Diogo Amaral Publicado Julho 7, 2010 Publicado Julho 7, 2010 (editado) A todos, um grande olá por parte aqui das ilhas... Finalmente chegou a minha vez de mostrar o meu aquário...depois de muitos meses a efectuar €sforços, pr€parativos e de muito t€mpo dispendido, eis que montei o meu novo aquário... Espero que gostem. comentem muito e por favor não tenham qualquer problema em dizer o que mudar, o que está mal...enfim...criticas construtivas... SETUP Aquário: Aquário Space Pro 90 Dimensões/Litragem: 90*38*51 - 144 litros Filtro: TetraTec EX 700 - Caudal: 700 Litros/Hora Aquecimento: TetraTec HT 200 - 200w Termómetro: T-Meter by Aqua Medic Iluminação: 2 x 25W Outros: Monitor de medição pH/Amónia/Temperatura HARDSCAPE Substrato: Areia de sillica Troncos: Uma raiz Red Moor Wood Pedras: Agradeço ajuda nesta parte pois não sei a qualidades das mesmas... FLORA Valisnérias - Anubia Glabra Paramêtros da agua: Hoje, 06/07/2010, começei a fazer o Ciclo do Azoto, acrescentei um pouco de comida... Segundo a mala de testes: Tetra AnalySet pH: 7.5 KH: 4 GH: 7 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 0 mg/l O2:11 mg/l CO2: 4 mg/l Agradeço ajuda para interpertar os resultados... Como sei que o pessoal gosta é de fotos, tentei fazer uma "foto-reportagem" da montagem do meu aquário... A chegada do aquário e material (eh eh parecia Natal lol) O pormenor do vidro Uma semana antes, enchi o aquário por 2 razões: para ver se tinha fugas e para tratar o tronco... Nesta altura já estava de calções porque tropecei e molhei calças e sapatilhas lol Quando pus o tronco, este libertou uma mucosa branca e ainda não afundava sozinho, penso que são comportamentos perfeitamente normais... Depois chegaram as plantas O tronco já com a mucosa e afundado sozinho Valisnérias Sessiliflora (planta que acabei por utilizar noutro aquário) Anubia Glabra Agora sim, é hora de montar o aquário... O posicionamento do monitor O posicionamento do termómetro O posicionamento da moonlight Fiz uma autêntica revolução em casa lol Lavei muito bem a areia primeiro e a meio, minha prima veio me dar uma ajuda, ajuda essa que durou 10 segundos visto que começou os desenhos animados lol Depois é por no aquário, mas com cuidado... Agora com o tronco e pedras já no sitio, é altura de plantar... Depois foi só encher o aquário...mas sempre com muito cuidado... E Voilá, tá pronto... Amanhã prometo mais fotos incluindo com a moonlight ligada... A todos os que me ajudaram neste projecto, directa ou indirectamente, o meu muito obrigado... Tenho umas questões... - Agora quando é que tenho que fazer uma TPA? - Que qualidade de pedras é que tenho? Cumprimentos, Diogo Amaral Editado Agosto 23, 2010 por D10 Citar
falc0NNNN! Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 Não sou muito bom para lhe dar os devidos conselhos não! Mas passei para dar uma força, e dizer que o aqua esta bem legal. Cumps Citar Cumps falc0NNNN! Natural living - 42l
Spaar Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 (editado) Olá D10. Obrigado por partilhares este detalhado foto-relatório comnosco. Tens de nos dizer que continente estás a tentar reproduzir, pois com essa areia a coisa pode ir para ambos os lados. Se procuras amazónico, vamos ter de baixar esse PH para a casa dos 6. No caso do africano, terá de subir um pouco para a casa dos 8. Acho que precisas de mais plantas. Tenho umas questões... - Agora quando é que tenho que fazer uma TPA? - Que qualidade de pedras é que tenho? -O teu aquário não será de dificil manutenção, pois não tens nenhuma fonte nutritiva forte e a pouca Flora que mantêns mais uma outra espécie que entre controlam a situação, ainda assim, terás de ter atenção ao valor de NO3 nesta fase inicial em que não está estabelecido. -Com um olhar atento ao NO3, só fazia TPa no fim do ciclo -Parecem-me Xistos. Boa Sorte Cumprts José.Dias Editado Julho 7, 2010 por Spaar Citar freshwater-fish-profile-keeping.com
Hugo Santos Costa Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 Muito bom! Mete aí Discus, mas só dois! Citar Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921
JMMS Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 Eu colocava mais umas plantas. O aqua está muito despido. Olha uma pergunta provavelmente estupida, mas não quero ficar na ignorância ^_^ Esse medidor de testes dentro do aqua, dá-te os parametros da água automáticamente? Se sim qual a marca e se possível o seu preço. Obrigado. Continuação de um bom projecto. Abraço, Jorge Citar
XISCO30 Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 boa tarde d10, acho que está simples e bonito. Quanto ás pedras parecem-se com as minhas tambem acho que são xistos. Tambem estou curioso com este medidor de ph e amonia? Fico tambem á espera de actualizações, fica bem, Francisco Rocha Citar Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
santos1 Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 ola sobre o medidor penso que sao para ver a cor quando se faz os testes. Citar
Diogo Amaral Publicado: Julho 7, 2010 Autor Publicado: Julho 7, 2010 (editado) Não sou muito bom para lhe dar os devidos conselhos não! Mas passei para dar uma força, e dizer que o aqua esta bem legal. Cumps Boa tarde, Muito Obrigado pelo seu apoio Olá D10. Obrigado por partilhares este detalhado foto-relatório comnosco. Tens de nos dizer que continente estás a tentar reproduzir, pois com essa areia a coisa pode ir para ambos os lados. Se procuras amazónico, vamos ter de baixar esse PH para a casa dos 6. No caso do africano, terá de subir um pouco para a casa dos 8. Acho que precisas de mais plantas. -O teu aquário não será de dificil manutenção, pois não tens nenhuma fonte nutritiva forte e a pouca Flora que mantêns mais uma outra espécie que entre controlam a situação, ainda assim, terás de ter atenção ao valor de NO3 nesta fase inicial em que não está estabelecido. -Com um olhar atento ao NO3, só fazia TPa no fim do ciclo -Parecem-me Xistos. Boa Sorte Cumprts José.Dias Boas José, Por essa dos continentes é que não pensei mas não é nada que não se resolva... Pensei em pôr Discus, 3 no máximo por causa da litragem e do espaço, e tentei que ficasse o mais simples e espaçoso possível para que eles pudessem nadar à vontade...Também pensei em aumentar as Valisnérias... Eu fiz os testes ontem e tou a pensar em fazer todos os dias para marcar os resultados (tou a fazer um documento em excel para que no fim do ciclo possa compreender mais o mesmo e posteriormente postar aqui)... O que pode tar a infuenciar a subida do pH? Serão as pedras? Cumprimentos e obrigado pelo comentário... Muito bom!Mete aí Discus, mas só dois! Boas, É essa a ideia, Discus!! Porque para mim são os mais bonitos e majestosos... Obrigado pelo comentário... Eu colocava mais umas plantas. O aqua está muito despido. Olha uma pergunta provavelmente estupida, mas não quero ficar na ignorância ^_^ Esse medidor de testes dentro do aqua, dá-te os parametros da água automáticamente? Se sim qual a marca e se possível o seu preço. Obrigado. Continuação de um bom projecto. Abraço, Jorge Boas Jorge, Sim, tou a pensar em pôr mais Valisnérias porque acho o mesmo... Quanto ao medidor, penso que sim, dá, porque na foto vê-se os numeros do pH e da amónia e a sua côr correspondente, ou seja a côr que aparece no meio corresponde a um numero...espero ter explicado bem A sua marca é Mardel e foi meu primo que trouxe do Canadá e se não me engano foram á volta de 15 Dólares... Muito obrigado pelo seu comentário... boa tarde d10, acho que está simples e bonito.Quanto ás pedras parecem-se com as minhas tambem acho que são xistos. Tambem estou curioso com este medidor de ph e amonia? Fico tambem á espera de actualizações, fica bem, Francisco Rocha Boas Francisco, A explicação do medidor está um pouco acima Prometo actualizações hoje ainda com fotos... Muito Obrigado pelo seu comentário ola sobre o medidor penso que sao para ver a cor quando se faz os testes. Olá santos1, Sim penso que a côr que aparece tem o seu numero correspondente... Muito obrigado pelo comentário Cumprimentos, Diogo Amaral Editado Julho 7, 2010 por D10 Citar
Diogo Amaral Publicado: Julho 7, 2010 Autor Publicado: Julho 7, 2010 (editado) Boas, Este post serve para ir actualizando diariamente os parâmetros da agua do aquário... Mala de testes - Tetra AnalySet 05/07/2010 - Montagem do Aquário 06/07/2010 - pH: 7.5 KH: 4 GH: 7 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 0 mg/l O2:11 mg/l CO2: 4 mg/l 07/07/2010 - pH: 7.5 KH: 5 GH: 5 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 0 mg/l O2:5 mg/l CO2: 5 mg/l 08/07/2010 - pH: 7.5 KH: 4 GH: 5 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 0 mg/l O2:8 mg/l CO2: 4 mg/l 09/07/2010 - pH: 7.5 KH: 4 GH: 6 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 0 mg/l O2:8 mg/l CO2: 4 mg/l 10/07/2010 - pH: 7.5 KH: 3 GH: 5 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 0 mg/l O2:8 mg/l CO2: 3 mg/l 11/07/2010 - pH: 7.5 KH: 3 GH: 4 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 0 mg/l O2:8 mg/l CO2: 3 mg/l 12/07/2010 - pH: 7.5 KH: 3 GH: 4 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 12,5 mg/lO2:8 mg/l CO2: 3 mg/l 13/07/2010 - pH: 7.5 KH: 3 GH: 3 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 12,5 mg/lO2:8 mg/l CO2: 3 mg/l 14/07/2010 - pH: 7.5 KH: 3 GH: 3 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 0 mg/l O2:8 mg/l CO2: 3 mg/l 15/07/2010 - pH: 7.5 KH: 3 GH: 3 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 0 mg/l O2:8 mg/l CO2: 3 mg/l 16/07/2010 - Não fiz 17/07/2010 - pH: 7.5 KH: 3 GH: 3 NH3/NH4: 0.25 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 12.5 mg/l O2:8 mg/l CO2: 3mg/l 18/07/2010 - Não fiz 19/07/2010 - pH: 7.5 KH: 2 GH: 3 NH3/NH4: 0 mg/l NO2-: <0.3 mg/l NO3-: 12.5 mg/l O2:8 mg/l CO2: 2 mg/l Editado Julho 19, 2010 por D10 Citar
Quo Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 (editado) esse medidor é muito à frente!!! 15 dolares, isso deve dar cerca de 15 euros?!, é ao mesmo preço dos testes... mas é muito superior mas pelo que diz dura mes e meio... Quanto às valisnerias... essas são valisneria gigantea (vallisneria americana), são um bocado mais dificeis, eu uso V.Spiralis, e recomendo essa. pois basta uma ramada que cresce logo, além de serem mais faceis, são mais elegantes. De um vaso de spiralis, já tenho 3 aquarios com valisneria spiralis. Enquanto que de Vallisneria Gigante e Valisneria Torta pouco se desenvolveram em meses. No entanto podes por um aquario despido com aspecto de cheio com umas boas pedras... essas pedras não sei o que são além de serem pequenas, parecem muito rectas, deves reforçar as pedras pelos seus angulos mais ricos, a cor é boa. A disposição das pedras também não me parece muito correcta. tens quatro pedras, duas à frente e duas atrás... não me parece boa disposição. Arranja mais uma pedra dessas e depois combina as 5 pedras de forma mais natural. Outra coisa que acho é que tens muita areia... mas pronto é conforme o gosto do fregues. As pedras não me parecem xistos... A TPA só deves fazer depois de introduzires os primeiros peixes, quando o ciclo estiver operacional. Deves introduzir de preferencia um unico peixe para começar, quando o nivel dos nitritos descer, isto depois do pico inicial mortifero de amonia. Editado Julho 7, 2010 por Quo Citar
Diogo Amaral Publicado: Julho 7, 2010 Autor Publicado: Julho 7, 2010 Boas Quo, Por acaso acho que o medidor vai dar muito jeito sobretudo para ver a amónia... Tens Valisnérias Spiralis? lol fazemos já negócio manda-me mp se possivel com foto... Eu tenho mais umas pedras, falta ferver e depois mudo a disposição delas... Quanto á areia, tambem concordo contigo porque se tirar um pouco a frente sempre dá aquela perspectiva de profundidade e não fica o visual tão pesado.... Tenho planeado fazer testes todos os dias para melhor compreensão do ciclo e o primeiro peixe a inserir vai ser uma corydora... Fora isso tudo, obrigado pela critica banana rock Abraço, Diogo Amaral Citar
Quo Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 (editado) tens que usar pedras iguais... eu acho que o microondas é mais rapido para o caso das pedras, visto que não há taninos, não é necessario ferver. Ferver é adquado para troncos, se bem que eu também uso o microondas para troncos, depois de ferver. Para as pedras, simplesmente lavo e esfrego e depois meto no micro. Tenho spiralis, mas a sobrar ainda não, são 3 metros de fundo que têm que cobrir. futuramente claro que vai sobrar. Não há V. spiralis no Açores? Isso é barato e se arranjaste essa, arranjas tb esta... é muito comum. o aquario tem uma forma muito engraçada, nao sabia que a aquapor ja produzia aquarios mais sofisticados. Pensei que so fosse sofisticada nos preços exagerados... enfim. tou a ver que isso até tem moonlight imbutido... bem pensado hein! P.S. tb gostei das fotos explicativas, é agradavel ver a dedicação e toda a gente muito interessada em colocar um bocadinho da natureza em casa. banana rock Editado Julho 7, 2010 por Quo Citar
Diogo Amaral Publicado: Julho 7, 2010 Autor Publicado: Julho 7, 2010 Boas, As plantas que arranjei foram todas compradas no fórum... No entanto, já fervi mais pedras e já alterei a disposição das mesmas... prometo muitas mais fotos para logo incluindo uma com a moonlight ligada...e ah actualizações nos paramêtros... Digam-me uma coisa: já pus comida ontem para começar o ciclo, tenho que pôr todos os dias? Cumprimentos, Diogo Amaral Citar
Quo Publicado: Julho 7, 2010 Publicado: Julho 7, 2010 não há lojas ai?! pelo forum deve ser mais barato até, ja vi lojas online a pedir balurdios por valisnerias banana rock isso é planta para custar 2.5-3 euros. sim, tens que por um bocadinho de comida todos os dias como se tivesses peixes (invisiveis lol)... se queres fazer pelo metodo tradicional é assim... Citar
Diogo Amaral Publicado: Julho 8, 2010 Autor Publicado: Julho 8, 2010 Boa noite, Quo temos lojas aqui sim mas sabes que aqui é mais dificil ter produtos, e só comprei as plantas no fórum por serem mais baratas lol Eu hoje pus uma cápsula de Tetra Bactozym na agua e um pouco de comida também, irei acompanhando os parametros todos os dias e posteriomente editar num post mais acima para me poderem dar uma ajuda quanto ao decurso do ciclo... Prometi fotos e cá estão elas...Haverá mais claro lol Com as luzes normais ligadas... Com a moonlight Cumprimentos, Diogo Amaral Citar
mcphister Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Muitos parabens pelo aquario. Mais um bocado de flora e fica no ponto. A respeito desse medidor se vires que é fiavel por 15 dolares fala com o teu primo e começa logo a fazer negócio no forum ehehehe Fico com 2 só para experimentar Um abraço Citar
Diogo Amaral Publicado: Julho 8, 2010 Autor Publicado: Julho 8, 2010 Muitos parabens pelo aquario. Mais um bocado de flora e fica no ponto. A respeito desse medidor se vires que é fiavel por 15 dolares fala com o teu primo e começa logo a fazer negócio no forum ehehehe Fico com 2 só para experimentar Um abraço Olá, Obrigado pelo comentário... Realmente estou a pensar em aumentar a flora mas em que sitio do aquário a colocar? Pensei em Eleocharis Parvula serve? não sei porque como tenho areia de silica mas também sei que uma planta de manutanção baixa.... Abraço... Citar
Diogo Amaral Publicado: Julho 8, 2010 Autor Publicado: Julho 8, 2010 Já agora mais uma duvida, quero fazer fertilização liquida, qual devo escolher? Sera Florena ou algum da Seachem? Cumprimentos... Citar
0ri0nte Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Olha ele!!! Tou a ver que esse aqua já vai andando. Onde é que eu já vi aqueles aquasafe e comidas??? hhhmmmm Boa sorte com o projecto, está a ir bem. Faz bem o ciclo antes de meteres fauna. Não faças TPA antes de começar a ter NO3, e mesmo quando tiveres NO3 deixa tar um bocado até teres 0 de amonia e zero de NO2, assim garantes uma boa colonia de bacterias. Citar
Quo Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 (editado) Realmente estou a pensar em aumentar a flora mas em que sitio do aquário a colocar? Pensei em Eleocharis Parvula serve? não sei porque como tenho areia de silica mas também sei que uma planta de manutanção baixa.... eleocharis acicularis que é mais dificil consegue enraizar, logo penso que E.Parvula também deve conseguir, a questão será a fertilização (podes meter uma pastilha abaixo das raizes) e manter a planta no sitio... Por acaso também quero experimentar parvula... nas ervas já fui ao contrario de ti, queria Parvula (mais facil e mais elegante) e tive acicularis (mais dificil e menos elegante), já nas valisnerias tivemos sorte inversa! Editado Julho 8, 2010 por Quo Citar
Diogo Amaral Publicado: Julho 8, 2010 Autor Publicado: Julho 8, 2010 Olha ele!!! Tou a ver que esse aqua já vai andando. Onde é que eu já vi aqueles aquasafe e comidas??? hhhmmmm :D Boa sorte com o projecto, está a ir bem. Faz bem o ciclo antes de meteres fauna. Não faças TPA antes de começar a ter NO3, e mesmo quando tiveres NO3 deixa tar um bocado até teres 0 de amonia e zero de NO2, assim garantes uma boa colonia de bacterias. Olha olha lol Hum onde será que também já vi os AquaSafe e as comidas? Ah lol já sei numa mesa em tua casa... Eu, dessa vez quero fazer tudo certinho, nem que leve mais de um mês...Eu todos os dias tou fazendo os testes e postando aqui (pessoal não se esquecam de ver os paramêtros para me darem uma ajuda ) Abraço Pedro... eleocharis acicularis que é mais dificil consegue enraizar, logo penso que E.Parvula também deve conseguir, a questão será a fertilização (podes meter uma pastilha abaixo das raizes) e manter a planta no sitio... Por acaso também quero experimentar parvula... nas ervas já fui ao contrario de ti, queria Parvula (mais facil e mais elegante) e tive acicularis (mais dificil e menos elegante), já nas valisnerias tivemos sorte inversa! Então dizes que consigo enraizar Parvula? Vou tentar então... Já agora quais pastilhas remomendas? E com as pastilhas que fertilização liquida pôr? Sim acho que nas Valisnérias não tou a ter sorte mas quero ver se resolvo isso, aceitam-se sugestões lol Cumprimentos Citar
guga24 Publicado: Julho 8, 2010 Publicado: Julho 8, 2010 Olá boas, tinha de deixar o meu comentário eheh.. O aquário está simples e bonito! se colocares mais plantas não coloques muitas mais, talvez perca a pinta que tem! Este medidor sim senhor! não me importava ter um igual! , e estou ansioso por montar meu moonlight , o teu está 5***** O aquário vai ficar um espectáculo com os discus , espero pelo projecto final... Boa sorte com o projecto amigo, e no que puder ajudar é só dizer! Só espaço de um click! lol Abraço Citar
Diogo Amaral Publicado: Julho 8, 2010 Autor Publicado: Julho 8, 2010 Olá boas, tinha de deixar o meu comentário eheh.. O aquário está simples e bonito! se colocares mais plantas não coloques muitas mais, talvez perca a pinta que tem! Este medidor sim senhor! não me importava ter um igual! , e estou ansioso por montar meu moonlight , o teu está 5***** O aquário vai ficar um espectáculo com os discus , espero pelo projecto final... Boa sorte com o projecto amigo, e no que puder ajudar é só dizer! Só espaço de um click! lol Abraço Gualter, finalmente não? Depois de meses a aturar-me, já tava na altura lol Pelos vistos o aquário tá feio visto que todos falam é bem do monitor A tua moonlight tá incluida numa encomenda conjunto, podes ver os detalhes aqui no fórum, é na area de patrocinadores... por acaso a moonlight ao vivo é linda acredita... Obrigado pelo comentário amigo, daqui a uns dias a gente vê-se lol Abraço... Citar
PauloAgra Publicado: Julho 9, 2010 Publicado: Julho 9, 2010 Boas, Parece-me bem! Essa moonlight não terá um "pouco" de watts a mais? É que a moonlight é só para dar aquele cheirinho não é para iluminar! Eu sigo a filosofia que os peixes à noite é para dormir e assim parece algo complicado! cumpz Citar 260L Discus http://aquariofiliapt.com/index.php?showtopic=219&st=0
André19 Publicado: Julho 9, 2010 Publicado: Julho 9, 2010 Explica-me uma coisa Desfizeste a anubia ?! Citar
Recommended Posts