em relaçao ao teu problema com "levantar as particulas" que estão no areão e que, afinal de contas, sujam sempre os aquarios, é pores um prato (de café ou sobremesa) dentro do aqua antes de despejares a água do garrafão. Ao despejares, deves fazer de forma a acertares em cima do dito prato. Assim, a água nova vai para os lados e não para o fundo pq o prato protege a "zona de impacto" no fundo do aquario e não deixa a força da água despejada "furar" por entre o areão levantando as indesejadas particulas. Hope it helps my friend. Cumprimentos. Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Recommended Posts