Recommended Posts

Publicado

Boas,

Descobri à algum tempo atrás que os peixes relaxam muito. Sou Técnico de Informática e tenho um trabalho muito stressante, e por isso tinha um daqueles screensavers em que simula um aquário para descontrair um bocado a ver os peixinhos... mas nada substitui o verdadeiro, e por isso, ofereceram-me um aquário como prenda de Natal. E agora a parte interessante... não percebo nada de aquários e de peixinhos. Por isso queria saber algumas coisas.

Descrição:

Aquário 35 Lt de 50x30 cm

Filtro AquaClear de 125/hora

Duvidas:

1º- lavei tudo com agua e sal, passei por água pus as pedrinhas no fundo (depois de as ter lavado e passado por agua) e quando pus a agua ficou toda turva, é normal?

2º- posso pôr já as plantas?

3º- li num site que alguém tinha um aquário de 36 Lt e que não punha plantas naturais porque era quase impossível de as manter saudáveis, acham o mesmo ou posso pôr plantas no meu aquário.

4º-qual a quantidade de peixes que devo pôr no meu aquário?

Publicado:
1º- lavei tudo com agua e sal, passei por água pus as pedrinhas no fundo (depois de as ter lavado e passado por agua) e quando pus a agua ficou toda turva, é normal?

É normal, espera uns dias com o filtro ligado que isso fica bom, tens que materiais a filtrar a agua?

Mais ou menos um cm de peixe por cada litro de agua de um aqua... (Estas foram as indicações que me deram)

Bem vindo ao clube dos novatos :roll:

Publicado:

Yohohois

Antes de mais bem vindo ao mundo da aquariofilia e com sorte também irá ser contagiado com o bichinho que nos une a todos aqui neste fórum.

Descrição:

Duvidas:

Sim, é normal porque o areão não ficou bem lavado, mesmo que a olho nu assim o desse a entender. Se puder fazer mais umas lavagens (várias) seria o ideal. Senão é uma questão de fazer TPA's (trocas parciais de água) frequentes até a situação ter normalizado.

2º- posso pôr já as plantas?

Creio que sim, pois irá ajudar colocar na àgua os micro-organismos necessários para os peixes.

3º- li num site que alguém tinha um aquário de 36 Lt e que não punha plantas naturais porque era quase impossível de as manter saudáveis, acham o mesmo ou posso pôr plantas no meu aquário.

Lol. Confesso que isso me parece redondamente falso até porque não é dificil encontrar aqui no fórum fotos de nano-plantados, micro-plantados e até nano-micro-plantados :?: . Pode ver o exemplo neste tópico onde se exibe um micro-plantado de 3,5litros e ainda um "nano-micro-plantado" num copo de shot :roll: . No entanto deixo os entendidos nos plantados aprofundarem esta questão.

Ora aqui está uma questão que se responde com um valente "depende"! Depende do tipo de peixes que quer. Se aquirir um aquecedor e tornar isso num aqua de "água doce quente" sugiro vários pequenos peixes (néons por exemplo) e neste caso a "relação" é de 1cm de peixe por litro. Se ficar como está, sem aquecedor, deverá adquirir peixes de água doce fria (ou também conhecidos como peixes dourados) e sinceramente não sei qual é a relação tamanho de peixe / Litro, mas não deve andar longe do 1cm/litro.

Espero ter ajudado nalguma coisa e concerteza mais membros opinarão o que lhe trará maiores hipóteses de escolha para um bom começo neste hobbie.

Cump's

Publicado:

Boas, tenho um aquário igual e tenho plantas no mesmo, convêm colocar plantas sem grandes necessidades de luz, ph, etc. o facto da água estar turva também é normal, isso passa, podes por (e deves) já plantas e meter o filtro a trabalhar, peixes é que convêm esperar pelo menos umas 3 semanas.

Quanto a quantidade de peixes é relativo, mas segundo o que se diz é 1cm de peixe (amanho em adulto) por litro de agua, eu no meu nunca tive muitos peixes de momento tenho apenas um casal de kribs, 2 caracóis maça e 4 caridinas.

Publicado:

Obrigadão pelas vossas respostas.

woo:

É normal, espera uns dias com o filtro ligado que isso fica bom, tens que materiais a filtrar a agua?

Tenho a esponja do filtro e os ninhos de bactérias amanhã vou pôr o de carvão.
miguelatrofios:

Ora aqui está uma questão que se responde com um valente "depende"! Depende do tipo de peixes que quer. Se aquirir um aquecedor e tornar isso num aqua de "água doce quente" sugiro vários pequenos peixes (néons por exemplo) e neste caso a "relação" é de 1cm de peixe por litro

Esqueci-me de dizer que tb tenhoum termostato mas que não sei a potência dele... (quando chegar a casa digo :roll:)

mtrsomar:

Quanto a quantidade de peixes é relativo, mas segundo o que se diz é 1cm de peixe (amanho em adulto) por litro de agua, eu no meu nunca tive muitos peixes de momento tenho apenas um casal de kribs, 2 caracóis maça e 4 caridinas

Pois eu gostava de pôr neons e gupys. Axei muito engraçados. Axam que vam-se dar mal?

Publicado:

Não me parece boa ideia pores o carvão...(o carvão quase sempre se utiliza para retirar restos de medicamentos que se tiveram de introduzir da água)...

Guppys num aquário desse tamanho só te vai criar um problema maior...como se reproduzem como coelhos (ou será que os coelhos é que se reproduzem como os guppys? :roll: )logo logo o teu problema vai ter um nome:aquário maior! :)

Quanto a sugestões de peixes : e que tal um betta combatente (só um macho)?

Um abraço

Coimbra

Publicado:
Não me parece boa ideia pores o carvão...(o carvão quase sempre se utiliza para retirar restos de medicamentos que se tiveram de introduzir  da água)...

Guppys num aquário desse tamanho só te vai criar um problema maior...como se reproduzem como coelhos (ou será que os coelhos é que se reproduzem como os guppys? :roll: )logo o teu problema vai ter um nome:aquário maior! :)

Se eu tiver apenas um casalinho é mais fácil de controlar o crescimento deles. Nem que tenha de pôr um cinto de castidade na fêmea :)

Em relação ao filtro, na loja deram-me um livrinho que diz que o carvão tb serve para limpar alguns químicos que se acumulam na água

Publicado:

O carvão tens pros e contras... O que me resta perceber e se tens mais pros que contras :roll:

Publicado:
Se eu tiver apenas um casalinho é mais fácil de controlar o crescimento deles. Nem que tenha de pôr um cinto de castidade na fêmea :)

A ter em conta que um guppy macho deverá estar sempre acompanhado de pelo menos 2 femeas no mesmo aqua, preferencialmente 3, pois ele é muito... errrr... "activo" :roll: E já agora a escolha de guppies e neons parece-me muito bem para ter um aqua "pró relax".

Quanto ao carvão... já usei e neste momento não uso. Sinceramente não é daquelas coisas com que me preocupo muito... há pros e contras. Fica à consideração de cada um.

Cump's e boa sorte com o aqua.

Publicado:

Olá godzec, bem-vindo ao fórum e à maluqueira dos aquários :roll: Quem trabalha em informática beneficia e muito da aquariofilia :) Acredita!

Em relação aos peixes que vais colocar, o filtro que tens não chega a "rodar" a água do teu aquário 4x numa hora, logo, restringires a colocação de peixe aos tais 1cm/L é meio caminho andado para um aquário equilibrado. E não te esqueças que os peixes crescem.

Por este motivo, e embora concorde que a beleza dos guppys era uma mais valia estética num aquário dessas dimensões, o facto de eles se reproduzirem "como se não houvesse amanhã" pode vir a trazer-te problemas.

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

E o cinto de castiade tambem nao deve funcionar muito bem , ja que as femeas guppies guardam esperma do macho para ninhadas seguintes. De qualquer forma é engraçado começar com peixes que se reproduzem e conseguir logo o ciclo completo no inicio....

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Obrigado a todos pelas dicas, forma deveras esclarecedoras. Já fico com uma ideia do que devo fazer. Neste momento estou a pensar que se calhar aquele aqua vai ser pequeno :lol:. Acho que esta coisa dos peixinhos é viciante para além de fascinante.

Já agora aproveito para pôr mais uma questão.

Tal como já tinha dito antes, quando deitei a água no aqua esta ficou turva, alguns de vocês disseram-me que passava e que não era preocupante. Pois é, mas a agua continua turva, continuam a achar que é normal? Posso continuar descansado?

Publicado:
Yohohois

Antes de mais bem vindo ao mundo da aquariofilia e com sorte também irá ser contagiado com o bichinho que nos une a todos aqui neste fórum.

Descrição:

Duvidas:

Sim, é normal porque o areão não ficou bem lavado, mesmo que a olho nu assim o desse a entender. Se puder fazer mais umas lavagens (várias) seria o ideal. Senão é uma questão de fazer TPA's (trocas parciais de água) frequentes até a situação ter normalizado.

É mais rápido assim :( e quanto mais depressa fizer isto, melhor, pois a água ainda não está ciclada

Cump's

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!